icon-newsletter

Dia 24: amar nossos filhos significa mostrar respeito

“Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela,  e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles”. —Provérbios 22:6


SEU DESAFIO:

Incentive seu filho a se tornar o homem que Deus o projetou para ser.


Por Stacey Salsbery

Outro dia, meu filho mais velho, agora um adolescente, não estava nada feliz por termos escolhido ir de bicicleta para a casa da avó em vez de ir de carro.

Embora eu quisesse repreendê-lo por ser rabugento, eu sabia que isso só pioraria as coisas. Quando notei a caminhonete de seu avô junto ao deposito de grãos, gritei para ele: “Ei, se você quiser parar e ficar com seu avô, confio em você para seguir até a casa da vovó sozinho quando estiver pronto”.

Ele imediatamente se endireitou. Sua atitude estava errada, mas não era a minha insistência que iria ajudá-lo a sair dessa, era o meu respeito.

Eu confio em você. Essas foram as palavras que mexeram com ele. Respeito não é apenas algo que nossos maridos desejam, é algo que nossos filhos também desejam. O desejo por respeito não é algo que acontece de repente quando um homem se casa; é a maneira como um homem é programado, mesmo ainda garoto.

 

Meninos anseiam por palavras que comunicam respeito.

Erramos quando presumimos que nossos filhos sentem amor e aceitação da mesma forma que nós.

Por exemplo, meus filhos sabem que eu não gosto de aranhas, portanto usam cada aranha que encontram para me mostrar o quão corajosos são. Cada vez que eles me “salvam”, tenho vontade de beijar suas bochechinhas fofas e dizer a eles o quanto os amo. Quando essa é a minha reação, eles se encolhem como se nada tivesse acontecido.

Mas se após cada ato de heroísmo digo algo como, “Você é tão corajoso”, eles aparentam crescer uns 15 centímetros e saem caminhando com o peito estufado porque comuniquei o quanto os amo. Quando digo em voz alta o quão corajosos são, falo diretamente àquilo que Deus criou neles, o desejo de serem afirmados e valorizados.

 

Afirme seu espírito e suas ideias.

Recentemente, nossa família fez uma caminhada e um dos meus filhos ficou com uma bolha na parte de trás do tornozelo. Eu não tinha nenhum curativo e já estávamos longe demais para voltar. Por dentro, entrei em pânico.

Eu queria mimá-lo, mas ouvi meu marido dizer. “Filho, você é um homem”. Como um soldado recebendo ordens, meu filho se endireitou, acenou com a cabeça e caminhou o resto da trilha sem reclamar.

Já existe um homem dentro dos meus meninos. Um homem que anseia por respeito e deseja ser visto como um líder. Um homem que quer ajudar a resolver meus problemas. Um homem que anseia que suas ideias sejam ouvidas. Ofereça a ele oportunidades de se tornar um homem e acho que ficará surpresa com sua capacidade de fazê-lo.

 

Mostre que você acredita nele.

Como mães, desempenhamos um papel crucial no desenvolvimento de nossos filhos. Se os encorajarmos a tomar a atitude necessária para ter sucesso frente ao acontecimento, eles o farão. Em 1 Pedro 3:2, o apóstolo Paulo indica que é o comportamento respeitoso que conquista o marido; é também o que conquista um filho.

Podemos ensinar sem criticar. Um passo importante é ensiná-los a respeitar, respeitando-os. Pode parecer estranho usar palavras como “respeito” ou “honra” ou “admiração” em uma conversa com nossos filhos, mas esse tipo de linguagem abre a porta de seus corações.

Mães, não é fácil soltar, confiar e entregar nossos filhos ao Senhor. Mas lembre-se, dentro de cada menino vive um homem que deseja respeito.

 

REFLITA E RESPONDA:

  • Coloque-se no lugar de seu filho. O que você pode dizer ou fazer para que ele se sinta respeitado e amado hoje?
  • Precisa de ideias práticas para ajudar seu filho a se tornar um homem? Diga a ele que você tem um problema e não tem certeza do que fazer e, em seguida, observe como ele reagirá positivamente. Ouça-o quando ele apresentar uma ideia. Afirme-o dizendo em voz alta, o que ele pensa, sonhe com os sonhos dele. Não o coloque para baixo, coloque-o para cima.

Chamando as mulheres à liberdade, plenitude e abundância em Cristo. Aviva Nossos Corações é um ministério para mulheres, filial no Brasil da organização internacional Revive Our Hearts.

© 2022 Aviva Nossos Corações.