icon-newsletter

Gostaria que alguém tivesse me dito: 3 mensagens para um eu mais jovem

Por Barbara Reaoch

Eu me senti fraca. Livros para pais ajudaram um pouco, mas cuidar do meu recém-nascido fez meu coração chorar: “Eu gostaria que alguém pudesse me dizer como ser mãe!” Uma mulher mais madura se ofereceu para responder às minhas perguntas, e Cheryl sabia o que estava fazendo. Seus cinco filhos eram uma prova viva disso. Eu me agarrei a cada palavra dela. Mais tarde, quando ela me falou sobre Deus, confiei em Jesus para me salvar.

Agora eu sou a mulher mais madura. Tendo crescido na doçura da minha união com Cristo por mais de quarenta anos, tenho um encargo bíblico: “Uma geração contará à outra a grandiosidade dos teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos.” (Salmo 145:4). Deixe-me compartilhar algumas das orientações que gostaria de ter recebido no início da minha vida em Cristo.

 

1. Preencha sua mente e coração com as verdades de Deus

Irmã em Cristo, você é uma cristã! Talvez questione quem você é e por que está aqui. Você é filha de Deus agora e para sempre. Ele é seu pai. Não importa o quão madura você se torne em Cristo, sua identidade está enraizada neste solo sólido e você tem um propósito que não mudará. Deus a criou para Si mesmo (Gênesis 1:26; Salmo 16:11). Ele a libertou de uma vida que gira somente em torno de você mesma. Confie nEle para lhe dar responsabilidades e caminhos para o sucesso, e saiba que o desempenho e as realizações nunca irão satisfazê-la. Ele projetou você para ser como Ele (1 João 3:1–2). O propósito da sua vida agora é conhecê-lo, amá-lo, apreciá-lo e glorificá-lo.

Às vezes você ainda se sentirá solitária. Onde poderá encontrar verdadeiro contentamento? Na dúvida, apegue-se a esta verdade: Seu Pai está sempre perto. Seu coração é a casa Dele para sempre. Ele ouve o que você está pensando. Ele sabe o que você está sentindo. Quando fui tomada pela minha própria tristeza, gostaria de ter sabido que meu Pai estava me dando a oportunidade de olhar ao redor e ver outras pessoas sofrendo. Eu gostaria de ter olhado mais para Jesus e aprendido com Ele em como consolar e guiar os outros (João 16:12–15). Ele deixou a alegria do céu para cuidar da nossa dor. Ele prometeu atender às suas necessidades mais profundas até que Ele volte (Lucas 10:25–37).

Embora você seja uma nova criação, às vezes ainda sentirá medo. O que você pode fazer? Deus sabe que somos criaturas medrosas, então clame a Ele como Davi: “Quando eu tiver medo, confiarei em ti” (Salmo 56:3). Eu gostaria de ter sabido que ler a Palavra de Deus me daria coragem, que levar Sua verdade em minha mente e coração me fortaleceria em qualquer situação que eu enfrentasse. Eu gostaria de ter sabido que o consumo do pão diário é uma questão de crescimento prático na fé (Lucas 17:5). A fé vem de ouvir a Palavra de Deus, não apenas na primeira vez, mas durante toda a sua vida (Romanos 10:17).

 

2. Preencha sua mente e coração com o amor de Deus

Deus dá presentes tão bons – maridos, sorvete, bebês, flores. Algumas das dádivas de Deus duram uma vida inteira e outras derretem, mas as maiores dádivas de Deus duram para sempre. E você é filha de Deus. Você é amada com um amor eterno. Ele a adotou em Sua família eterna. Nosso Pai nos deu Seu Filho Jesus, e podemos saber que Seu cuidado e todas as Suas promessas são nossos para sempre (Romanos 8:32). Deus ama nos amar (Sofonias 3:17)! Quando parecia que eu não tinha tempo para a Palavra de Deus, gostaria de ter sabido pedir ao nosso Pai que me ajudasse a arrumar um tempo. Quando perdi meu desejo de ler a Bíblia, gostaria de ter sabido que eu deveria continuar a ler a Palavra de Deus. Tempo gasto com Deus é quando o nosso amor por Ele cresce.

Quer você ame orar ou ache difícil orar, chegará o dia em que orar parecerá uma tarefa árdua. Eu gostaria de ter sabido que a ansiedade poderia até me impedir de orar, mas se eu perseverasse, Ele me daria Sua paz enquanto eu orava. Eu gostaria de ter sabido que Deus guarda nossas mentes e corações com Seu amor soberano, poder e verdade (Filipenses 4:6-7). Eu gostaria de ter sabido que orar não é uma questão de “se eu não fizer isso, o dia será terrível.” A oração é a linguagem do amor de Deus. Eu gostaria de ter sabido que, quando uma necessidade surgisse em minha mente, eu poderia transformar isso em oração. O amor por nosso Pai cresce à medida que dependemos Dele (1 João 5:14–15).

Pode chegar o momento em que você questione: “Por que estou indo à igreja?” Eu gostaria de ter sabido que, quando Deus me uniu a Cristo, Ele me uniu à Sua Igreja – a todos os cristãos em todo lugar.  Eu gostaria de ter sabido que toda igreja tem problemas, mas que eu precisava da minha igreja local. Não podemos viver a vida cristã por nós mesmas. Quando me senti insatisfeita, gostaria de ter pedido a Deus que me mostrasse onde servir em minha igreja. Eu gostaria de ter pedido a uma amiga da igreja para orar por mim e comigo. Eu gostaria de ter pedido a Ele para me mostrar alguém para me encorajar com esta verdade – Deus me ama nos meus piores e melhores dias. Na igreja, aprendemos a amar uns aos outros com o amor de Cristo (1 João 3:11).

 

3. Preencha sua mente e coração com a vontade de Deus

Com o passar do tempo, você perceberá quão facilmente seu coração troca o amor a Deus pelo que parece mais seguro ou mais fácil de controlar (Romanos1:22-23). Eu gostaria de ter sabido me perguntar: “Onde devo buscar conforto?” Na internet, na geladeira ou voltando para a cama? Recorrer a qualquer outra coisa que não seja Deus apenas adormece temporariamente a dor. Eu gostaria de ter sabido como facilmente distorceria os bons dons de Deus – um filho, posição, prosperidade ou até mesmo servir a Deus independentemente da bondade que Ele pretende. Eu gostaria de ter pedido a Sua ajuda para recorrer a Ele com todos os meus problemas (1 Tessalonicenses 1:9). Nosso Pai nos promete verdadeira satisfação e realização – mais do que pensamos ser possível.

Um dia, a desconexão entre o que você acredita e a maneira como você vive a atingirá. Pode ser um pecado tão pequeno que você fica tentada a esquecê-lo. Pode ser tão grande que você não consegue se esconder. De qualquer maneira, o desânimo pode vir. Eu gostaria de ter dado uma olhada honesta na maneira como usei meu tempo – horas passadas em frente a televisão, no telefone e trabalhando horas extras são tempo perdido. Você acha difícil quebrar hábitos ruins? Eu gostaria de ter sabido pedir a Deus que me ajudasse a fazer novos hábitos piedosos para expulsar os velhos. Eu gostaria de ter sabido que simplesmente exercer o autocontrole não é o objetivo do estudo da Bíblia, da oração e de outras disciplinas espirituais, mas que são investimentos na eternidade. Nosso Pai nos promete uma alegria maior do que qualquer coisa que já conhecemos.

Você pode se perguntar se é possível amar a vontade de Deus mais do que a sua. Eu gostaria de ter sabido que, quando magoo alguém com minhas palavras ou ações, vencer discussões não traria alegria, mas pedir perdão sim (1 João 1: 8-10). Eu gostaria de ter aprendido a pedir a ajuda de Deus para fazer escolhas mais sábias. Eu gostaria de ter sabido que, ao obedecer, eu encontraria Deus me dando poder para fazer o que Ele pediu (Filipenses 2:12–13). Podemos aprender a pedir a nosso Pai que nos ajude a fazer a coisa certa (2 Ped. 1 5–8).

 

Olhando para trás e seguindo em frente

Eis a triste realidade: sem a ajuda de Deus, você não encherá sua mente e coração com a Sua verdade, amor e vontade (Romanos 3:10-11). Só Deus dá e sustenta novos corações que O amam (1 Pedro 1:22-23). Eu gostaria de ter sabido pedir Sua graça para me dar o desejo de buscá-Lo diariamente (Efésios 2:8–9).

Por fim, gostaria de ter sabido que toda fraqueza é um presente – um convite do meu Pai para conhecer Seu amor e poder para fazer o impossível (2 Coríntios 12: 9). Você quer conhecer mais a Deus e Seu amor? Maior alegria e recompensa estão à frente quando O buscamos com todo nosso coração, alma, mente e força (Mateus 22:37; Hebreus 11: 6). Este encargo bíblico é para você também: “Uma geração contará à outra a grandiosidade dos teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos.” (Salmo 145:4).

 

https://www.reviveourhearts.com/blog/three-things-i-wish-someone-had-told-me/?fbclid=IwAR0AMyEg57IBQS4lf11AUZc_7ZerZp3Z_vz49DCqo-r2dsSonICquASZ494

Chamando as mulheres à liberdade, plenitude e abundância em Cristo. Aviva Nossos Corações é um ministério para mulheres, filial no Brasil da organização internacional Revive Our Hearts.

© 2021 Aviva Nossos Corações.