icon-newsletter

Dia 3: Precisamos de mulheres que choram – sentimentos desejados

Assim diz o Senhor dos Exércitos: 

Considerem: Chamem as pranteadoras profissionais; mandem chamar as mais hábeis entre elas. 

Venham elas depressa e lamentem por nós, até que os nossos olhos transbordem de lágrimas e águas corram de nossas pálpebras.

—Jeremias 9: 17 – 19

 

SEU DESAFIO: EXPRESSAR TRISTEZA GENUÍNA PELA DESTRUIÇÃO QUE O PECADO

PROVOCA EM NOSSO MUNDO.

 

O chamado de Deus para Jeremias certamente chamou minha atenção. O profeta estava no meio de uma circunstância dolorosa. É evidente que Judá não aprendeu nada com o que aconteceu com Israel, e Deus disse a ele para procurar por mulheres que fossem pranteadoras profissionais para vir e clamar, para que a cidade de Jerusalém também fosse encorajada a chorar por si mesma. Eles precisavam clamar porque a cidade deles havia sido destruída. Essas mulheres foram não apenas para chorar, mas também para ensinar suas filhas a chorar, um legado familiar de lamentos.   

A morte estava ao redor deles, a destruição. . .  a desolação. . . mas essas mulheres não apenas choraram com seus olhos sobre tudo o que eles haviam perdido. Elas dirigiram seu pranto para o céu. 

 

Somos muito bem governadas e amadas demais para acreditar que estamos sozinhas em nossa dor. E não esqueçamos que qualquer que seja a “destruição” que possamos experimentar no aqui e agora, não é o fim da história, e isso não vai durar para sempre. Somos ajudadas a suportar essa dor presente com a certeza de que tudo que agora está destruído será um dia redimido. —Nancy DeMoss Wolgemuth, Heaven Rules (O Céu Reina)

 

Confiar que Deus reina e tempos de lamento não são mutuamente exclusivos. Às vezes somos chamadas a ir a Deus com corações arrependidos, sobrecarregados pela dor de nosso mundo e clamar a Deus por misericórdia.  

Como mulheres, Deus nos criou com emoções para sentir e ter empatia por aqueles que sofrem. Hoje vamos juntar nossas vozes e clamar. Lamente quando for preciso.

  • Lamente pelos perdidos, que passarão a eternidade separados de Deus se recusarem-se a voltar para Ele. 
  • Lamente por aqueles cujas vidas foram destruídas pelos pecados de outros
  • Lamente pelas atrocidades da guerra acontecendo por todo nosso mundo.
  • Lamente por uma cultura que perdeu suas amarras espirituais. . . 

 

Lamente pelas necessidades que o Espírito Santo colocar em seu coração. Não se contenha. Clame ao Senhor sobre as coisas que partem seu coração hoje e peça a Ele que intervenha, como só Ele pode. 

 

COMO ORAR

Ouve a minha oração, Senhor! 

Chegue a ti o meu grito de socorro!

Não escondas de mim o teu rosto, quando eu clamar, 

quando estou atribulado!

Inclina para mim os teus ouvidos;

responde-me depressa!

 

Tu, porém, Senhor, no trono reinarás para sempre,

o teu nome será lembrado de geração em geração.

Tu te levantarás e terás misericórdia de Sião;

 pois é hora de lhe mostrares compaixão;

 o tempo certo é chegado. – Salmo 102: 1-2, 12-13

 

O QUE ORAR  

  • O que te leva às lágrimas? Como você pode transformar essa tristeza em uma declaração de que o céu reina?
  • Siga o modelo da postura das mulheres pranteadoras dos dias de Jeremias. Peça ao Senhor para resgatar aqueles que estão presos ao pecado. 
  • Peça ao Senhor para criar um legado em sua família. O que você gostaria que Ele fizesse ao longo das gerações?

 

Yamell de Amarillo ama a Palavra de Deus, é firme em suas convicções e vive sua vida cristã apaixonadamente. Atualmente, ela é a gerente de conteúdo e projetos especiais para o Aviva Nuestro Corazones.