icon-newsletter

Dia 3: superando a comparação

“Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. Esse tipo de “sabedoria” não vem do céu, mas é terrena, não é espiritual e é demoníaca. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.” —Tiago 3: 14-16


SEU DESAFIO:

Deixe a sabedoria Divina livrar você de sua mentalidade de comparação


Por Shannon Popkin

Certa vez, depois de uma visita da minha amiga Ângela, meu marido perguntou por que eu estava tão mal-humorada. “Você geralmente adora que a Ângela venha”, ele disse. Eu respondi: “Pois é … acho que não gosto mais da Ângela”.

Meu marido ficou perplexo. “Shannon, você ama a Ângela! O que está acontecendo?”

Eventualmente, percebi que não era da Ângela que eu não gostava. Era a percepção de mãe que ela me passava.

As meninas da Ângela brincaram docemente sob o sol, aproveitando a piscina, fazendo artesanato e brincando de casinha. Meus meninos discutiram constantemente, interrompendo um ao outro e tentando superar as histórias um do outro.

Eu me senti como uma mãe “menor” – e essa é uma sensação horrível. Como mãe, esposa, dona de casa, vizinha, funcionária, voluntária de um ministério, amiga… você já se sentiu “menor” que alguém?

 

A SABEDORIA QUE TIAGO ENSINOU

Gostaria de apontar alguns versículos do livro de Tiago que me ajudaram com minhas dificuldades de comparação.

Tiago clama por um tipo de sabedoria que é despojada da forma comparativa tão comum no mundo em que vivemos. Veja como ele conecta o pensamento comparativo (em negrito) com a “sabedoria” do nosso inimigo (sublinhado):

“Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. Esse tipo de “sabedoria” não vem do céu, mas é terrena, não é espiritual e é demoníaca. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.” (Tiago 3: 14-16, minha ênfase)

Usando minha situação com a Ângela, vamos considerar três mensagens de comparação vindas de baixo ao lado da sabedoria que vem do alto.

 

TRÊS MENSAGENS DE COMPARAÇÃO VINDAS DE BAIXO

  1. Você deve se afastar.

Deus nos chama à união, mas o inimigo trabalha para nos convencer que devemos nos afastar de outros cristãos. Jesus deseja que nos unamos como Igreja, sempre edificando um ao outro. (Efésios 4:12)

Ângela é uma amiga querida e eu sou melhor como mãe por causa de sua influência.  Somos forte quando andamos juntas e enfraquecidas se separadas.

 

  1. Seus pontos fortes não são lá grande coisa.

Qualquer desejo de minimizar os sucessos ou pontos fortes de minha amiga está repleto de inveja e amargura. Em contraste, veja a liberdade que acompanha a sabedoria divina descrita por Tiago: “Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera”. (Tiago 3:17).

A liberdade que vem de Deus me permite apreciar minha amiga.  Em vez de me sentir ameaçada, sou capaz de aprender com ela e me tornar uma mãe melhor.

 

  1. Meus pontos fracos não são dos piores.

Repare essa parte do aviso de Tiago: “Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. (Tiago 3:14).

Sou tentada a me gabar dos meus sucessos e varrer os meus fracassos para debaixo do tapete. A sabedoria de cima me aponta para uma direção completamente diferente. Deus se agrada quando me diminuo em arrependimento e humildade.

A visita de Ângela expôs algumas lacunas minhas como mãe. Eu precisava primeiro me humilhar e dizer: “Tudo bem, Senhor. O que o Senhor está me mostrando? Como posso crescer?”

 

REFLITA E RESPONDA:

  • Com quem você tem se comparado? Quais das mensagens de comparação citadas acima fazem parte do seu repertório?
  • Considere estas verdades libertadoras hoje: eu preciso de amigas que edificam a minha fé, posso celebrar os pontos fortes dos outros sem me sentir ameaçada e minha fraqueza é uma oportunidade para me humilhar e crescer.

Chamando as mulheres à liberdade, plenitude e abundância em Cristo. Aviva Nossos Corações é um ministério para mulheres, filial no Brasil da organização internacional Revive Our Hearts.

© 2022 Aviva Nossos Corações.