icon-newsletter

Como orar quando alguém que você ama está preso(a) ao pecado

Por Erin Davis

Uma leitora recentemente fez essa pergunta difícil. . .

 

Você pode escrever sobre como orar por alguém (como pai ou irmão) que está lutando com o pecado?

 

Consegui ler as entrelinhas.  Essa pergunta não era uma pergunta hipotética. Não se tratava de algo que estava acontecendo com outra pessoa.  Ela queria saber como orar por alguém que está lutando com o pecado porque ela conhece e ama alguém nessa condição.

Quando as pessoas mais próximas a nós pecam, dói. O pecado é destrutivo. Quando estamos por perto, muitas vezes somos atingidos por estilhaços. Admiro profundamente a disposição dessa garota de orar em vez de simplesmente assumir a posição de “não é meu problema”. E entendo seu pensamento: como devo orar sobre isso?

 

A verdade é que todas nós temos um problema com o pecado. É por isso que precisamos tanto de Jesus. Mas se alguém que você ama está preso a algum tipo de pecado, ou se recusa a se arrepender do pecado, as apostas tornam-se muito altas. Quando não sei o que orar, oro a Palavra de Deus. Com isso em mente, aqui estão dez formas que foram tiradas diretamente das Escrituras em como orar por alguém que está preso ao pecado.

 

  1. Ore para que veja seu pecado como Deus o vê.

Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá. (Isaías 59:2)

 

  1. Ore para que seu coração duro amoleça.
    Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. (Ezequiel 36:26)

 

  1. Ore para que reconheça a bondade de Deus.
    Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento? (Romanos 2:4)

 

  1. Ore para que tenha um desejo pela Palavra de Deus.
    Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’”. (Mateus 4:4)

 

  1. Ore para que a Palavra de Deus opere no seu coração.
    Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4:12)

 

  1. Ore para que as consequências de seu pecado se tornem claros para ele ou ela.
    Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. (Salmo 51:3,4)

 

  1. Ore para que seja cercado(a) por pessoas que falam a verdade.
    Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta, lembrem-se disso: Quem converte um pecador do erro do seu caminho, salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados. (Tiago 5:19,20)

 

  1. Ore para que reconheça que somente Deus pode satisfazer seus anseios mais profundos.
    Porque ele sacia o sedento e satisfaz plenamente o faminto. (Salmo 107:9)

 

  1. Ore para que saiba quanto Deus o/a ama.
    “Para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor, possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus. (Efésios 3:17-19)

 

  1. Ore para que se arrependa.
    Arrependam-se, porque o Reino dos céus está próximo. (Mateus 3:2)

 

Duas orações que jamais devem ser feitas

 

Ao orar, nunca ore dessa forma . . .

 

  1. Orações do tipo “pegue-o(a) na marra, Senhor”.
    Meu pastor chama essas orações que estão enraizadas no desejo de que Deus puna alguém de “orações pegue-o(a) na marra”. Se alguém que você ama pecou contra você, esse tipo de oração pode ser tentador. Lembre-se do quanto Deus te perdoou, apesar de não merecer. Ore para que Ele faça o mesmo pelos outros, mesmo que eles ou elas te machucaram.

 

  1. Orações “viga no olho”.
    Todas nós pecamos. Todas precisamos desesperadamente do perdão de Deus. Essa é uma perspectiva importante quando estamos orando sobre o pecado na vida de outra pessoa. Se alguém que você conhece está preso(a) ao pecado, ore fervorosamente! Mas mantenha seu próprio pecado em mente.

 

Jesus colocou da seguinte forma:

 

“Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.” (Mateus 7:3-5)

 

O que Deus faz é lidar com o pecado. Não existe pecado que seja grande demais para Ele perdoar, nem pecador que tenha ido longe demais para Deus trazê-lo de volta. Enquanto você aguarda que Ele faça a milagrosa obra redentora que somente Ele pode fazer, continue orando com grande expectativa.

Você conhece alguém preso a um certo tipo de pecado? Qual dessas orações você começará a orar hoje a seu favor?