icon-newsletter

Dia 8: quando seu marido não pastoreia

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.—Efésios 4:15


SEU DESAFIO:

Ore por sabedoria ao expressar quaisquer áreas de preocupação a seu marido.


Por Joy McClain

A preocupação de Deus com o bem-estar de seus filhos e de sua família é real. Ele conhece suas lutas, frustrações e o pecado envolvido. Quando você sentir que está de mãos atadas ou que está perdendo influência sobre seus filhos, reserve um tempo para avaliar a situação à luz do amor de Deus por você e por eles.

 

Seus filhos são uma dadiva e você é chamada para pastorear suas vidas e corações. Porém isso pode resultar em uma mãe cansada e você sente que está fazendo tudo sozinha.

 

Seu marido será considerado responsável perante Deus, conforme vemos em Efésios 6:4: “Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor”. Por mais tentador que seja correr para o seu marido e mostrar a ele este versículo, o resultado desejado é que o coração do seu marido se volte para o Senhor, não para as suas expectativas.

 

Abra seu coração para orar por seu marido. Quem mais o conhece como você, o ama e deseja vê-lo andar livre e plenamente no Senhor? Se seus filhos tiverem idade suficiente, convide-os a orar pelo pai. Se estiverem expressando preocupação ou demonstrando comportamento que decorre de preocupação ou medo, faça com que se sintam seguros para compartilhar seus sentimentos. Mesmo quando você não tem as respostas, encaminhe-as para Cristo. Deixe que eles vejam que você é um exemplo quando se trata de levar todas as preocupações ao Senhor (Salmos 50:15).

 

Calma, gentileza e amor, nascidos da humildade e da busca ao Senhor, são necessários para expressar suas preocupações (Efésios 4:15). Seu objetivo não é colocá-lo em seu lugar, mas vê-lo edificado em Cristo.

 

Se houver problemas profundos, como abuso, raiva ou vício, provavelmente há outras áreas sendo afetadas. Converse com alguém que seja sábio e arraigado na fé e envolva as autoridades, se for o caso.

 

É o Espírito Santo quem nos convence e nos capacita a mudar. Você não pode mudar seu marido. Mas Deus se preocupa profundamente com a condição de seu lar. Ele também deu a você a responsabilidade de cuidar de seus filhos e protegê-los. Ore por sabedoria. Ore para que seu marido tenha um coração flexível, para que ele esteja disposto a ouvir e aberto às suas preocupações.

 

O objetivo principal de seu lar é criar seus filhos centrados em Deus. A maneira como eles veem você reagir será uma influência em suas vidas. Se você for fiel em levar suas preocupações ao Senhor, poderá ter um impacto duradouro.

 

Deus se preocupa. Ele a abençoou com filhos e será fiel para ajudá-la a criá-los. Ore diligentemente pelo coração do seu marido. Peça pela sabedoria de mulheres de fé mais maduras. Ensine a seus filhos os caminhos dEle, incluindo o respeito ao pai. Mesmo ao confrontar o problema, mantenha um espírito de humildade visando restauração em vez de condenação. Seus filhos aprenderão que podem confiar e lançar todas as suas preocupações sobre o Senhor por meio de seu exemplo.

 

REFLITA E RESPONDA:

  • Reflita sobre como Deus lidou com você em relação as suas escolhas pecaminosas. Louve-o por Sua graça e amor infalíveis.
  • Na próxima vez que você ficar chateada com as escolhas de seu marido ou tentada a atacá-lo, pense em algumas maneiras de “falar a verdade em amor”.
  • Passe algum tempo orando por seu marido e peça que o Senhor lhe dê discernimento nas áreas de entretenimento. Ore para que o Senhor proteja o coração de seus filhos, que eles cresçam na fé ao verem o amor de Cristo refletido em seu exemplo.

Chamando as mulheres à liberdade, plenitude e abundância em Cristo. Aviva Nossos Corações é um ministério para mulheres, filial no Brasil da organização internacional Revive Our Hearts.

© 2022 Aviva Nossos Corações.