icon-newsletter

Permanecendo na promessa de um caminho reto

Por Stacey Salsbery

 

Como esposa de um fazendeiro, uma das minhas atividades favoritas na primavera é observar quando uma nova safra brota em solo preparado. Ano após ano, nunca me canso.

“Você vê algo?” as crianças perguntam enquanto examinam os campos em cada ida à cidade. “Não, ainda não, mas deve aparecer a qualquer momento.” Então, um dia, lá estão – os pequenos brotos de verde espreitando sobre a terra macia, marchando em linhas magnificamente retas como um exército agrícola pronto para a invasão.

Embora usemos a tecnologia para plantar cada semente no lugar certo, essas linhas retas nunca param de me surpreender. Exatamente no ângulo certo, linhas perfeitas de milho de sete centímetros de altura a perder de vista, e eu não posso deixar de parar e olhar. Se ao menos a vida pudesse ser tão reta e organizada, não é? Se ao menos as circunstâncias se alinhassem perfeitamente e os caminhos procurados parecessem tão definidos . . . se nada surgisse fora do lugar.

Mas você e eu sabemos que a vida só funciona assim nos filmes, onde donas de casa usam salto alto e pijama ao mesmo tempo. A vida real parece muito mais desordenada, como se alguém jogasse um monte de sementes aleatórias (uma mistura de medo e frustração) onde quisesse, e nos encontramos presas no meio, sem nenhuma ideia de como consertar o caos.

Talvez seja por isso que muitas de nós gravitam em torno da promessa de Provérbios 3:5-6, escrevemos em negrito e penduramos sobre lareiras, espelhos de banheiro ou colocamos num porta-retratos ao lado de pias de cozinha:

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.”

Sim, Pai, endireite este caminho maluco por favor.

 

A promessa de Deus permanece no caos

Não tenho dúvida de que Deus sabe como endireitar um caminho tortuoso. Ele é o mestre em pôr ordem no caos – o relato da criação em Gênesis 1 é a prova disso. Ele sabe como corrigir nossos erros. As bagunças mais doidas, mais loucas e tortas se tornam corredores de justiça ladeados por árvores nas mãos do nosso Deus soberano.

Ele troca argumentos por resoluções. Ele transforma túmulos em jardins. Ele substitui as cinzas frias por cocares ornamentados, dá vida à morte e transforma as ruínas em tesouros preciosos. E, em Sua presença, vastas terras que foram devastadas se tornam gloriosos santuários mais uma vez. Não existe situação demasiadamente difícil para Deus.

Não importa o quão espinhoso ou coberto de mato seja seu caminho atual, a promessa de Deus permanece. Ele pode consertar as coisas se confiarmos que Ele fará isso. Embora Deus não endireite o caminho da maneira que nós faríamos, embora Deus não endireite o curso dentro do nosso tempo preferido, e pode até mesmo nos mandar por uma direção completamente diferente da que imaginávamos, Ele endireitará o caminho.

Como sei disso? Eu mesma experimentei. Eu vi Deus fazer isso por outros e tenho certeza de que fará novamente. Quando confesso meu pecado, não importa o quão longe de Deus eu tenha me afastado, Seu perdão rapidamente acerta a situação. Quando estou ansiosa e com medo, Sua paz está lá para me acalmar. Quando não tenho mais nada para oferecer, Sua força está lá para me fortalecer.

Deus está comprometido em consertar nossos erros, refazer sonhos despedaçados e respirar uma nova perspectiva em corações partidos.

 

A promessa de Deus reside nas Escrituras

Davi também conhecia o poder de Deus para endireitar as coisas e testificou sobre isso em muitos dos Salmos que escreveu. Aqui estão alguns exemplos:

“O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas; restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.” —Salmo 23:1-3

“Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois só ele tira os meus pés da armadilha.” —Salmo 25:15

“Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria,” —Salmo 30:11

“Sim, tu és a minha rocha e a minha fortaleza; por amor do teu nome, conduze-me e guia-me. Tira-me da armadilha que me prepararam, pois tu és o meu refúgio.” —Salmo 31:3-4

“Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.” —Salmo 34:4

“Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro. Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro. Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor.” —Salmo 40:1-3

Você vê o endireitamento? Deus arranca nossos pés da rede e nos livra do medo. Ele coloca nossos pés em terra firme, restaura nossa alma e nos enche de canções de louvor, mesmo quando não temos nada para cantar. Deus fez isso por Davi, e faz por nós.

 

A promessa de Deus começa com confiança

No entanto, Provérbios 3: 5-6 não é uma promessa incondicional. Não podemos viver como quisermos, enquanto Deus reorganiza o universo em nosso nome. Três coisas seguem o dom de um caminho reto: confiança, humildade e submissão.

Se confiarmos e nos submetermos voluntariamente ao Senhor, Deus promete um grande endireitamento. Pode não ser fácil, mas Deus não prometeu fácil – Ele prometeu uma reforma sagrada que nos leva na direção certa. Sua direção pode não corresponder às nossas ideias preconcebidas de viver da melhor maneira possível, mas nos aproximará de Deus.

A promessa de Provérbios 3:5-6 não significa que, se confiarmos em Deus, Ele abrirá as portas em direção ao objetivo que buscamos desesperadamente. Significa que Ele nos trará de volta ao que é certo, verdadeiro, bom e santo; especificamente, Deus nos trará de volta a Si mesmo. Nossos corações anseiam por muitas coisas, mas não há nada melhor para nós do que Deus.

Davi declarou no Salmo 16:11: “Tu me fizeste conhecer a vereda da vida”, e a vereda da vida é Jesus Cristo. Eis o ponto principal: estradas retas levam a Deus, enquanto estradas tortuosas nos levam para longe Dele. Deus pode chamá-la para trilhar um caminho difícil, mas tenha certeza de que qualquer caminho para o qual Deus nos chame acabará nos levando a Cristo.

 

A promessa de Deus é sua para reivindicar

Portanto, se sua pequena parcela do mundo mais parece um mato cheio de ervas daninhas, se seus sonhos estão em ruínas, se você não consegue enxergar direito, se não tem certeza de que caminho seguir – confie, se entregue e se submeta, porque Deus é um arquiteto mestre, e Ele prometeu endireitar o seu caminho.

Lembre-se de que subidas e descidas são uma parte inevitável de qualquer paisagem, portanto, mesmo caminhos retos podem variar em elevação. As estradas também passam por vales. Mas com Deus, eles também percorrem oceanos, desertos e florestas. O Salmo 77:19 diz: “A tua vereda passou pelo mar, o teu caminho pelas águas poderosas, e ninguém viu as tuas pegadas.”

Mas mesmo assim, Deus nos garante: “Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas.” (Isaías 43:2)

Deus não fez nenhuma promessa quanto à geografia ou às condições do nosso caminho. Ele simplesmente prometeu endireitar a estrada enquanto confiamos Nele durante a jornada. Portanto, vá em frente e dê o primeiro passo vacilante, mas rendida. Você pode cair, mas Ele vai te levantar. Você pode se sentir fraca, mas Deus a tornará forte. Suas pegadas podem não ser vistas, mas tenha certeza de que Cristo está lá, e a promessa de Deus é para você.

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.”

https://www.reviveourhearts.com/blog/standing-promise-straight-path/?fbclid=IwAR0Xrgt-hQCX5asvM7mev0YQbmilN9M2XxV6du6QQgDcWcWbSuB8nrjoF-A

Chamando as mulheres à liberdade, plenitude e abundância em Cristo. Aviva Nossos Corações é um ministério para mulheres, filial no Brasil da organização internacional Revive Our Hearts.

© 2021 Aviva Nossos Corações.