icon-newsletter

Dia 11: crescendo em Cristo

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”—Romanos 12:2


SEU DESAFIO:

Descubra maneiras práticas de crescer em sua fé.


Por Barbara Reaoch

É um dos muitos paradoxos da fé cristã: quanto mais buscamos ao Senhor, mais percebemos nossa inadequação para agradá-Lo. Deus transforma nossos corações! As escamas caem de nossos olhos. As palavras da Bíblia ganham vida. Jesus é nosso tesouro. Amamos a Deus. Queremos viver para Ele, mas quanto mais nos aproximamos de Jesus, mais pecado vemos em nossa vida. Será que algum dia agradaremos a Deus?

Talvez essas verdades a ajudem assim como me ajudaram:

 

Deus se agrada de Cristo em nós.

As Escrituras são claras, sua vida está escondida em Cristo (Colossenses 3:3). A justiça de Jesus cobre nossos corações manchados pelo pecado. Temos a justiça imutável de Cristo tanto no nosso pior dia quanto no nosso melhor. Como Seu filho, Deus está satisfeito com você. Medite nas Escrituras que asseguram o prazer de Deus, como Efésios 1:3-6 e Romanos 8:1, 29-30.

 

A convicção do pecado é a garantia de que Deus está trabalhando.

A obra divina de nos tornar mais semelhantes a Jesus Cristo é gradual e vitalícia (1 Tessalonicenses. 5:23-24). A convicção do pecado pelo Espírito Santo revela o amor e a bondade do nosso Pai (Efésios 4:22-24; Hebreus 12:5-10). Saiba que esses pecados não a aprisionam mais, “se o Filho a libertar, você realmente será livre” (João 8:36). À medida que o Espírito Santo a leva a abandonar o pecado e voltar para Deus, Ele a encherá de alegria e renovará seu senso do prazer de Deus em você (Sofonias 3:14-17).

 

Você não pode agradar a Deus por conta própria.

Quando Deus nos salva, Seu Espírito vem habitar em nossos corações para sempre. Ele dá a cada cristão novos desejos de agradar a Deus e uma nova habilidade de obedecê-Lo (Ezequiel 36:26-27). Iremos falhar se simplesmente nos esforçarmos mais ou confiarmos na nossa força de vontade. O Espírito Santo nos ajuda a amar a Deus e amar o que Ele ama. Nesta vida, os filhos de Deus nunca estarão completamente livres do pecado. Mas o Espírito Santo nos ajuda a ter novas atitudes e ações e a viver para o prazer de Deus (Hebreus 11: 6).

 

Sua dependência de Deus O agrada.

Deus nos dá oportunidades de depender Dele todos os dias.

  • Dependemos de Deus para usar a Sua Palavra para transformar nossos pensamentos e desejos (Romanos 12:1–2).
  • Dependemos de Deus quando pedimos a Ele que supra nossas necessidades físicas e espirituais (Mateus 6:11–13).
  • Dependemos de Deus para ter forças para dizer “não” ao pecado (1 Coríntios 10:13; Colossenses 3:5).
  • Dependemos de Deus para nos ajudar a aprender que seguir nosso próprio caminho prejudica a nós mesmas e aos outros (Tiago 1:14–15).

Também é a obra de Deus em nós o desenvolvimento de hábitos como o estudo da Bíblia, oração e adoração, pois dependemos Dele (Filipenses 3:12–14).

 

Fale com Deus sobre o seu desejo de agradá-Lo.

Este exemplo de oração irá ajudá-la a começar:

Amoroso Pai, O Senhor me amou e me deu o que eu nunca poderia ter merecido. O Senhor me procurou e me fez nova em Cristo. Porque a justiça de Jesus cobre meu coração manchado de pecado, não há condenação para mim. Quero conhecer a verdadeira alegria de viver para Te agradar. Obrigada, Jesus, por me libertar das garras do pecado. Me ajude a lembrar de clamar por Sua ajuda quando for tentada. Dá-me forças para viver como Cristo, que me chama à piedade. Que Ele seja glorificado sempre!

 

REFLITA E RESPONDA:

  • Encontre uma igreja, se ainda não o fez. Comece a ler e estudar a Bíblia regularmente. Ore para que o Senhor cresça e sustente sua fome por Sua Palavra.
  • Você luta para acreditar no amor de Deus por você? Peça a Ele para ajudá-la a se lembrar que você é Sua filha para sempre e que O agrada por causa de Jesus.

Chamando as mulheres à liberdade, plenitude e abundância em Cristo. Aviva Nossos Corações é um ministério para mulheres, filial no Brasil da organização internacional Revive Our Hearts.

© 2022 Aviva Nossos Corações.