icon-newsletter

Dia 28: como lidar com uma mulher que flerta

“Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela… da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo.” — Efésios 5:25–28


SEU DESAFIO:

Busque a sabedoria do Senhor para manter um casamento centrado em Cristo.


Por Gaye Clark

Como você lida com uma mulher solteira flertando com seu marido? Você pode ponderar em espírito de oração se essa circunstância está revelando uma quebra de confiança entre você e seu cônjuge. Em caso afirmativo, pode ser aí que você precisa colocar sua atenção a longo prazo. Mas vamos abordar a preocupação imediata primeiro.

Existem mulheres manipuladoras e astutas por aí. Em Provérbios, capítulo seis, uma mãe piedosa avisa seu filho para tomar cuidado com “os falsos elogios” da mulher leviana (versículo 24) e o lembra de não permitir que ela o capture com os seus olhares (versículo 25), uma referência clara ao flerte.

Por onde começar? Comece com o Senhor. Traga a circunstância ao Senhor em oração.

 

Depois de orar, converse com seu marido.

Eu começaria fazendo algumas perguntas francas ao meu marido, buscando entendimento. Se ele não concordar com sua avaliação, seja específica sobre o que ela está fazendo. Certa vez, meu marido e eu conversamos com um casal numa situação semelhante. A esposa estava claramente chateada. Quando ela descreveu o comportamento da mulher, tornou-se óbvio que seu marido não havia captado nenhuma das tentativas de flerte dessa mulher. Ele realmente só tinha olhos para sua esposa! Depois que ele entendeu a situação, ele e sua esposa concordaram em como ele reagiria.

 

Seja honesta sobre como a interação afeta você.

Nossos maridos são ordenados a viver conosco de uma forma compreensiva (1 Pedro 3:7), para nos nutrir e cuidar (Efésios 5:25–28). Quando uma situação nos causa danos emocionais, deve ser uma grande preocupação para eles também.

 

Tentem chegar a um acordo sobre como devem administrar as circunstâncias.

Lembre-se de que vocês são uma só carne. As situações pelas quais ele passa afetam você e vice-versa. A resposta do seu marido pode parecer bastante diferente dependendo das circunstâncias, mas aqui estão algumas possibilidades:

  • Ele poderia minimizar o contato com ela. Isso significa nenhuma comunicação desnecessária.
  • Ele poderia evitar completamente os encontros com esta mulher (Provérbios 5:8)?
  • É possível que ela precise ser confrontada e informada de que seus avanços não são correspondidos para que seu comportamento pare? Nesse caso, não recomendo que você fale com essa mulher, nem que seu marido fale com ela sozinho. Se ela for membro da igreja, precisará da disciplina que o corpo da igreja oferece. Se for uma relação profissional, pode haver canais no trabalho que ele possa buscar.
  • Continue a orar com seu marido sobre a situação.

 

Se seu marido está respondendo positivamente a esses flertes…

1 Tessalonicenses 5:22 diz que devemos evitar até mesmo a aparência do mal. Seu foco precisa ser orar por ele e dizer-lhe honestamente que os flertes dele lhe machucam. Se ele não reagir, peça ajuda a uma terceira pessoa, um pastor ou presbítero, que possa ajudá-la com a situação. Não ameace ou dê ultimatos a seu marido, mas também não tolere comportamentos reservados apenas para você e seu cônjuge.

 

Finalmente, considere o que a circunstância pode ter trazido à tona.

Eu confio que meu marido irá responder apropriadamente às mulheres que não estão se comportando de maneira piedosa? Se a resposta for não, comece a orar sobre isso. Considere buscar aconselhamento, mesmo que seu marido opte por não ir com você. Pode ser que Deus use algo que Satanás planejou para o mal para trazer um grande bem e fortalecer o seu casamento.

 

REFLITA E RESPONDA:

  • Você está enfrentando uma situação semelhante em seu casamento? Qual é o próximo passo prático e piedoso que você pode dar?
  • A oração é vital para buscar sabedoria nesta situação. Ore para que Deus convença a mulher em questão e governe a situação. Peça a Ele que dê a você as palavras e a oportunidade certa para falar com seu marido.
  • Ore pelo casamento de seus amigos e peça ao Senhor por Sua proteção sobre suas famílias.

Chamando as mulheres à liberdade, plenitude e abundância em Cristo. Aviva Nossos Corações é um ministério para mulheres, filial no Brasil da organização internacional Revive Our Hearts.

© 2022 Aviva Nossos Corações.