icon-newsletter

Dia 6: sabedoria relacionada a fé e amizades

“Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.”—1 Tessalonicenses 5:11


SEU DESAFIO:

Busque amizades cristãs onde quer que esteja.


Por Heidi Jo Fulk

P: “Nós mudamos muitas vezes. Cada vez nos tornamos parte de uma igreja que ensina a Bíblia e começamos a participar da escola dominical, estudos bíblicos e grupos comunitários. Amizades com mulheres piedosas são difíceis de desenvolver. Eu estendo a mão. Eu me esforço, mas às vezes o chão é duro. Parece ser mais difícil quanto mais velha fico, porque muitas mulheres parecem já ter suas amizades estabelecidas. Como posso ser uma amiga melhor, mesmo quando estamos sempre mudando? ”

R: Seu compromisso de ser uma parte ativa de uma igreja local que ensina a Bíblia é muito sábio. Admiro a humilde perspectiva de sua pergunta. Você está procurando maneiras de ser uma amiga melhor e perseverar em fazer amizades piedosas.

Mas eu sei que existem obstáculos para enfrentar e pensamentos e sentimentos que você está experimentando no meio de tudo isso. Embora minha família e eu tenhamos experimentado apenas duas grandes mudanças, eu vi meu irmão, minha cunhada e seus filhos se mudarem com frequência durante a carreira militar do meu irmão. Fui falar com minha cunhada para ver quais dicas sábias ela poderia compartilhar.

 

Peça a Deus para moldar suas expectativas. (Salmo 19:14; Romanos 8:5–6; 1 Pedro 1:13). Expectativas podem ser assassinas de amizades. A dimensão e profundidade de nossas amizades variam nas diferentes épocas de nossas vida. Use essa sabedoria para moldar suas expectativas e peça a Deus que dê a você as amizades de que você precisa para esta época de sua vida.

 

Verifique a existência de ídolos . Você está idolatrando a ideia de comunidade? O plano de Deus não é que a amizade nos preencha – apenas Ele é capaz de fazer isso completamente (Salmo 62: 5; Provérbios 18:24; Mateus 6:33). Às vezes, a solidão que sentimos pode nos levar à alegria ao lembrarmos que Cristo está em nós aqui na terra. Isso pode nos direcionar à esperança que temos na promessa de glória com Ele no céu.

 

Seja tardia para falar e pronta para ouvir (Tiago 1:19). Ouvir a ajudará a conhecer pessoas e aprender a falar de maneiras mais significativas.

 

Busque hospitalidade em seu lar (1 Timóteo. 5:10; Hebreus 13:2). Embora, em um novo lugar, possa ser difícil, cansativo e potencialmente doloroso tomar a iniciativa, vale a pena porque a busca pela hospitalidade dá a você oportunidades de servir a outros, mesmo que não resulte em amizades perfeitas.

 

Não desconsidere a distância. Embora as amizades locais sejam ótimas, as amizades a longa distância também são valiosas! Vivemos em uma cultura extremamente transitória e podemos ser gratas a Deus pela tecnologia que nos mantêm em contato não importa qual seja a distância.

 

Escolha confiar.  Algo certeiro, que pode trazer gratidão e contentamento, é confiar que Deus está escrevendo a sua história. Se Deus deseja que você tenha muitas amizades localmente, Ele não hesitará em trazê-las. Se Ele tem uma amizade profunda para você, você encontrará essa amiga. Se Ele deseja que a solidão a traga para mais perto Dele, Ele estará com você. Ele é suficiente (Salmo 62).

 

REFLITA E RESPONDA:

  • Qual é a parte mais difícil de fazer novas amizades? Peça a Deus para ajudá-la a ter coragem e perseverar nessa área.
  • O que você pode fazer para ser uma amiga melhor?
  • Pense em uma maneira prática de dar as boas-vindas a alguém que é nova em sua igreja ou comunidade.

Chamando as mulheres à liberdade, plenitude e abundância em Cristo. Aviva Nossos Corações é um ministério para mulheres, filial no Brasil da organização internacional Revive Our Hearts.

© 2022 Aviva Nossos Corações.