icon-newsletter

Dia 17: três fundamentos para mães

“Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.”— Deuteronômio 6:6–9


SEU DESAFIO:

Estabeleça ritmos em sua casa para manter o foco em Deus


Por Heidi Jo Fulk

P: Toda mãe conhece a tentação de deixar que suas decisões diárias sejam ditadas pela tirania do urgente. Aqui estão três recomendações para te ajudar na busca pela intencionalidade:

 

  1. Deixe seus valores liderarem.

Lembrar ou estabelecer algumas metas de alto nível para sua família. O nosso é muito simples: queremos glorificar a Deus e colocá-lo à mostra em tudo o que fazemos – tanto dentro como fora do nosso lar. A maneira mais poderosa de fazer isso é ensinando e discipulando nossos próprios filhos.

Em seguida, viva o que você está ensinando na frente deles e com eles. Ao tomarmos decisões sobre como educaremos nossos filhos, nossas finanças, de quais esportes e artes eles farão parte, quais tarefas temos e quais atividades faremos, mantemos nossos objetivos em mente. Tomamos decisões com base em uma visão holística de nossa família e nos objetivos que estabelecemos. Assim, podemos gerenciar com eficiência nosso tempo, dinheiro e esforço e aprofundar tudo o que fazemos.

 

  1. Mantenha rotinas.

Como você está administrando uma casa ativa, as rotinas são necessárias. Quando pais e filhos sabem o que esperar e o que é esperado, isso traz algum alívio para o frenetismo. O inesperado certamente acontecerá. Mas quando todos sabem o que normalmente é necessário à casa e aos membros da família, isso ajuda a gerenciar o esperado e o inesperado. Se você simplesmente reage ao momento, acaba mais focada no imediato do que no quadro geral. Sempre temos que lidar com o imediato, mas as rotinas nos ajudam a responder ao imediato com essa valiosa visão geral.

Uma das maneiras mais claras de ilustrar as rotinas em uma casa é a hora das refeições. Ter uma rotina de como, onde e com quem você faz as refeições pode trazer ordem e propósito para sua família. Como nossa rotina é comer quase todos os jantares juntos em casa, isso ajuda a orientar nossas decisões pelo resto do dia. Às vezes é cedo, às vezes é tarde, às vezes é rápido; mas quase sempre estamos juntos à mesa de jantar. Essa prática traz algo confiável e intencional até mesmo para os dias mais agitados.

 

  1. Fale sobre tudo, sempre.

Sou professora por profissão e falante por personalidade, mas as conhecidas instruções de Moisés aos Israelitas em Deuteronômio 6:4-9 servem como guia para todas nós.

Converse com seus filhos. Tenha conversas unilaterais com bebês. Responda a sequências aparentemente intermináveis de perguntas de crianças pequenas. Desfrute de conversas tranquilas na hora de dormir com crianças em idade pré-escolar. Faça palestras estimulantes para crianças do ensino fundamental que estão tentando algo novo. Ature explicações embaraçosas com crianças do ensino médio. Planeje o futuro com os adolescentes. Conversas sentadas, ao longo do caminho e momentos de aprendizado podem incluir oportunidades de ouvir e conversar para você e seus filhos.

Às vezes você vai sentir vontade, às vezes não. Às vezes eles vão ouvir, às vezes não. Mas lembre-se: todos os tipos de conversas acontecerão para ajudar a moldar seus filhos, seus relacionamentos e você.

É aconselhável desejar ser uma mãe intencional. Ao fazer isso, que você tenha os dois combustíveis mais essenciais para cuidar de um lar movimentado – perseverança e perspectiva da Palavra e do Espírito para que Deus seja conhecido por você e por meio de todos vocês.

 

REFLITA E RESPONDA:

  • Qual dessas três recomendações se destaca mais para você? Por quê?
  • O que você pode fazer para estabelecer rotinas em sua casa esta semana?
  • Converse com Deus sobre suas esperanças para sua família e vida doméstica. Ao buscá-Lo, Ele a guiará e ajudará a seguir a Sua vontade para sua família.

Chamando as mulheres à liberdade, plenitude e abundância em Cristo. Aviva Nossos Corações é um ministério para mulheres, filial no Brasil da organização internacional Revive Our Hearts.

© 2022 Aviva Nossos Corações.