icon-newsletter

Encorajando um ao outro

Por Nancy DeMoss Wolgemuth

Em um mundo onde terrorismo, guerra, violência e divórcio são tópicos do cotidiano, um dos ministérios mais vitais que podemos ter como mulheres é o ministério de encorajamento.

Todos nós sabemos como é estar desencorajado. E todos conhecemos pessoas que precisam muito de encorajamento. Toda semana ouço ouvintes que lutam contra a desesperança e o desânimo. Eles precisam desesperadamente do dom de encorajamento – alguém para lhes dar coragem, esperança, confiança e conforto.

Ser um encorajador não é natural para a maioria de nós, mas, para um cristão, não é uma opção. Trinta e duas vezes no Novo Testamento somos lembrados de coisas que devemos fazer um pelo outro. Um desses comandos é encorajar um ao outro (Hebreus 3:13). Quando encorajamos os outros, estamos refletindo o coração de Deus, que é “o Deus do encorajamento” (Romanos 15: 5).

Quem precisa de encorajamento?

Ao pensar nas pessoas que você conhece, peça a Deus para colocar em seu coração duas ou três que precisam de encorajamento.

Comece com sua própria família. É uma hipocrisia da nossa parte tentar encorajar o mundo inteiro, ao passo que não incentivamos aqueles dentro das quatro paredes de nossas próprias casas.

Se você é casada, seu esposo precisa que você seja a líder de torcida número um dele. Sua casa deve ser um refúgio para seu esposo, o único lugar em que ele sabe que pode encontrar um encorajamento consistente.

Mães, seus filhos, não importa quão jovens ou velhos, precisam do seu encorajamento. Quando as pessoas falam palavras encorajadoras para nós, somos motivados a cumprir suas palavras. Sob encorajamento todo mundo floresce, e seus filhos também irão.

Outras pessoas que precisam de nosso encorajamento:

  • pastores, suas esposas e a equipe ministerial da igreja
  • outras mães, incluindo gestantes e mães solteiras
  • pessoas solitárias, como pessoas solteiras ou idosos
  • pessoas doentes e hospitalizadas
  • novos convertidos
  • aqueles que estão tendo dificuldade com um pecado habitual
  • aqueles que estão enlutados

A melhor maneira de experimentar o encorajamento que você deseja é ser um encorajador para os outros. Portanto, peça a Deus para ajudá-la a ver as pessoas com os olhos dEle, amá-las com o coração dEle e encorajá-las com mãos que ajudam. Ao fazer isso, Deus encorajará e fortalecerá o seu próprio coração.

Maneiras de encorajar

Não conheço nada mais encorajador que você possa fazer pelos outros do que orar. Ore por pessoas e ore com elas. Se alguém disser “estou com dificuldades” ou “estou precisando de”, pare e ore com essa pessoa nesse exato momento se possível.

Não consigo dizer o quanto isso significa para mim quando alguém diz: “Deixe-me orar por você” – e o faz  ali mesmo! Tenho um amigo que praticamente nunca termina uma conversa – pessoalmente ou por telefone – sem orar pela pessoa com quem está falando. Esse amigo tem sido uma enorme fonte de encorajamento para mim e para muitos outros.

Outra maneira importante de encorajarmos um ao outro é com nossas palavras. Provérbios 12:25 nos diz que “a ansiedade no coração do homem causa depressão, mas uma boa palavra a alegra”. Suas palavras encorajadoras podem ser um tônico na vida de outra pessoa.

Não posso enfatizar o suficiente a importância disso para as pessoas mais próximas. Pense nos momentos em que seu esposo está realmente desanimado. Suas palavras o derrubam ainda mais ou o fortalecem? Suas palavras, sejam elas ditas ou escritas, podem inspirar coragem e força no coração de pessoas que se sentem irremediavelmente sobrecarregadas.

Podemos encorajar um ao outro ao dar presentes – e esses presentes não precisam ser caros. Semana passada, recebi vários presentes significativos – incluindo um quadro com um texto das Escrituras, flores, bloquinho de notas e um CD de músicas de louvor – de pessoas que só queriam que eu soubesse que estavam pensando em mim. Que incentivo esses lembretes especiais foram para o meu coração!

Atos de serviço são outra maneira de encorajar os outros: cozinhe uma refeição para alguém; se ofereça para cuidar dos filhos de um casal para que possam sair juntos; visite uma pessoa idosa; ou limpe a casa para um amigo doente ou uma mãe com vários filhos pequenos.

Em um mundo em que tantas pessoas estão tristes, solitárias e magoadas, como precisamos encorajar uma à outra. Ao fazer isso, Deus usará nossas mãos, corações e palavras para revelar o coração Dele ministrando graça às pessoas ao nosso redor.

https://www.reviveourhearts.com/articles/encouraging-one-another/

Chamando as mulheres à liberdade, plenitude e abundância em Cristo. Aviva Nossos Corações é um ministério para mulheres, filial no Brasil da organização internacional Revive Our Hearts.

© 2021 Aviva Nossos Corações.