icon-newsletter

Desafio de 30 dias: leitura bíblica

O que aconteceria se você lesse a Bíblia todos os dias? Aceite o desafio de ler todos os dias.

 

Estamos tão felizes que você aceitou o desafio de ler a Bíblia diariamente pelos próximos trinta dias. Vai ser um verdadeiro desafio, porque nem sempre será fácil. Mas como na maioria das escolhas que valem a pena na vida, você não vai se arrepender. Deus usará as Escrituras para ajudá-la a conhecê-Lo melhor e a descobrir seu maravilhoso plano para toda a humanidade — Seu plano para você! Ao entrar em Sua Palavra, você começará a ver como tudo se encaixa, com a maravilhosa história da redenção de Deus tecida em cada livro.

Enquanto você lê, versículo por versículo e capítulo por capítulo, você começará a sentir Deus falando ao seu coração. Ele pode lhe dar algumas instruções para o seu dia ou despertá-la para uma verdade que você nunca viu antes ou mostrar-lhe uma área do seu coração ou mente que Ele quer transformar para que Ele possa torná-la mais parecida com Jesus.

Então vamos começar.

 

Dia 1: O que você encontrará entre as capas 

Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia.” —Provérbios 30:5 

Esperamos que esteja aproveitando seu tempo lendo as Escrituras. Não importa onde você leia, você vai descobrir que a Palavra de Deus é um livro extremamente prático, relevante e atemporal.

Use o que você aprende com os exemplos dos personagens bíblicos — bons e ruins — para desafiar sua própria caminhada com Deus. As lutas da vida não são para nos desencorajar mas para nos ajudar a crescer à medida que aplicamos a verdade de Sua Palavra. Algumas das histórias na Bíblia serão familiares para você, mas peça a Deus para ajudá-la a ler com novos olhos. Você pode ver algo que nunca considerou antes! Que a leitura das Escrituras se torne seu prazer diário. . . a alegria e o canto do seu coração.

Se você escolheu ler a Bíblia do início ao fim, você descobrirá que os primeiros livros são fundamentais. Gênesis é o livro das primeiras coisas. Ele nos ensina sobre a origem do nosso mundo, bem como a história primitiva do povo de Deus. Muitas das coisas que você vê em nosso mundo hoje – especialmente as consequências feias do pecado e as lutas entre nações – são resultados do que aconteceu naquele início de história.

História, poesia, romance, profecia, literatura de sabedoria… há tanto para descobrir entre as capas do livro de Deus, e é tudo “rentável” para nós (2Timóteo 3:16). É nossa oração que sua maior descoberta será que Deus e Seu plano para o mundo é muito maior do que você pode imaginar.

Continue lendo, com alegria!

Aplicação: Hoje, enquanto você lê, procure por algo que nunca soube antes, ou algo que fale de uma necessidade pessoal.

 

Dia 2: Ei, isso é meu! 

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4:12

É divertido verificar e-mails — para ver se os amigos nos escreveram ou se uma mensagem especial chegou — mas imagine se alguém lesse suas mensagens o tempo todo e depois passasse apenas partes delas para você. Depois de um tempo você provavelmente diria: “Ei! Eu quero ler essas mensagens eu mesma, obrigada!

É o mesmo com a leitura das Escrituras. Talvez você já tenha ouvido muitos sermões ou lido livros sobre a Bíblia. Isso é ótimo, mas não é o mesmo que ler a Bíblia você mesma. É a carta de amor de Deus para você; É para ser pessoal.

Quando você lê uma carta, você nota quem escreveu, mas também o que eles disseram, quando escreveram, talvez onde estavam quando escreveram, e até mesmo porque escreveram. Siga a mesma técnica de observação quando você ler a Bíblia. Faça as perguntas: “Quem, o que, quando, onde, por que e como?” Procure as pessoas envolvidas. Procure o assunto, evento ou ação. Tente determinar quando e onde os versos foram escritos. Determine por que Deus queria que você ouvisse esta mensagem.

Finalmente, faça perguntas para aplicabilidade, como: “Como isso se aplica à minha vida?” “Como posso mudar meu pensamento ou comportamento para que se alinhe com a verdade bíblica?” “Como Deus quer que eu responda?” Peça ao Espírito Santo para ser seu professor e lhe dê discernimento e sabedoria. Desta forma, você não está apenas entrando na Palavra; a Palavra está entrando em você!

“A Palavra de Deus é viva e eficaz” (Hebreus 4:12), e Deus a usará para transformar sua vida.

Continue lendo; continue ouvindo; continue crescendo!

Aplicação: Ao ler a Bíblia hoje, faça perguntas de aplicabilidade como as acima.

 

Dia 3: Está tudo bem 

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça.” —2Timóteo 3:16

Se você é como a maioria das pessoas, você vai ter passagens bíblicas favoritas. Retornamos para algumas várias vezes — passagens nos Salmos, Provérbios, Filipenses, etc. Nós amamos certas Escrituras porque elas falam ao nosso coração em nossas necessidades, satisfazem nossa curiosidade, nos confortam em lutas, etc. Mas você já ouviu um pastor falar sobre ler “toda a vontade de Deus” (Atos 20:27)?

Toda Escritura é importante, porque cada passagem tem um propósito. Mesmo essas genealogias “longas” têm pepitas de verdades incríveis nelas, para aqueles dispostos a buscá-las!

Discipline sua vida para ler uma parte da Bíblia que você nunca (ou raramente) leu antes, e veja Deus abrir sua perspectiva. A Bíblia vai ajudá-la a conhecer Deus, mas também pode ajudá-la a discernir entre o que é certo e errado, fazer escolhas sábias, entender a natureza humana, entender os tempos, e muito mais. As Escrituras vão te firmar em um mundo instável, porque você descobrirá a perspectiva e as prioridades de Deus — geralmente tão diferentes das do mundo.

Ler a Bíblia é uma grande aventura de fé, porque Deus provavelmente lhe dará oportunidades de “experimentar” sua nova compreensão das Escrituras nas circunstâncias da vida. Deus quer transformá-la e torná-la mais parecida com Jesus (Rom. 8:29), e Ele usará Sua Palavra para desafiá-la, encorajá-la e ensiná-la, e às vezes até mesmo para adverti-la, porque Ele te ama.

A Bíblia inteira é o precioso presente de Deus para nós. Esperamos que esteja gostando!

Aplicação: Escolha uma passagem da Bíblia que você nunca leu antes (ou uma que raramente lê), e anote o que Deus lhe ensina através dela.

 

Dia 4: Ame a Palavra 

“Eu me regozijo na tua promessa como alguém que encontra grandes despojos.” Salmo 119:162

Todas  nós queremos passar tempo com as pessoas ou coisas que amamos, não é? Pense nisso por um momento. Você ama um esporte ou hobby em particular? Você provavelmente não pode esperar para terminar o trabalho para que possa tirar algum tempo para essas atividades. Você ama alguém com todo o seu coração — um membro da família ou amigo? Parece que não consegue ter tempo suficiente com ele ou ela, certo?

George Mueller, um piedoso homem de oração que estabeleceu muitos orfanatos na Inglaterra nos anos 1800 disse uma vez: “Eu atribuo a minha felicidade ao longo da vida ao fato de que amo a Palavra de Deus.” Mueller disse que amava a Bíblia, e isso fez dele um homem feliz e abençoado.

E você? A leitura da Bíblia é uma fase passageira, ou você realmente ama a Palavra de Deus? É fácil ter “devocionais” sem ter verdadeira “devoção”. No entanto, ao longo do Salmo 119, o salmista disse que se encantou com a Palavra de Deus. Isso descreve o seu coração?

Caso não descreva, como o seu amor pelas Escrituras pode ser aumentado? É simples. Você precisa estimular (ou alimentar) sua fome. Em outras palavras, quanto mais você “se alimentar” da Palavra, mais você vai desejá-la. . . e, consequentemente, mais vai se alegrar nela (Jeremias. 15:16). Pequenos “lanches” na Palavra ajudarão alguns dos desejos de sua alma, mas as substanciais refeições diárias são o que realmente te satisfarão.

Oramos para que seu amor pela Palavra de Deus aumente!

Aplicação: Identifique as coisas que te afastam de um tempo na Palavra de Deus. E depois identifique o que ajuda você a ficar “com fome” novamente.

 

Dia 5: O que o A-E-I-O-U tem a ver com isso? 

“Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.” Tiago 1:25

Podemos abordar a Palavra de Deus de tantas maneiras, e algumas dessas técnicas nos ajudam a ter uma nova visão do propósito de Deus em nos dar as Escrituras. O método A-E-I-O-U de leitura e estudo bíblico é uma maneira divertida de abordar a Palavra.

“A” significa “Acionar (fazer) perguntas” (através do uso de: quem, o que, quando, onde, por que e como” você pode pedir clareza e compreensão.) “E” significa “enfatizar palavras-chave e frases”. Observe quais palavras se destacam no texto ou são repetidas. “I” significa “iguais as suas próprias palavras”. Tente escrever um breve resumo do texto. Parafraseá-lo. (Isso vai ajudá-la a se manter alerta quando estiver com sono!) “O” significa “outras Escrituras relacionadas”. Observe os outros textos que vão elaborar o tema, ou tente pensar em outros lugares na Bíblia que se referem ao que você está lendo. Consulte uma concordância bíblica ou outros livros de referência para obter informações adicionais. E, finalmente, há o “U”, que significa “use o que você leu — aplique a leitura à sua vida”.

Essa última letra é um ponto chave. Você não quer apenas ler e ir embora inalterada ou desmotivada. Encontre algo para colocar em prática, memorizar ou compartilhar com os outros. Em outras palavras, responda ao que leu. Não basta conhecer a verdade, precisamos obedecê-la (Tiago 1:22).

Estamos torcendo por você enquanto busca novas maneiras de manter sua leitura da Bíblia revigorada.

Aplicação: Deus te motivou a responder a algo que você leu? Como? Saia e aja em obediência hoje.

 

Dia 6: A vitória é sua! 

“Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça.” Romanos 6:14

Quando foi a última vez que você pensou na nossa vitória no Cristo ressurreto? Seu inimigo, Satanás, quer desviar-lhe do seu compromisso com a leitura bíblica, porque ele sabe o quão poderoso é — mas lembre-se, Satanás é um inimigo derrotado.

Você pode reivindicar e viver na vitória todos os dias. O poder do evangelho de Cristo não foi dado apenas para nossa salvação, com ele recebemos tudo que precisamos para derrotar nossos hábitos pecaminosos e nossas tendências de ignorar as verdades divinas que nos ajudarão a crescer em justiça (Romanos 6).

Você ouviu os sussurros do inimigo hoje? “Você não tem tempo para a Palavra de Deus.” “Você pode fazer isso mais tarde.” “Você já leu a Bíblia; leia outra coisa.”  Precisamos entregar nossos ouvidos ao Senhor para ouvi-Lo nos chamando para mergulhar nas Escrituras.

Jesus morreu e agora vive para que você possa desfrutar da plenitude da vida eterna com Ele para sempre. Sua história é contada na Bíblia que você segura nas mãos diariamente. Mas há muito mais que Deus quer que você saiba sobre a “vida e santidade” (2Pedro 1:3).

Cristo ressuscitou, e Ele é a sua vitória! Lembre-se disso quando o inimigo te tentar a ignorar a Palavra de Deus.

Aplicação: Procure maneiras em que Deus está lhe dando a vitória por causa de algo que você leu em Sua Palavra.

 

Dia 7: Ocupada demais? Agende uma consulta.

“Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas;
todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.”
Lucas 10:41 e 42

Parece que a maioria de nós opera em três velocidades hoje em dia – ocupada, super ocupada e loucamente-desesperadamente-excessivamente ocupada! Às vezes a tecnologia nos ajuda, e às vezes ela só cria mais trabalho e distração. Talvez você tenha descoberto que se não separar um tempo para ler a Palavra de Deus logo cedo, não vai acontecer

Se possível, planeje seu tempo com Deus e Sua Palavra antes das demais tarefas. Tempos tranquilos são o óleo calmante que faz as engrenagens de nossas vidas ocupadas funcionarem. Sem ele, corremos o risco de nossas vidas se tornarem sobrecarregadas com ocupações, ansiedades e frustrações. Não sabemos se Jesus se levantou cedo para ler as Escrituras, mas sabemos que Ele levantou muito cedo pela manhã para passar um tempo com Seu Pai (Marcos 1:35).

Por favor, não se sinta culpada se suas manhãs são “impossíveis”. Se você não pode fazer sua leitura da Bíblia logo pela manhã, você sempre pode planejar em um horário especial no final do dia, agendando-a assim como agendaria uma importante consulta médica ou um tempo com sua família ou amigos. O importante é fazer um plano e seguir em frente.

Ao pensar nos seus dias agitados, tire um momento para fazer esta pergunta: “Há alguma coisa que eu estou fazendo que eu poderia deixar de lado por um tempo, ou deixar de fazer totalmente, a fim de ter mais tempo para a leitura da Bíblia?” Talvez seja um programa de televisão (ou vários). Talvez seja tempo surfando na Internet, Facebook ou Instagram. Cuidado com os assassinos do tempo.

Se você quiser ler mais, você pode! Oraremos para que você o faça nos próximos dias.

Aplicação: Veja como você gasta seu tempo e identifique quaisquer “assassinos do tempo” que lhe impedem de ler a Bíblia. O que você pode mudar ou eliminar de sua agenda?

 

Dia 8: Quando não ficar afastada . . . 

“Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês.” ―Tiago 4:8

Quando ofendemos alguém, nossa tendência é ficar longe dele ou dela. Não queremos ser lembradas da nossa ofensa, insensibilidade ou pecado.

O mesmo é verdade com Deus e Sua Palavra. O autor cristão C. S. Lewis disse uma vez: “Ou a Bíblia vai mantê-la longe do pecado, ou o pecado vai mantê-la longe da Bíblia.” A verdade é que, quando estamos vivendo em pecado ou abrigando um pecado secreto, não queremos que a Palavra de Deus nos lembre de nossas deficiências, de como estamos falhando em obedecê-Lo — por isso evitamos Sua Palavra.

Enquanto você tem lido, sua consciência foi tocada? Você sentiu algo entre você e Deus? A Bíblia diz que se você concordar com Deus sobre o seu pecado, Ele irá  te perdoar e purificar (1 João 1:9). Além disso, se você está segurando uma queixa contra alguém — amargurada e relutante em perdoar — isso também pode atrapalhar seu relacionamento com Deus e Sua Palavra. Deus quer que você perdoe os outros da mesma forma que o Senhor te perdoou (Colossenses 3:13). Como diz o velho hino: “Nada entre minha alma e o Salvador, para que Seu rosto abençoado possa ser contemplado. Nada que impeça o mínimo de Seu favor; mantenha o caminho livre! Não deixe nada entrar”.

Deus pode ter falado com você sobre um pecado específico que está obscurecendo sua visão Dele na Palavra. Nós encorajamos você a cuidar disso com Ele. Sua Palavra faz parte do processo de limpeza (João 15:3).

Não deixe o pecado mantê-la longe da Bíblia. Mantenha o caminho livre!

Aplicação: Há algum pecado que esteja ofuscando sua visão de Deus? Peça a Ele para examinar o seu coração e te mostrar qualquer coisa que você precisa confessar.

 

Dia 9: Não consegue se concentrar? Experimente essas ideias!

“Tenho prazer nos teus decretos; não me esqueço da tua palavra.” ―Salmo 119:16

Você luta para concentrar-se enquanto lê a Bíblia? Uma maneira prática de ajudá-la a se concentrar é fazer anotações em um diário, ou num caderno.

Você pode apenas escrever partes da Palavra de Deus que falam com você — ou passagens que você deseja memorizar. Talvez você queira escrever tópicos que quer pesquisar a partir de sua leitura. Você pode escrever suas respostas pessoais ao que leu ou alguma introspecção ou verdade que Deus lhe deu.

Você pode fazer algo tão simples quanto o “Método A-S”, que significa Aplicação-Sumária. Escreva uma ou duas frases que resumem o que você leu e, em seguida, uma ou duas frases de aplicação pessoal — como as Escrituras falaram com você, o que significou para você, ou o que Deus lhe pediu para fazer como resultado da leitura.

Se você não quiser escrever em um diário ou caderno, você pode fazer marcações nas margens de sua Bíblia. Você pode circular palavras ou frases repetidas e desenvolver seu próprio código para referência rápida — como desenhar um coração ao lado de qualquer verso que trata do coração, ou um rosto sorridente ao lado de uma Escritura sobre alegria. Você pode escrever a data ao lado de uma Escritura que Deus usou em sua vida num dia especial. O importante é interagir com as Escrituras. Esta prática simples vai ajudá-la a se concentrar, e quando terminar, você terá um registro do seu tempo na Palavra.

Bênçãos para você enquanto lê e registra as lições que Deus tem para você hoje!

Aplicação: Escolha um método que a ajude interagir com as Escrituras e comece a usá-lo hoje.

 

Dia10: D-E-S-A-C-E-L-E-R-A-N-D-O enquanto você lê

“Como é feliz aquele … [cuja] satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.” ―Salmo 1: 1 e 2

Quando éramos crianças, muitas de nós ouvimos nossos professores dizerem: “Coloque sua cabeça para pensar.” Nossos professores queriam que prestássemos atenção e considerássemos o que estávamos aprendendo. É assim que devemos abordar a Palavra de Deus. Nós não deslizamos nossos olhos rapidamente sobre as palavras; lemos a Palavra com cuidado e consideração.

Pare enquanto lê… Pause… pense sobre o que a passagem está dizendo. Deixe a Palavra de Deus penetrar seu sistema enquanto você toma tempo para pensar sobre frases-chaves. Pondere as palavras — medite sobre elas. Leia as Escrituras como um presente, uma carta de amor, um texto precioso de seu Pai divino. Tire um tempo para meditar sobre as palavras. Concentre seus pensamentos sobre o que a Palavra está dizendo com o objetivo de conhecer Deus, Suas palavras, Seus caminhos e Sua vontade. Deus promete sucesso àqueles que meditam em Sua Palavra (Salmo 1:2-3; Josué 1:8).

Muitos dos salmos são meditações dos salmistas colocados em música, e nos abençoam enquanto lemos. Tente colocar as Escrituras em música ou cantá-las. Outra maneira de meditar é memorizar as Escrituras, para que você possa meditar sobre passagens em qualquer lugar, a qualquer hora.

Quando se trata das Escrituras, há muitas maneiras de “colocar nossa cabeça para pensar” — experimente todas elas!

Aplicação: Escolha uma passagem das Escrituras que seja significativa para você e comece a memorizá-la.

 

Dia 11: Eles estão observando enquanto você lê!

“Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.” ―Deuteronômio 6:6 e 7

Como está indo com sua leitura? A leitura das Escrituras é uma bênção e um encorajamento para seu próprio coração e uma maneira de honrar a Deus, mas você sabia que quando você gasta tempo lendo a Bíblia, você pode estar influenciando outros?

O que você passa o tempo fazendo na vida indica para os outros o que você mais valoriza. Aqueles que a conhecem melhor verão seu compromisso com a Palavra de Deus e saberão que você valoriza a Bíblia e seu tempo com o Senhor.

Cada uma de nós está deixando um legado para a próxima geração. A Bíblia que você marca enquanto lê, suas anotações no seu diário e até mesmo seus tempos silenciosos com Deus — observados por sua família ou amigos — são um legado vivo de fé. E mesmo que você não tenha ninguém em sua casa para observar sua prática diária, saiba que Deus está observando. Ele é o seu público mais importante. Ele sabe o quanto você O ama e ama a Sua palavra quando você gasta tempo lendo as Escrituras.

Você pode ser uma mulher de influência – uma mulher de fé viva – todos os dias!

Aplicação: Procure uma maneira de começar a deixar um legado para alguém que você ama.

 

Dia 12: Ele quer passar tempo com VOCÊ! 

“Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.” ―Jeremias 29:13

Você já deixou um amigo esperando? Ou talvez, você esperou uma amiga chegar — e quando ela nunca apareceu, você foi embora decepcionada. A maravilhosa verdade é que o Senhor está sempre esperando por você, não importa quando você entra em Sua presença. Ele está ansiando por sua companhia. Seu tempo com Ele em oração e lendo a Palavra é sua maneira de entrar em Sua presença.

Nosso amigo, pastor Bill Elliff, disse uma vez: “Tudo flui da presença de Deus.” Tudo que você precisa vem do descanso na presença de Deus — Seu poder, sua paz, sua provisão… Tudo! Você descobriu que quando lê a Palavra de Deus, você sempre encontra algo que pode aplicar à sua vida? Talvez uma história sobre a luta de um personagem bíblico lhe dê esperança, um salmo conforta seu espírito ansioso, ou um ensinamento de Paulo lhe dá compreensão sobre suas finanças ou relacionamentos. Há tanto para recolher das Escrituras.

O salmista disse: “Dele vem a minha esperança” (Salmo. 62:5). Quando você começa seu tempo de leitura bíblica, venha com a expectativa de que Deus a quer dar algo ou ensinar-lhe algo. Peça a Ele para falar diretamente ao seu coração com uma mensagem clara.

Você está ansiosa para passar um tempo com o Senhor hoje? Ele está sempre esperando.

Aplicação: Você sentiu o Espírito de Deus pedindo-lhe para fazer alguma coisa? Agora é a hora de agir.

 

Dia 13: Faça diferença! 

“E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.” ―2Coríntios 3:18

Gostamos de saber que o que estamos fazendo faz diferença, não é? Não queremos sentir que “nossas rodas” estão girando sem ir a lugar algum. É importante saber que quando lemos a Bíblia de forma contínua, nossas vidas refletem o efeito da Palavra.  Há uma transformação evidente.

Em primeiro lugar, quando você lê a Palavra de Deus e mantém comunhão com Ele, seu coração entrará em submissão. Você sentirá a necessidade de ajustar sua vontade a vontade de Deus.

Em segundo lugar, Deus lhe dará direção. Seja qual for a fase da vida que você está passando, Deus oferecerá sabedoria para seus relacionamentos, suas finanças, seu trabalho, seus hábitos, suas escolhas e muito mais. Basta pedir a Ele (Tiago 1:5)!

Em terceiro lugar, Deus trará coisas à sua atenção enquanto você lê que podem ser transformadas em pedidos de oração. Talvez você leia sobre raiva e depois ora por um parente ou colega de trabalho que anda muito irritado. Talvez você veja um exemplo de serviço, e pede a Deus para fazer de você uma serva melhor.

Em quarto lugar, você experimentará transformação, tornando-se mais como Cristo. Muitas de nós temos a tendência de assumir as características daqueles com quem passamos tempo ou estamos próximos; quando você olhar para a Palavra de Deus, você verá a glória de Deus (2Coríntios 3:18), e verá que você não é igual a Ele. Você vai ver o quanto precisa crescer espiritualmente.

Deus quer usar Sua Palavra em nós, mas temos que passar tempo com Ele!

Aplicação: A Palavra de Deus fez uma diferença em sua vida em alguma dessas quatro áreas? Compartilhe com alguém.

 

Dia 14: Permeada pelas Escrituras

“Elas não são palavras inúteis. São a sua vida. Por meio delas vocês viverão muito tempo na terra da qual tomarão posse do outro lado do Jordão”. ―Deuteronômio 32:47

Você sente o quão importante a Bíblia é para a vida diária? Infelizmente, muitas pessoas tendem a pensar na Bíblia como um “complemento” à vida, em vez de um núcleo central vital.

Se você já fez uma xícara de chá, você sabe o que é infusão. Quando um saquinho de chá é colocado em água quente, o chá permeia a água — ele se torna parte da água. Da mesma forma, sua fé será transformada pela infusão consistente das Escrituras em seu coração.

Algumas mulheres se contentam em levar a Palavra de Deus com elas à igreja todas as semanas; outras querem ser identificadas como mulheres da Palavra. A Palavra torna-se parte de quem elas são.

A terceira declaração de compromisso “vamos” do Manifesto da Mulher Verdadeira afirma o desejo das mulheres de se comportarem de maneira que reflete a verdade das Escrituras. Diz: “Seremos mulheres da Palavra, buscando crescer em nosso conhecimento das Escrituras e viver de acordo com a doutrina sólida em todas as áreas de nossas vidas.” Você pode dizer: “Sim, Senhor … é isso que eu quero!” Você quer crescer no conhecimento da Bíblia e abraçar a doutrina sólida das Escrituras?

A incrível verdade é que você nunca conhecerá Deus melhor do que através da Sua Palavra, e além disso, a Bíblia pode protegê-la do pecado, proteger seu coração, renovar sua mente e refrescar seu espírito. É vital para sua fé e seu crescimento!

Você é uma mulher da Palavra? Deixe permear sua vida hoje!

Aplicação: Como você tem visto a Palavra de Deus se tornar uma parte de você?

 

Dia 15: A edificação de um alicerce sólido começa … agora

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.” Mateus 7:24 e 25

Uma das bênçãos da leitura da Bíblia é que ela ajuda construir uma base sólida para o futuro. A verdade é que é mais difícil construir o alicerce do seu lar espiritual depois da chegada de uma tempestade. Você o constrói muito antes da tempestade chegar. Você constrói agora.

Em Mateus 7:24, Jesus disse que se alguém ouve suas palavras e as faz, ele é como “um homem sábio que construiu sua casa sobre a rocha”. Nós construímos sobre a rocha sólida da Palavra quando ouvimos e obedecemos. É tolice ler as palavras de Deus sem intenção de obedecê-la. Se tivermos um alicerce frágil, não seremos capazes de suportar aflições.

Cada uma de nós enfrentará diferentes graus de aflições. Desastres e crises chegam a cada uma de nós em algum momento de nossas vidas, mas só aquelas que têm um alicerce forte serão capazes de suportá-las. Um alicerce forte inclui conhecer Deus da forma em que Ele se revela através da Sua Palavra, conhecer seu plano de salvação através de Cristo, e conhecer sua vontade para nossa vida diária — uma perspectiva divina.

Um velho hino diz: “Quão firme é o alicerce, santos do Senhor, que é estabelecido pela fé em Sua excelente Palavra.” Quão forte é o seu alicerce? Há alguma parte de seu alicerce espiritual que é fraca ou está desmoronando? Não tenha medo de buscar a Deus em oração.

Comprometa-se a ler a Palavra de Deus, e peça a Deus para te firmar!

Aplicação: Quão forte é o seu alicerce? Peça a Deus para lhe mostrar todas as áreas onde está fraco e como “firmá-lo”.

 

Dia 16: A quem você recorre para conselhos?

“Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade.” ―João 16:13

Uma das bênçãos de ler a Palavra de Deus é que temos a oportunidade de receber conselhos do Senhor.

Podemos pedir a Deus que aconselhe nossos corações de acordo com a Sua Palavra — a Palavra da Verdade — e nos permita entendê-la. A Bíblia diz que Jesus é nosso “Conselheiro” (Isaías 9:6), e o Espírito de Deus nos aconselha também (Isaías 11:2), nos dando sabedoria e compreensão. É o Espírito de Deus que ilumina e interpreta a Palavra de Deus para nossos corações e nossas mentes (João 16:12-13; 1Coríntios 2:9-12).

É tão fácil obter nossos conselhos do mundo, mesmo de amigos bem intencionados. Amigos cristãos podem até nos dar bons conselhos, e ainda assim pode não ser o que Deus quer que façamos. Precisamos, antes de mais nada, buscar as Escrituras em oração, e depois ouvir a voz de Deus em nossos corações. Ele nunca nos aconselhará a fazer nada que seja contrário à Sua Palavra. Enquanto lemos, também podemos perguntar: “Senhor, qual é o Seu plano para a minha vida? Há algo que você quer que eu faça hoje?

O conselho de Deus e Sua Palavra são preciosos. Agradeça a Ele por isso hoje.

Aplicação: Escreva como Deus aconselhou seu coração e lhe deu uma maior compreensão de Sua Palavra durante este desafio.

 

Dia 17: Um novo começo

“Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!” Lamentações 3:22 e 23

Nossos horários parecem ganhar força mesmo depois de já estarem cheios, não é? O perigo é apenas passar pelo mecanismo da espiritualidade em vez de se comunicar com Deus em Sua Palavra e buscar Sua direção diariamente. Lembre-se que você está em uma peregrinação com Deus, e aceitar seu desafio de leitura hoje é tão importante quanto foi no primeiro dia.

Se você está desanimada em sua leitura porque sucumbiu à vida, não se desespere. Você pode começar de novo hoje. Provérbios 24:16 diz que o homem justo cai sete vezes e se levanta novamente cada vez. Não desista, amiga. Levante-se, pegue sua Bíblia, e siga em frente novamente.

Deus é fiel e Suas misericórdias são novas todas as manhãs (Lamentações 3:22-23). Ele é fiel para nos ajudar (1Coríntios 1:9).

A fidelidade é um fruto do Espírito (Gal. 5:22), e Deus espera que sejamos fiéis ao que dissemos que faríamos. No Salmo 15:4, o escritor elogia o homem justo “que mantém seu juramento mesmo quando dói”.

Mantenha-se fiel, amiga.

Aplicação: Deus permitiu que você fosse fiel na leitura da Sua Palavra? Ele te lembrou do seu compromisso, ou limpou sua agenda para lhe dar mais tempo? Se foi assim, agradeça a Ele por isso.

 

Dia 18: Antes, durante, e depois da leitura 

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” ―Tiago 1:5

Como está indo com sua leitura? Uma coisa que aprendemos é que seu inimigo, o diabo, não quer que você goste da sua leitura bíblica. Ele não quer que você cresça espiritualmente. Ele não quer que sua vida seja transformada enquanto você renova sua mente (Romanos 12:2). É por isso que é tão importante saturar seu tempo na leitura das Escrituras com oração.

Antes de ler, peça a Deus para abrir seus olhos e lhe dar compreensão. Peça a Ele para Se revelar na Palavra e mostrar-lhe Seu coração e caminhos.

Enquanto lê, peça a Deus por sabedoria — peça a Ele para ensiná-la. Seja uma aprendiz. Peça ao Espírito Santo para que as palavras vivam em seu coração, faça com que as palavras se tornem novas para você. Reconheça sua dependência do Espírito de Deus.

E então, enquanto você termina seu tempo com a Bíblia, peça a Deus para ajudá-la a obedecer e responder à verdade que você leu. Ore por um coração submisso. Confesse todos os pecados que Deus lhe revelou durante seu tempo em silêncio. Peça a Deus para ajudá-la a viver uma vida que seja consistente com a Palavra Dele.

Esta abordagem de orar sobre sua leitura bíblica ajudará você a se concentrar no Senhor e na Sua vontade, em vez de seus próprios desejos.

É nossa oração que a Palavra de Deus se torne mais significativa para você a cada dia.

Aplicação: Tente esta abordagem de orar antes de ler as Escrituras. Mudou seus pensamentos enquanto lia, ou a maneira em que Deus falou com você sobre Sua Palavra?

 

Dia 19: Apegada a cada palavra

“Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra.” Lucas 10:39

Você é uma “Maria”, sentada aos pés de Jesus, ouvindo Suas palavras? A bela descrição em Lucas 10:38-42 é de Maria, irmã de Marta, apegada em cada palavra que Jesus falava. Jesus disse que Maria fez bem nesta devoção às Suas palavras. É a única coisa que era “necessária”.

Jesus não disse “servir é necessário”, ou “cantar é necessário”, ou “dar é necessário”— não, Ele disse que somente uma coisa é necessária — ouvir o que Ele diz… realmente ouvir, com a  intenção de obedecer. Todo o resto que fazemos para Deus pode ser bom, mas ler a Bíblia a fim de ouvir Sua voz é necessário. É fundamental e essencial. Maria fez a escolha de sentar-se aos pés de Jesus, ouvir Suas palavras, e adorá-Lo; e Jesus disse que sua boa escolha “não seria tirada dela”. O que ela ganhou ao ouvir suas palavras duraria para sempre.

Ao fazer a escolha de ler a Palavra de Deus, perceba novamente que Ele está falando com você, e que o que você está aprendendo vai ficar com você. Deus vai usar Sua Palavra em sua vida para torná-la mais forte em sua fé.

Aplicação: Enquanto você ler hoje, ore: “Deus, eu quero que o Senhor fale comigo.”

 

Dia 20: Lute por tempo com Deus

“Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.
Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo.”
―Efésios 6:10 e 11

Você é uma guerreira quando se trata da Palavra de Deus? Às vezes temos que ir à batalha para proteger nosso tempo sozinha com o Senhor.

Há muitas coisas boas que podemos fazer – por nós mesmas, nossas famílias, nossos amigos, nossa comunidade e nossa igreja – mas não seremos frutíferas e não seremos uma ameaça à agenda do inimigo se não separarmos um tempo para ficar sozinhas com Deus.

Então, como você “batalha” e protege esse precioso tempo com Ele?

  1. Prepare-se. Comece na véspera! Prepare seu lugar e seus materiais (Bíblia, diário, caneta) para que tudo esteja pronto.
  2. Estabeleça um plano para uma rotina regular, um hábito conectado a um tempo e lugar, tão regular quanto escovar os dentes ou jantar.
  3. Fique sozinha. Siga o exemplo de Jesus (Marcos 6:45-46) e certifique-se de que você está sozinha e imperturbável. Para alguns, isso pode significar desligar o rádio, a televisão e outras distrações.
  4. Seja criativa. Não tenha medo de experimentar coisas novas ou mudar a forma como lê. Por exemplo, se você está lendo uma parte difícil na Bíblia, você também pode optar por ler alguns versículos em outra passagem para encorajar seu coração. Em outras palavras, não jogue fora uma rotina só porque é uma rotina. Mantenha-a viva e ativa!

A leitura da Bíblia é tão crucial. Seja uma guerreira, e proteja esse tempo com Deus!

Aplicação: Pergunte a Deus se há algo novo que você pode fazer para proteger seu tempo sozinha de leitura e oração.

 

Dia 21: Mantenha o solo do seu coração pronto para as sementes das Escrituras

“Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança.” ―Lucas 8:15

Está gostando da leitura? O que você lê está penetrando o íntimo do seu coração?

Em Lucas 8, Jesus contou uma parábola interessante sobre quatro tipos de solo. Um semeador semeava sementes, e algumas caíram sobre um caminho difícil onde as raízes secaram; foram pisoteadas e os pássaros comeram. Algumas caíram sobre uma rocha, mas à medida que a semente crescia, ela murchava porque não havia umidade para mantê-la viva. Algumas sementes caíram entre espinhos e foram sufocadas. Mas algumas caíram em um bom solo, e as sementes cresceram e renderam uma grande colheita.

Se ouvirmos com os ouvidos do coração, entenderemos que a semente era a mesma em cada caso, mas não foi “recebida” da mesma forma. A semente representa a Palavra de Deus, que é necessária para a salvação, mas também para o crescimento. A condição do solo do seu coração fará a diferença na forma como você recebe a Palavra de Deus.

Às vezes a Palavra entra em um coração duro. A Palavra fica na superfície e não penetra no coração. Às vezes a Palavra é recebida com alegria, mas não há raízes profundas porque a verdade não é regada diariamente. Às vezes, os cuidados, riquezas e prazeres da vida sufocam o crescimento e não há maturidade. Mas quando a semente cai em um coração que está ansioso para ouvir de Deus e obedecê-Lo, haverá frutos. Pode levar tempo para se desenvolver, mas virá.

Guarde seu coração, e prepare-o para a preciosa semente da Palavra!

Aplicação: Seu coração está pronto para receber a Palavra de Deus? Se não, peça a Ele para preparar seu coração e permitir que a verdade se enraíze e produza uma colheita.

 

Dia 22: Se não fosse pela Palavra de Deus…

“Como são doces para o meu paladar as tuas palavras! Mais do que o mel para a minha boca!” ―Salmo 119:103

Você notou como seu tempo na Palavra tem sido cada vez mais doce nas últimas semanas? Você está na reta final deste desafio agora, e Deus pode lhe dar força para completá-lo!

À medida que avançamos para o final do mês, vamos dar um tempo para ativamente agradecer a Deus por Sua Palavra. Você sabia que uma das maneiras de expressar sua gratidão pelas Escrituras é passar tempo lendo a Bíblia? É verdade. Passamos tempo com as pessoas e coisas que amamos e pelas quais somos gratas..

Pelo que você está grata por causa das Escrituras? Tire um tempo para fazer uma lista hoje. Aqui estão apenas algumas ideias:

  • Um relacionamento com o próprio Deus!
  • O poder de Deus para superar hábitos pecaminosos.
  • Compreensão do caráter e do coração de Deus.
  • Uma perspectiva de esperança num mundo louco e confuso.
  • A promessa de vida eterna.
  • Compreensão da provisão e proteção de Deus pelo Seu povo.

Tenho certeza de que você pode pensar em outras razões para ser grata. Tradutores bíblicos trabalharam por anos e anos para levar a Bíblia a grupos de pessoas ao redor do mundo, porque sabiam o quanto todos precisam ouvir a história da salvação. Quando muitos desses povos nativos receberam uma Bíblia em sua própria língua, lagrimas encheram seus olhos. Eles ficaram tão gratos. Você pode ter muitas cópias da Bíblia em sua casa, mas pessoas em terras onde a Bíblia é rara ou proibida são gratas até mesmo por uma página ou duas.

Você está realmente feliz por ter a Bíblia? Você tem dito a Deus “obrigada” ultimamente?

Aplicação: Faça sua própria lista de coisas pelas quais você é grata por causa da Bíblia.

 

Dia 23: Tirania do urgente

“De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando.” ―Marcos 1:35

A vida nunca para, não é? As listas de afazeres crescem e são substituídas por mais listas de afazeres. Às vezes, nem mesmo o fim de semana dá tempo suficiente para recuperar o fôlego.

Algumas coisas funcionam como um relógio. A leitura da Bíblia ficará de lado se você não a estabeleceu como parte de sua rotina regular, mas se você faz seu tempo nas Escrituras tão crucial quanto suas refeições diárias, você estará mais propensa a continuar fazendo isso.

Se você não for cuidadosa e intencional, mantendo aquilo que é mais importante em primeiro lugar, as pressões irritantes do urgente irão esgotar seu tempo com Deus. Mas lembre-se, hoje é sempre o momento perfeito para realinhar suas prioridades.

George Mueller disse isso por experiência própria: “Uma vez que Deus me ensinou este ponto, ficou tão claro para mim que a primeira coisa que o filho de Deus tem que fazer pela manhã é obter comida para seu homem interior. Como o homem exterior não está apto para o trabalho por qualquer período de tempo, sem que antes se alimente, e como esta é uma das primeiras coisas que fazemos pela manhã, então deve ser o mesmo com o homem interior… e aqui novamente não é a simples leitura da Palavra de Deus, de modo que ela só passe por nossas mentes, assim como a água corre através de um cano, mas considerando o que lemos, ponderando e aplicando-a em nossos corações.”

Você considera a comida para o seu “homem interior” tão prioritária quanto suas refeições diárias?

Deleita-se na Palavra hoje!

Aplicação: Pense em uma maneira de priorizar suas “refeições espirituais”.

 

Dia 24: Luz para a vida 

“Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’”. ―Mateus 4:4

Sabemos pelas cartas que recebemos que muitas de vocês são abençoadas pela leitura da Bíblia. Que resposta à oração! Deus quer que a Palavra seja sua própria vida (ver Mateus 4:4). Ele quer continuar a reanimá-la na Palavra.

Podemos viver à luz da Palavra num minuto, e partir dela no próximo. Precisamos ter comunhão com Deus o dia todo, porque sem Ele, nada podemos fazer (João 15:5); mas precisamos caminhar intencionalmente à luz da Palavra (Salmo 119:105) como filhos da luz (Efésios 5:8), ou nos desviaremos para a escuridão. É um processo contínuo para cada filho de Deus.

Deus também quer usar a Sua Palavra, fluindo através de sua vida para os outros, a fim de dissipar a escuridão em seu canto do mundo. Use as Escrituras pessoalmente, praticamente e poderosamente, lançando luz onde quer que vá!

Passe algum tempo extra na Palavra hoje para celebrar a bênção das Escrituras em sua vida.

Aplicação: Procure maneiras em que Deus tem dado luz para sua jornada.

 

Dia 25: Faça melodia em seu coração

“Aclamem o Senhor todos os habitantes da terra! … entrem na sua presença com cânticos alegres.” ―Salmo 100:1 e 2

Quando adicionamos música e louvor ao nosso tempo de leitura, pode ser uma contribuição preciosa para adoração.

Assim como você junta materiais e recursos para um estudo bíblico mais profundo, você pode decidir pegar um hinário para o seu tempo de leitura bíblica. Algo que você lê pode trazer um hino ou cântico à mente, e você pode parar e “fazer melodia” em seu coração para o Senhor (Efésios 5:19).

Ao ler sobre como Deus cuida do Seu povo, você poderia cantar “Tu És Fiel”. Quando você lê sobre a cruz, “Maravilhosa Graça” pode vir à mente.

Se preferir, você pode começar seu tempo de leitura com música no seu CD player ou iPod. A música fará com que sua mente e seu coração estejam prontos e receptivos à Palavra. Você pode terminar seu tempo com música sacra ou hinos a fim de que possa cantá-los durante o dia.

Aplicação: Escolha uma música sobre a qual você gostaria de meditar hoje.

 

Dia 26: Esteja pronta para obedecer  

“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.” ―Tiago 1:22

Às vezes você sente que está “apenas lendo” a Palavra? É um problema comum. Deus quer que ouçamos com a  intenção de obedecer.

Começando com oração pode encorajá-la todos os dias, porque sua receptividade será aumentada à medida que você convida Deus a trabalhar em seu coração e prepará-lo — como solo cultivado — para a semente da Palavra.

Segue uma sugestão, diretamente das Escrituras, que incentivará esse processo de receptividade:

“Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei. Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua lei e a ela obedeça de todo o coração. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas; guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo. Mostra-me o que não estou vendo; se agi mal, não tornarei a fazê-lo’.” (Salmo 119:8, 34; 25:4-5; Jó 34:32)

Ler… Escutar… Obedecer. É uma bela sequência.

Aplicação: Separe um tempo para orar hoje antes de ler, pedindo a Deus que prepare seu coração para receber Sua Palavra.

 

Dia 27: Experimente uma “megadose” da Palavra!

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.” Salmo 1:1 e 2

Você sente que está lendo e lendo e “não recebendo nada” da Palavra de Deus? Uma das razões para isso é que simplesmente não lemos o suficiente da Bíblia em uma sessão. Estamos muito satisfeitos com “pequenos lanches” das Escrituras. Em vez disso, tente obter uma “megadose” da Palavra de Deus, não importa o quão ocupado seu dia esteja.

O que você tira da Bíblia depende do seu objetivo enquanto você lê. Você está lendo para percorrer um monte de território e “terminar”… ou você está lendo para “encontrar Deus”? Se você passar por toda a Bíblia, mas não chegar a Ele, você não encontrou o que há de mais importante. Procure o tesouro escondido na Palavra (Provérbios 2:3-5).

Se você sente que não está recebendo nada da sua leitura bíblica, vá mais fundo! Um garoto que enfrentou problemas com a matemática uma vez disse a sua mãe que ele odiava a matéria. Sua mãe encorajou: “Escave mais fundo!” Logo, aquele garoto começou a fazer quebra-cabeças matemáticos como uma maneira de desenvolver mais interesse. Hoje, aquele garoto adulto é professor de matemática!

Outra maneira de obter mais das Escrituras é responder a ela. Quando Deus lhe mostrar, ensinar, ou te avisa sobre algo, responda a Deus em oração ou escreva imediatamente qual será sua resposta. Talvez você tenha lido sobre os filhos de Israel esquecendo Deus, e o Espírito de Deus a levou a examinar seu próprio coração. Decida logo em seguida como você não vai esquecer o Senhor.

Tome sua “megadose” das Escrituras hoje. Você não vai se arrepender.

Aplicação: Anote sua resposta ao que você leu hoje 

 

Dia 28: Permita que a verdade mude o seu âmago

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” ―Romanos 12:2

O que você está lendo não pode deixar de afetar seu comportamento. Isso é verdade com tudo que você lê. Se você lê livros de receitas todos os dias, não se surpreenda se você começa a melhorar na cozinha! Se você ler boa literatura, você se tornará mais letrada.

Ao ler a Palavra de Deus, não há limite para o potencial de resultados. Você pode se tornar mais espiritualmente letrada, conhecedora de histórias bíblicas e verdades. Você pode ser motivada a fazer algo com o que leu — ensinar, aconselhar outros com a verdade bíblica, etc. Talvez perceba algo em sua vida mudando, porque vê que seu estilo de vida não está completamente alinhado com as Escrituras. O que você acredita acabará afetando suas ações … ou para dizer de outra maneira… a maneira como você vive revela o que você realmente acredita.

A verdade sempre fará diferença em sua vida. Não é para ser armazenada, é para penetrar o âmago de quem você é.

Pare e pense nisso um pouco. Quais são suas crenças cruciais? Quantas delas vêm da Palavra? Quantas se alinham com a verdade da Palavra? A Palavra de Deus é a verdade, e não vai mudar. São nossos corações e nossas mentes que devem mudar. O inimigo quer que acreditemos em muitas mentiras, mas quando estamos armadas com a verdade, podemos confrontar essas mentiras e encontrar a liberdade através do poder das Escrituras.

O que seu estilo de vida revela sobre suas crenças? Está na hora de ler mais verdades?

Aplicação: Deus te mostrou que algo em que você acreditava era na verdade uma mentira? Qual é a verdade?

 

Dia 29: Você está quase chegando!

“O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou”. ―Mateus 13:45 e 46

Dá para acreditar na rapidez com que este mês passou? O compromisso diário de ler a Bíblia pode ter sido difícil, mas quantas bençãos você recebeu! Todas as lutas que você experimentou valeram seu tempo e esforço.

Todas sabemos instintivamente que recompensas são bons motivadores, e a Palavra de Deus fala de recompensas. Tudo feito através do poder do Senhor resultará em recompensas que duram para sempre! A Bíblia diz que Jesus dará recompensas a cada pessoa de acordo com o trabalho que fez por Ele enquanto viveu na terra (Apocalipse 22:12; 1Coríntios 3:8). Deus notou o quanto você se esforçou para ler e aprender.

Pense um pouco no que aprendeu ao ler a Bíblia este mês. Este desafio de 30 dias está se encerrando em breve, mas este é apenas o começo de um hábito recém-formado de estar na Palavra! Estudar a Palavra de Deus não é uma atividade que fazemos uma vez e dominamos; é uma mudança de estilo de vida e um compromisso.

Assim como você se rendeu ao desafio de ler as Escrituras, renda-se agora para continuar obedecendo a Deus em tudo o que Ele lhe ensinou. Que seu coração seja avivado em Sua Palavra (Salmo 85:6).

A Deus toda a glória; Ele fez grandes coisas!

Aplicação: Liste seus objetivos espirituais seguindo em frente após este desafio.

 

Dia 30: A beleza de Jesus

“De longe tragam os meus filhos, e dos confins da terra as minhas filhas; todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória. ―Isaías 43:6 e 7

Ao entrar na Palavra hoje, lembre-se que todo o propósito da Palavra de Deus é nos ajudar a ver e experimentar Deus em toda Sua beleza e glória.

De Gênesis 3:15 até a cruz e o tumulo vazio, e depois todo o caminho até a promessa do volta de Cristo no livro de Apocalipse, a Palavra está unida pelo fio da majestade radiante de Deus. Isaías 43 nos diz que fomos criadas para a glória de Deus. Isso não é egoísmo de Deus, pelo contrário! Ele expressa um amor inimaginável para nós, direcionando nossa atenção à majestade de Cristo, para nos dar plenitude de alegria enquanto meditamos sobre Ele (Salmo 16:11). Fomos projetados para adorá-Lo agora e por toda a eternidade; nada menos que Sua presença pode satisfazer nossos corações sedentos.

Você observou este fio da glória de Deus em sua leitura ao longo do último mês?

Tire um tempo para ver Jesus como Ele é – como o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, seu Salvador, o Príncipe da Paz que há de vir. Talvez você tenha visto Jesus mais claramente e tenha O conhecido mais intimamente este mês.

Vamos continuar escavando cada vez mais fundo na Palavra para obter novas visões de Deus em Sua beleza, inflamando nossos corações para adorá-Lo. Que nossos corações reflitam o mesmo clamor que dos santos em Apocalipse 4:11:

“Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder.”

Aplicação: Separe um tempo para louvar Jesus por quem Ele é.

 

Compartilhe seu encorajamento com outras! 

Como esse desafio mudou seu coração e sua vida, querida amiga? Deus te encorajou enquanto lia Sua Palavra? Houve dias difíceis em que você simplesmente precisava deixar os resultados para Deus? Lembre-se que Deus é fiel, e Ele irá abençoá-la porque escolheu obedecê-Lo. Uma coisa é certa: você nunca mais será a mesma por causa do seu compromisso de ser mais como Cristo!

 

https://www.reviveourhearts.com/articles/daily-bible-reading-challenge/