icon-newsletter

Dia 18: pronunciando-se a respeito quando uma amiga faz algo errado

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.”—Tiago 1:5


SEU DESAFIO:

Peça sabedoria ao Senhor quando você perceber que alguém segue por um caminho destrutivo.


Por Heidi Jo Fulk

Suponho que você seja um pouco como eu. Quando vê um erro, é compelida a corrigi-lo. Quando alguém está fazendo escolhas ruins, você quer intervir para oferecer escolhas melhores. Quando você sabe que as consequências das ações de alguém provavelmente trarão dor e que as escolhas que ela está fazendo não honram a Deus, você quer avisar essa pessoa.

Qual seria uma resposta cristã a essas situações? Esbravejar, abster-se ou restringir?

 

Esbravejar? Não.

Podemos descartar esbravejar logo de cara. Um discurso retórico na maioria das vezes expõe meus próprios pensamentos e sentimentos e tem mais a ver com o meu desejo de que ele ou ela conheça todos. Provavelmente não há foco no indivíduo ou correção e restauração. Geralmente é gasto mais tempo e esforço detalhando o que está errado, não por que está errado. O foco nítido é “Estou certa e você errada”.

 

Abster-se os Restringir? Talvez.

Abster-se ou restringir são as respostas provavelmente mais úteis, mas o primeiro passo, que é essencial, é orar. Traga essa pessoa aos pés de Jesus. Peça ao Senhor para julgar sua compreensão da situação, seus sentimentos e suas intenções. Peça a Ele sabedoria para ajudá-la a responder corretamente (Tiago 1:5; Salmo 25:4).

Abster-se de dizer qualquer coisa pode ser a resposta de Deus. Você pode perceber que sua compreensão da situação ou sua atitude não são o que deveriam ser para que você fale de forma eficaz ou prestativa. Você também pode não ter a oportunidade de proferir palavras de advertência, correção ou exortação.

Mas abster-se de falar não a deixa sem algo poderoso para fazer. Você sempre pode orar. Ore antes de decidir se vai falar e continue orando, mesmo que decida se abster. Se você é uma seguidora de Jesus, você tem o Espírito Santo – o mesmo Espírito que ressuscitou Jesus dos mortos – vivendo em você (Romanos 8:11). Se você está orando e buscando a vontade de Deus, você está fazendo algo poderoso.

Embora dizer nada possa ser o que Deus está levando você a fazer, às vezes dizer nada pode ser na verdade desobediência. Muitas vezes temos a oportunidade e a obrigação de falar palavras controladas pelo Espírito a alguém, e muitas vezes é a melhor e mais amorosa resposta. Nesses casos, fale de acordo com a Palavra de Deus e sob o poder restritivo do Espírito Santo. Pela misericórdia de Deus, pode ser eficaz em fazer com que a outra pessoa mude.

Amiga, estou orando por você agora. Estou pedindo ao Senhor para lhe dar a sabedoria e a clareza de que precisa para determinar se Deus deseja que você abstenha ou restrinja suas palavras. Estou pedindo a Ele que faça o mesmo por mim em Colossenses 2:2-3:

[Eu desejo que nossos] corações sejam encorajados, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo. Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.

 

REFLITA E RESPONDA:

  • Qual é a sua primeira reação natural quando alguém que você conhece está trilhando um caminho destrutivo?
  • Mude o jogo. Como você gostaria que uma amiga se aproximasse de você se estivesse preocupada com as escolhas que você está fazendo?
  • Você está preocupada com alguém em sua vida? Reserve algum tempo para levá-la ao Senhor. Ore por sua situação e para que Deus lhe dê sabedoria sobre como lidar com ela.

 

Chamando as mulheres à liberdade, plenitude e abundância em Cristo. Aviva Nossos Corações é um ministério para mulheres, filial no Brasil da organização internacional Revive Our Hearts.

© 2022 Aviva Nossos Corações.