icon-newsletter

Celebre a glória do Natal: um devocional do advento

Por Dawn Wilson

 

Advento” simplesmente significa “chegada.” Os calendários do advento foram originalmente projetados para ajudar as pessoas a se concentrarem no primeiro advento do nosso Redentor. Mas hoje em dia tenho visto muitos calendários do advento com “presentes” divertidos, como saquinhos de chá exóticos ou doces. Um até tinha um batom diferente para cada dia de dezembro até o Natal!

 

Meus calendários do advento favoritos são aqueles que nos convidam a refletir sobre o maior presente de todos – Jesus.

 

Dr. David Jeremiah escreveu: “Muitas vezes, ficamos tão sobrecarregados com os compromissos do Natal que não paramos para refletir sobre as maravilhas que ele representa.” Espero que você permita que este devocional do advento reviva a maravilha do verdadeiro significado do Natal em sua vida.

 

1 de dezembro: Não espere até a manhã de Natal para ler os eventos sobre o nascimento de Jesus e seus primeiros dias. Leia Lucas 2:1–20 e Mateus 2:1–12 hoje, e considere a criatividade do Pai no desenrolar da história – observe os detalhes inesperados, surpreendentes e “não tão normais”. Então pense em pelo menos uma maneira criativa de focar sua atenção ainda mais em Jesus este ano. Peça ideias à sua família.

 

2 de dezembro: “No Natal nossa tendência é concentrar nossa atenção na infância de Cristo”, disse o pastor e professor John MacArthur Jr. “A grande verdade dessa data é a Sua divindade. Mais surpreendente do que um bebê na manjedoura é a verdade de que esse bebê prometido é o Criador onipotente dos céus e da terra!” Descubra a verdadeira natureza do “menino Jesus” em João 1:1, 14; Lucas 1:35; Mateus 26:63–64; João 19:7; e Hebreus 1:3.

 

3 de dezembro: “Só em Cristo”  https://www.youtube.com/watch?v=H3rFuW6cRAQ  está no meu “play list” de hinos natalinos! Diz: “Só Cristo homem se tornou, frágil bebê, mas pleno Deus”. Deus se agradou de ter toda a Sua plenitude habitando em Jesus. Homem e divindade, Jesus é o nosso Salvador perfeito. Leia Colossenses 1:19, 2:9; Romanos 5:10; 2Coríntios 5:18–9; Colossenses 1:19–22; e Efésios 1:7 – então louve a Deus pela reconciliação em Cristo.

 

4 de dezembro: O Príncipe da Paz ”(Isaías 9: 6) não iria querer você frenética nesta época. Peça a Ele sabedoria para simplificar. Reduza sua lista de presentes ou encontre maneiras de economizar. Escolha celebrações significativas. Reserve um tempo para descansar. “Menos é mais” traz liberdade para buscar o que é realmente importante. Leia Colossenses 3:15; Hebreus 12:14; 1Pedro 5:7; Filipenses 4:7; Salmo 29:11, 85:8, 119: 165; e Romanos 12:18. Em seguida, peça a Deus para ajudá-la a simplificar.

 

5 de dezembro: Você já parou para pensar no fato do berço que segurou Jesus ser apenas parte da história da redenção? Também há uma cruz e uma coroa. Leia atentamente estas Escrituras hoje, meditando e dando graças pelo plano de Deus para nos redimir: 1Pedro 2:24-25; Gálatas 3:13; Romanos 6:6, 10-11; Apocalipse 19:16; Mateus 24:30–31 e 25:31–34.

 

6 de dezembro: O autor cristão Roy L. Smith escreveu: “Quem não tem o Natal em seu coração, nunca o encontrará debaixo de uma árvore”. O que significa “Natal no seu coração”? As pessoas procuram satisfação nas armadilhas temporárias do Natal, mas a satisfação duradoura só é encontrada em Cristo. Considere Salmos 16:11, 22:26, 107:9 e João 6:35. Você está realmente contente em Cristo?

 

7 de dezembro: Em 2016, a Federação Norte Americana de Varejo estimou que os compradores médios gastariam o seguinte em presentes de Natal: $485,98 (na família), $81,05 (amigos), $26,11 (colegas de trabalho), $28,11 (conhecidos como professores, clérigos, babás, outros) e $147,28 (por conta própria, devido a grandes descontos nessa época). E quanto aos presentes para Jesus? Em 2Coríntios 8:1–5, o que os seguidores de Cristo faziam antes de darem presentes sacrificiais a outros? O que você dará para honrar Jesus?

 

8 de dezembro: Atos 20:35 diz: “Mais bem-aventurado é dar do que receber”. O espírito natalino infere doação – reflita sobre o coração generoso do nosso Pai. Medite em Filipenses 4:14-20 e 2Coríntios 8:1-9: 15. Como você pode doar generosamente, até mesmo com sacrifício, para atender às necessidades cruciais de outras pessoas neste Natal?

 

9 de dezembro:  Considere algumas das profecias cumpridas no Natal e peça a Deus para aumentar a sua fé na Sua fidelidade: Isaías 7:14 e Mateus 1:21–23 (o nascimento virginal); Miquéias 5:21–12, 18 (o massacre de inocentes para matar o “rei recém-nascido”); e Oséias 11:1 e Mateus 2:15 (a fuga da família do Egito). Deus sempre será fiel à Sua Palavra!

 

10 de dezembro: Cante “Noite de Paz”. Na correria desta temporada de festas, reserve um tempo hoje para se aquietar e lembrar que Deus é Deus e está no controle. (Leia Salmo 46:10; Isaías 14:24; e 1Crônicas 29:11–12.) Esta noite, saia de casa e observe as estrelas. Peça a Deus para providenciar um “silêncio santo” ao meditar no Salmo 115:3: “O nosso Deus está nos céus; e pode fazer tudo o que lhe agrada.”

 

11 de dezembro: “Glória a Deus nas alturas!” Os anjos proclamaram essas palavras (Lucas 2:14) e você também pode! Susan Hunt escreveu: “Quando uma mulher está absorta na glória de Deus, ela interpretará sua vida de acordo com a Sua verdade”. Como você pode trazer honra e glória ao nome de Deus neste Natal? Algumas ideias: 1Coríntios 10:31; Mateus 5:16; Apocalipse 4:11; 1Pedro 1:14-15.

 

12 de dezembro: A canção natalina  “It came upon a midnight clear” (Na bela noite se ouviu) fala de cansaço, tristeza e dor, mas também oferece uma solução: “O mundo ficou sem se mover, solenemente, para ouvir os anjos cantar.” Os anjos cantaram sobre uma época em que a paz cobriria a terra. A mensagem do Natal está cheia de esperança, paz e descanso. Considere estes versículos e peça a Deus por Sua paz hoje: Mateus 11:28–30; João 14:27; e Filipenses 4:6-7

 

13 de dezembro: “O paradoxo do Natal”, escreve o Dr. David Jeremiah, “é percebido nos sons . . . é tudo parte do frenesi da temporada. No entanto, os melhores momentos do Natal são aqueles onde há tranquilidade, e o melhor reflexo do Natal ocorre no espelho do nosso próprio coração.” Reflita sobre a condição do seu coração durante o “barulho” do Natal. Como você refletirá a paz de Deus para os outros? (Salmo 139:23–24; Isaías 30:15).

 

14 de dezembro: Ao preparar sua mesa para a festa do Natal, pense em lembranças especiais com a família ou amigos nos anos anteriores. Em seguida, “festeje” com as bênçãos que Deus lhe deu no passado. “Provem e vejam como o Senhor é bom!” (Salmo 34: 8). Como provar o “leite e a carne” das Escrituras cria em você fome espiritual de conhecer e amar mais a Deus?

 

15 de dezembro: Muitas canções natalinas transbordam de alegria. Você consegue pensar em uma ou duas para cantar? Considere o seguinte: há algo hoje roubando a alegria da sua vida? Você pode dizer que está “se deleitando” no Senhor? Por que ou por que não? Leia Salmo 94:19; 1Pedro 1:8–9; e Romanos 15:13. O que Deus está dizendo ao seu coração sobre Seu desejo de restaurar ou aumentar a sua alegria?

 

16 de dezembro: Nancy DeMoss Wolgemuth diz: “O Natal tem tudo a ver com rendição”. Jesus se rendeu ao Pai e entrou na história da humanidade para se tornar o Salvador do mundo. Leia Filipenses 2:5–8 e 1João 4:14. Assim como Jesus se rendeu à vontade do Pai, Ele nos chama para fazer o mesmo. Existe algo que o Senhor está pedindo para você fazer ou obedecer? Você se renderá hoje?

 

17 de dezembro: Charles Spurgeon escreveu sobre Lucas 2:14: “Não tente celebrar o Natal sem boa vontade para com os homens.” A “loucura” do Natal pode estressar relacionamentos importantes. No sentido humano, boa vontade é ser amigável, prestativo e cooperativo. Leia Colossenses 3:12; Romanos 12:10; Efésios 4:32; e 1Pedro 4:8. Peça a Deus para lhe mostrar onde você pode demonstrar boa vontade nos seus relacionamentos.

 

18 de dezembro: O Dr. Charles F. Stanley disse: “O Natal é aquele momento em que Deus, em Seu amor incondicional, desceu do céu para a terra, a fim de que um dia pudéssemos sair da terra para o céu”. Leia Filipenses 2:5-11; 1João 4:9 e 5: 1–13. Ao imaginar o que o Salvador fez por você ao deixar o céu, expresse sua gratidão por Sua humildade, amor e sacrifício.

 

19 de dezembro: Você pode ver presépios montados por aí, mas você realmente enxerga a história por trás dessas montagens ? Cante “Num berço de palha dormia Jesus” e reserve um tempo para refletir sobre Jesus, Maria, José e todo o cenário em volta do presépio. C.S. Lewis nos lembrou: “Certa vez em nosso mundo, um estábulo conteve algo que era maior do que o nosso mundo inteiro.” Esse “algo maior” era o Salvador. Leia Efésios 1:3-23 e lembre-se por que Ele veio.

 

20 de dezembro: John R. Rice declarou: “Você nunca pode realmente aproveitar o Natal até que possa olhar para o rosto do Pai e dizer a Ele que recebeu Seu presente de Natal.” Leia João 3:16; 10:28; e 1João 5:11. Você recebeu o presente de Deus? Elogie-o! Você tem família, vizinhos ou amigos que ainda não receberam Seu presente? Reserve um tempo hoje para orar por eles por nome.

 

21 de dezembro: O hino de Charles Wesley, “Come though long expected Jesus” (Vem, tão esperado, Jesus)    https://www.youtube.com/watch?v=etvdZ3lmlic  exorta-nos a encontrar o nosso descanso em Cristo, a “esperança de toda a terra” e “alegria de todos os corações ansiosos”. Os cristãos do Antigo Testamento às vezes se cansavam, esperando a vinda do Messias. Você está cansada de esperar a volta de Jesus? Ao ler esses versículos, peça ao Senhor para inundar seu coração com esperança: Hebreus 11: 1,12: 1–2; Apocalipse 22:20.

 

22 de dezembro: Oswald Chambers fez uma pergunta penetrante: “Tenho permitido que minha vida pessoal se tornasse uma `Belém´ para o Filho de Deus?” O desejo do apóstolo Paulo era que Cristo fosse “formado” em todo aquele que nascesse de novo (Gálatas 4:19). Leia 2Coríntios 3:17-18; João 13:15; 1João 2:6; e Lucas 6:40. Qual é a evidência de que sua vida está se tornando mais parecida com Jesus?

 

23 de dezembro: “Quem pode acrescentar algo ao Natal?” perguntou Corrie Ten Boom. “O motivo perfeito é que Deus amou o mundo. O presente perfeito é que Ele deu Seu único Filho. O único requisito é acreditar Nele.” Pense no que você pode estar tentando acrescentar ao Natal. Leia 1Coríntios 10:23 e 31. O que você pode subtrair para ter um dia mais focado em Cristo, glorificando a Deus?

 

24 de dezembro: “Se pudéssemos condensar todas as verdades do Natal em apenas duas palavras”, disse John F. MacArthur Jr., “estas seriam as palavras: ‘Deus conosco.’” Nosso Salvador, Emanuel, é Deus conosco (Mateus 1:23). E quando estamos em Cristo, podemos estar com Ele para sempre. Contemple a maravilha da presença de Deus em Mateus 28:20; Isaías 41:10; Deuteronômio 31:8; Salmo 139:7–10; e Jeremias 23:23-24.

 

25 de dezembro: “Cantam anjos harmonias”, de Charles Wesley, é um lembrete do porquê Jesus veio – especialmente estas palavras: “Traz do céu o Rei-Messias paz com Deus e santo amor.” Jesus nasceu para nos reconciliar com Deus. Nossos pecados nos separam de Deus (Isa. 59:1-2), mas somos reconciliadas com Ele por meio de Jesus, que veio para morrer por nossos pecados (2Coríntios 5:18-19; Colossenses 1:19-22; Romanos 5:10).

 

O apologista cristão, Ravi Zacharias, escreveu: “O menino Jesus na manjedoura é para sempre uma indicação de quão longe Deus irá para reconciliar sua criação, um salvador disposto a descer para que pudéssemos ascender com Ele”. Agradeça ao Pai hoje pelo nascimento de Jesus, o Abençoado que veio para nos reconciliar com Deus.

 

https://www.reviveourhearts.com/true-woman/blog/celebrate-christmas-glory-advent-devotional/