icon-newsletter

Para a solteira que perdeu a esperança

Por Katie Laitkep

Em algum lugar do meu quarto, enterrados sob uma coleção empoeirada de livros e cartões de aniversário, há algumas notas que escrevi para meu futuro marido quando era pré-adolescente. Em papel de carta personalizado, rabisquei orações por seu coração (onde quer que ele estivesse no mundo). Nunca foram abertas.

Este não é um post sobre a noite em que entreguei aquelas cartas para um cara que eu amava. Não se trata de contar como o momento foi tudo o que eu sempre quis e mais: doce e romântico, um sonho que se tornou realidade. Eu não sou casada.

Não, este post é para a mulher solteira. Se você está se perguntando se pode admitir que também tem cartas fechadas, esperança em envelopes lacrados, que podem nunca ser lidas por outra pessoa, este post é para você. É seguro compartilhar seus anseios para o futuro? Os medos de que seus sonhos nunca se tornarão realidade?

 

Sua mais frágil esperança

A esperança pode parecer incrivelmente frágil. Pense na última vez que você se sentou na frente de uma amiga e a ouviu falar sobre um desejo silencioso, seja o sonho dela de ficar em casa com os filhos, seguir uma nova carreira ou ser curada de uma luta que esteve presente toda a sua vida. Quando ela decidiu contar isso a você, foi como se ela te entregasse um pedaço de seu coração e confiasse em você para lidar com isso com cuidado.

Compartilhar sobre a sua esperança, não importa o assunto, parece ser algo delicado porque a esperança espera um resultado. A esperança busca algum tipo de realização ou medida de sucesso. Quando uma amiga fala sobre o que ela espera que aconteça, ela se torna vulnerável à possibilidade de que isso nunca aconteça.

Em vez de arriscar o constrangimento de ter que explicar o que deu errado quando nossas esperanças não se realizam, pode parecer mais seguro evitar compartilhá-las, mesmo com Deus. Podemos tentar afastar os anseios, pensando que isso nos ajudará a nos sentirmos menos desapontadas se o resultado desejado nunca ocorrer.

Como uma mulher solteira, você pode pensar que, se desistir de esperar por um marido, não se sentirá tão mal quando seu status de relacionamento permanecer o mesmo. Eu entendo. Eu fingi que não era importante para mim e até mesmo, por muito tempo, parei de orar sobre a possibilidade de me casar. Mas, como seguidoras de Jesus, temos uma opção melhor: foi nos concedida uma maneira segura de ter esperança.

 

Esperança e humildade

No mês passado, enviei uma pesquisa a um grupo de adultos solteiros e perguntei: “Quando você ora por seu futuro cônjuge, pelo que você ora?” A resposta de uma mulher se destacou. “Eu não costumo orar por ele”, ela disse. “Acho difícil orar e acreditar que há uma pessoa por aí separada para mim”.

Você pode se sentir da mesma forma. Olhando para trás nos últimos anos, você pode se perguntar por que ninguém a convidou para sair. Você seguiu todos os conselhos online que encontrou: tentou ser mais atraente, mais interessante, mais misteriosa, mais namorável… mas isso não deu mais esperança a você de encontrar alguém. De qualquer forma, todos os seus esforços parecem uma perda de tempo e agora você acha ainda mais difícil orar com esperança ou orar por esse desejo.

Isso pode ser difícil.

Mas eis o que tendemos a esquecer: a própria natureza da esperança é ansiar e esperar. “Esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo?” (Romanos 8:24).

Construir esperança não acontece passando mais tempo na frente de um espelho. O antídoto para o desânimo no namoro não é encontrado em um plano ambicioso de auto aperfeiçoamento. Se quisermos aumentar nossa confiança no que somente Deus pode realizar, temos que gastar menos tempo nos consertando e mais tempo nos fixando Nele.

Pegue sua Bíblia e vá para o Salmo 131. Este pequeno Salmo, com apenas três versículos, divide-se em dois temas: humildade e esperança. Nem sempre combinamos essas duas coisas, mas Davi, sim. Ele forneceu um modelo de esperança em Deus que você pode aplicar até mesmo aos desejos mais pessoais do seu coração.

 

  1. Comece reconhecendo seu orgulho e reconhecendo suas limitações.

No Salmo 131:1, Davi disse ao Senhor: “Meu coração não é orgulhoso”. Você poderia dizer o mesmo? Você consegue identificar o orgulho em outras áreas de sua vida, mas não consegue quando se trata de sua solteirice. Você pode até assumir que está indo bem nessa área porque se sente tudo menos arrogante com relação ao seu potencial para o casamento. Mas o orgulho adora uma festa de piedade em um sábado à noite. Aparece e nos faz sentir pena de nós mesmas por não sermos desejadas pelos outros da maneira que sentimos que merecemos. O orgulho vira nossas cabeças para olhar para amigas que recebem mais atenção masculina do que nós. O orgulho quer que os outros nos considerem dignas e se sente ferido quando isso não acontece.

O orgulho também sussurra que sabe mais do que Deus. Davi não permitiu que pensamentos como este escapassem. Ele escreveu: “Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim” (versículo 1). Ele escolheu ativamente a humildade e optou por não se ocupar com atividades que iam além do que ele era capaz de realizar por conta própria.

 

  1. Humilhe-se diante do Deus que não está preso a nada. 

Davi não estava falando sobre namoro, mas o princípio se mantém: todos nós precisamos de corações humildes. Pode ser que você já acredite que é presunção pensar que Deus tem um marido para você, mas também é presunção acreditar que Ele não tem. Seu conhecimento é limitado. Você não sabe o que Deus planejou para o futuro e, mesmo que soubesse, não é capaz de realizá-lo como somente Ele pode. Ele é capaz de pegar até mesmo a pessoa menos “namorável” entre nós e combinar com um cônjuge, se e quando Ele quiser.

Ele se importa. Ele se importa com seus desejos e com sua desconfiança. Se esta é uma área na qual você luta para acreditar em Deus, diminua a velocidade hoje para examinar o porquê. Peça a Deus para ajudá-la a abandonar qualquer orgulho que a faça acreditar na mentira de que a independência é melhor do que a vida entregue a Ele. Peça a Deus para ajudá-la a olhar para Jesus, não para que Ele dê um marido a você, mas para que você aprenda a confiar Nele de todo o coração. Não há braços mais seguros para se correr do que os de Deus.

 

  1. Acalme o seu coração na fé. 

No Salmo 131:2, Davi expressou que um coração humilde encontra descanso em Deus: “Acalmei e tranquilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe”, ele escreveu. Davi aprendeu a confiar no Senhor. Como uma criança no colo de sua mãe, ele experimentou paz, não por causa de suas circunstâncias, mas por causa Daquele que o segurou.

Você pode não ter o hábito de se voltar para Deus e falar com Ele sobre sua vida amorosa. Mas se você anseia por paz, contentamento e calma, não há outro a quem buscar senão a Deus? Busque a Cristo em oração, sabendo que as mãos perfuradas por pregos guardam a sua esperança mais profunda.

 

  1. Incentive os outros a colocar a sua esperança em Deus.

No Salmo 131:3, Davi fez um convite a todo Israel: “Ponha a sua esperança no SENHOR, ó Israel, desde agora e para sempre!” Por baixo de suas palavras havia uma expectativa confiante: Deus responderia. A fé de Davi era infantil e simples, mas era segura por causa do objeto de sua esperança. Quando você aprende a confiar em Cristo, não pode deixar de querer que os outros façam o mesmo. Olhe para Ele com fé e descubra que “nenhum dos que esperam em ti ficará decepcionado” (Salmo 25:3).

 

Confiança cruzada

Amiga solteira, eu entendo. Você foi ferida e machucada pela decepção e até se permitir ter esperança é difícil. Mas saiba disso: ninguém pode nos oferecer segurança como Jesus.

Davi estava confiante no caráter de Deus, então não deveríamos nós, que vivemos deste lado da cruz, nos apoiarmos ainda mais nele? A esperança dirigida a Cristo nunca será uma esperança equivocada, “a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu” (Romanos 5:5).

Senhor, Tu já conheces meus medos sobre o futuro. Eu não sei o que está por vir, mas Tu o sabes e podes ser confiável, não importa o resultado. Estou escolhendo colocar meu coração em Tuas mãos e toda a minha esperança no precioso e poderoso nome de Jesus, agora e para sempre. Amém.