icon-newsletter

Quando a fiel obediência parece fútil

Por Cindy Matson

“Por que nós precisamos lavar a louça? Ela vai aparecer suja de novo na pia daqui a pouco”. Talvez seus filhos já tenham perguntado isso. Eu me lembro de fazer o mesmo questionamento para minha mãe (provavelmente na noite que era a minha vez de lavar a louça). Claro, nós sabemos que o que parece ser sem sentido para uma criança nos salva de doenças, mofo e de nojeiras, no geral. Mas às vezes nós temos a mesma dúvida sobre viver retamente: “Qual é o objetivo? O que eu faço não importa mesmo.” Nesses momentos a obediência parece inútil, como tentar secar o quintal enquanto está garoando. Todos os dias, atos de fidelidade podem não ser notados e nem recompensados; mesmo se são notados, nada muda no mundo de qualquer forma. Então, qual é o objetivo?

Se você se sente dessa forma, você não está sozinha. Alguns salmistas viveram a mesma batalha. O rei Davi lutou contra a prosperidade dos ímpios no Salmo 37, assim como o escritor de cânticos Asafe no Salmo 73. Mas um outro rei, fiel como Davi, mas menos conhecido, com a sua história pode nos ajudar quando nossa fiel obediência parece fútil.

 

Um exemplo de fidelidade

Coroado tendo apenas 8 anos de idade, Josias herdou um reino devoto à idolatria. Seu pai e avô fizeram de tudo para que Judá fosse uma nação pagã: eles profanaram o Templo, construíram altares para outros deuses, e até sacrificaram crianças no fogo para satisfazer o deus Moloque. Mas Josias mudaria isso tudo. Você provavelmente sabe que seu reinado foi marcado pela reforma e reavivamento – uma limpeza nacional para restaurar o Templo e erradicar a idolatria da terra de Judá. Mas talvez, como eu, você se perdeu em qual rei reinou quando. No caso de Josias, o momento era muito importante.

Josias foi basicamente o último rei de Judá; os reis seguintes foram praticamente marionetes dos impérios do Egito e Babilônia. Depois de Josias, o reino estava acabado – e Josias tinha consciência disso o tempo todo. Deus havia revelado Seus planos a ele claramente:

2 Reis 22:17 “Por que me abandonaram e queimaram incenso a outros deuses, provocando minha ira por meio de todos os ídolos que as mãos deles têm feito, a chama da minha ira arderá contra esse lugar e não será apagada.”

Por causa da obediência de Josias, Deus atrasou Seu julgamento até a sua morte. Mas depois disso, Judá teve seu fim. As rodas para sua destruição estavam em movimento, e não parariam novamente. 

Se existiu um momento para desistir de fazer o certo porque parecia sem sentido, esse era o momento ideal. Josias sabia que não importava o que ele fizesse, não importava quão reto ele era, ele jamais conseguiria salvar Judá da ira de Deus. Mas mesmo assim ele permaneceu fiel.

 

Esqueça os resultados

A fiel obediência parece fútil quando estamos focados nos resultados. Filhos que crescem no temor do Senhor, um vizinho que se volta à Cristo, um relacionamento que experiencia a reconciliação, uma igreja que vê um reavivamento – todos esses resultados que agradam e glorificam a Deus – são muito fracos para abastecer a obediência fiel.

Josias, pelo que parece, não focou nos resultados. Na verdade, ele já sabia que a nação iria se tornar cativa apesar da sua obediência. Mesmo assim ele obedeceu.

 

Será que eu continuaria obedecendo se eu soubesse…

  • Que meus filhos desviariam seus corações do Senhor?
  • Que minha igreja se fragmentaria em uma dolorosa divisão?
  • Que meu vizinho bateria a porta na minha cara quando eu mencionasse o nome de Jesus?
  • Que um relacionamento quebrado nunca seria restaurado?
  • Que eu perderia meu emprego mesmo com minha ética e integridade no trabalho?

 

A obediência fiel deve fixar os olhos no certeiro e inabalável resultado, indiferente a tudo que acontece nesse meio tempo: o Rei irá reinar para sempre e sempre.

“Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isso.” Isaías 9:7

Escrevendo para cristãos sofrendo pela fé, Pedro os encoraja a “pôr toda a esperança na graça que será nos dada quando Jesus Cristo for revelado” (1 Pe 1:13). Nós temos que obedecer com o olhar na eternidade, sabendo que nosso trabalho não é em vão – mesmo que hoje pareça.

Desbloqueie seu olhar dos resultados de hoje ou até de amanhã e obedeça com os olhos fixos no Rei que governa e reina hoje, amanhã e para todo o sempre.

 

Tema ao Senhor e trema diante da Sua Palavra

A obediência fiel parece fútil quando minha visão de Deus é pequena e não temo a Sua Palavra. Eu facilmente perco a vista da Sua imensidão, infinitude, transcendência, e santidade. Embora eu tenha em minhas mãos palavras sopradas por Deus, Ele próprio – o único livro verdadeiramente vivo em todo o universo – minha resposta a isso se torna apática, indiferente, sem nenhuma admiração.

Eu não sei quem ensinou o jovem Josias sobre Yahweh, mas alguém deve ter feito um ótimo trabalho porque o rei de Judá temia a Deus e tremia diante da Sua Palavra. No processo de reparação do templo, os trabalhadores de Josias encontraram uma cópia da Lei. Apesar de Josias conhecer Yahweh e Sua lei, ele aparentemente nunca tinha lido-a por ele mesmo. Quando ele ouviu a leitura pela primeira vez, sua resposta foi tudo, menos indiferente. Ele rasgou as suas vestes e imediatamente enviou mensageiros para perguntar a um profeta se ele poderia fazer alguma coisa que impedisse que a ira de Deus caísse sobre eles. (2Re 21:11-13)

 

Mesmo depois dele ter descoberto que a ira do Senhor não poderia ser evitada, Josias continuou a obedecer porque ele servia e temia ao único verdadeiro Deus…

  • O Deus que ri dos perversos
  • O Deus que segura os corações dos reis em Suas mãos
  • O Deus que chama cada estrela pelo nome
  • O Deus que conta cada floco de neve que cai no chão
  • O Deus que diz para o oceano onde ele deve parar
  • O Deus que sabe o que iremos dizer mesmo antes de falarmos
  • O Deus que existe desde sempre e para sempre
  • O Deus que fala para a escuridão e cria a luz
  • O Deus que sopra o pó e cria a humanidade

 

Obediência para esse Deus nunca é fútil ou inútil. Ele vê, Ele sabe, Ele cuida. Nenhum ato de obediência passa despercebido. Na verdade, Ele presta uma atenção especial nos que temem a Ele e à Sua Palavra:

“Não foram as minhas mãos que fizeram todas essas coisas e por isso vieram a existir? pergunta o Senhor. A este eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da minha palavra.” Isaías 66:2

Talvez você esteja decepcionada com a simplicidade desta postagem. Não é uma profunda ciência ou teologia inebriante. Nós muitas vezes ansiamos por uma solução complexa para alguma questão que parece impossível. Mas às vezes as respostas mais simples são as mais difíceis.

Quando a fiel obediência parecer inútil, olhe para a eternidade e tema ao Senhor, confiando que Ele ainda está no trono.