icon-newsletter

Dia 2: encontrando alegria nas dificuldades

“Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” — 1 Tessalonicenses 5:16–18


SEU DESAFIO:

Quando surgirem desafios, adote medidas para lembrar-se de que a sua alegria está no Senhor.


Por Mindy Kroesche

As circunstâncias que estou enfrentando hoje não são as primeiras dificuldades que já enfrentei – nem serão as últimas. Mas seja qual for a minha luta, posso ter alegria no Senhor. Aqui está uma lista de práticas que me ajudaram a reagir com alegria em meio a dificuldade.

 

MERGULHE NOS SALMOS

Passar um tempo na Palavra de Deus é uma ótima maneira de navegar pelas circunstâncias difíceis, mas quando a tristeza me paralisa, mergulho nos Salmos.

O que mais me impressiona é a mudança no pensamento de Davi que muitas vezes acontece no meio de um Salmo. As palavras de Davi geralmente começam com medo, raiva, depressão. Mas, repetidamente, sua perspectiva muda. Ele vai “para o santuário de Deus” (73:17); “clama a Deus” (55:16); reconhece que Deus é sua “fortaleza” e irá “deixá-lo olhar em triunfo” para seus inimigos (59: 9-10).

Quando o foco nos meus problemas é tirado da minha mente e me concentro no Senhor, consigo me libertar das minhas emoções.

 

ORE

É incrivelmente libertador quando derramo meu coração diante de Deus, falo sobre aquilo que me machuca e compartilho o que está dificultando a minha caminhada diária. Ao liberar aquela emoção reprimida e lançar todas as minhas ansiedades sobre Ele (1 Pedro 5:7), redescubro a minha alegria em Cristo.

 

DÊ GRAÇAS

Como filhas de Cristo, devemos “dar graças sempre e por tudo a Deus Pai” (Efésios 5:20).

Não é que sou grata pelas coisas difíceis que enfrento, mas sou grata a Deus por Ele estar caminhando ao meu lado e usando as minhas circunstâncias para me transformar na pessoa que Ele quer que eu seja. E sou grata porque as minhas experiências me suprem com palavras para encorajar outras pessoas que estão passando pelas mesmas coisas (2 Coríntios 1:3-4). Como fieis seguidoras de Cristo, devemos estar “dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas”.  (Efésios 5:20)

 

CANTE

Ao me concentrar nas palavras dos meus cânticos favoritos de louvor e adoração, me pego cantando junto e até mesmo soltando a voz com as verdades encontradas nas letras. Esse simples ato muda meu humor, levanta meu espírito e me dá esperança quando me sinto desesperançada.

 

FAÇA ALGO POR ALGUÉM

Não é fácil me afastar do que estou sentindo e servir outra pessoa, mas vale a pena. Quando paro de pensar apenas na minha luta e ajudo meu filho com o dever de casa, ouço uma amiga contar sobre sua própria luta ou preparo a refeição favorita da minha família, é muito mais fácil ter uma atitude alegre.

 

EXERCITE-SE

Quando dou uma caminhada ou suo ao fazer meu treino favorito, há uma diferença incrível no meu humor e no meu espírito. Minhas circunstâncias não mudaram, mas o ato de me movimentar me dá ânimo e disposição para enfrentá-las e proporciona uma leveza em meu espírito.

 

RIA

Quer seja uma história engraçada, um meme inteligente, um vídeo hilário no YouTube ou uma piada de um dos meus filhos, o ato de rir me ajuda deixar de lado por um momento o peso da minha situação e renova o meu ânimo.  Deus também prescreve uma boa dose de riso (Provérbios 17:22).

 

PENSE NO SEU LAR CELESTIAL

Enquanto eu estiver aqui na terra, haverá sofrimento. Mas sigo Jesus, é temporário – meu verdadeiro lar é no céu (Hebreus 13:14). Um dia meus fardos irão embora e eu estarei no meu lar celestial para sempre com Jesus.

 Observação: se você está lutando contra uma depressão profunda, saiba que embora essas dicas possam ser benéficas para ajudá-la a escolher a alegria, talvez precise da ajuda de um conselheiro cristão de confiança ou do seu médico.

 

REFLITA E RESPONDA:

  • Quando você acha mais difícil escolher a alegria? Peça a Deus para encontrá-la nesses lugares difíceis e ajudá-la a ver a Sua bondade.
  • Qual dessas práticas mais se destaca para você? Escolha pelo menos uma para implementar intencionalmente esta semana.
  • Qual dessas práticas mais se destaca para você? Escolha pelo menos uma para implementar intencionalmente esta semana.

Chamando as mulheres à liberdade, plenitude e abundância em Cristo. Aviva Nossos Corações é um ministério para mulheres, filial no Brasil da organização internacional Revive Our Hearts.

© 2022 Aviva Nossos Corações.