icon-newsletter

Querida próxima geração

Por Cindy Matson

Querida irmã da próxima geração,

Embora isso confunda a minha mente, eu já vivi tantos anos depois da formatura do ensino médio quantos vivi antes dela. Minha sensação é como se o “Bug do Milênio” tivesse acontecido só há alguns anos, como se o ataque às Torres Gêmeas fosse algo recente e não uma lembrança distante e me lembro de uma época em que você podia usar a internet ou o telefone, nunca os dois simultaneamente. Acho que preciso lidar com o fato de que envelheci. Ou pelo menos que estou mais velha. Embora esta seja uma sensação estranha, não tem problema. Posso olhar para as últimas décadas da minha vida e ver a graça de Deus em me santificar, embora Ele ainda tenha muito trabalho a fazer. O conceito mais formativo que Ele me ensinou é que:

Precisamos do evangelho todos os dias de nossas vidas. 

Quando eu era uma criança, uma adolescente e mesmo quando eu era uma estudante universitária, eu realmente não pensava muito no evangelho. Quando eu era jovem, eu acreditava que Jesus morreu na cruz pelos meus pecados, mas foi aí que a história terminou para mim. Eu nunca havia considerado que o evangelho deveria impactar a minha vida cotidiana. Qual seria a minha necessidade de ouvir mais do evangelho? Não havia coisas mais importantes adiante?

Talvez você possa se identificar com o meu eu mais jovem. As mensagens do evangelho parecem banais ou irrelevantes para você. Ou talvez você tenha ouvido que deveria viver uma “vida centrada no evangelho”, mas nunca realmente entendeu o que isso significa ou por que isso é tão importante. Preciso te dizer que não existe nada mais importante que isso. O evangelho é tudo o que importa. Não viva nenhum dia sequer sem ele. 

 

Quando em dúvida, você precisará do Evangelho
(
João 10; Romanos 8:38–39; Gálatas 3:3)

Os adolescentes têm sido uma grande parte da minha vida adulta e ministério. Eu os tenho ensinado, treinado, aconselhado, viajado com eles e orado por eles por cerca de quinze anos agora. Portanto, sei que dúvidas sobre a fé são um problema comum. Satanás adora usar essa ferramenta para penetrar em seus pensamentos, fazendo você questionar tudo o que foi ensinado, tudo em que pensa que acredita e tudo que você nunca pensou que seria tentado a acreditar.

Nestes momentos em que você se pergunta se Deus está presente, se você é realmente Sua filha e até mesmo se a Bíblia é verdadeira, volte-se para o evangelho. As boas novas de que Cristo morreu em seu lugar a lembrarão de que o foco de sua vida não está em você. Está Nele. Sua salvação não depende de você, de seu mérito, de sua fidelidade a um plano de leitura da Bíblia ou de sua capacidade de seguir todas as “regras” (sejam elas quais forem). Na verdade, é precisamente porque você não pode cumprir as regras que você precisa de um Salvador em primeiro lugar.

Paulo coloca desta forma ao escrever para a igreja da Galácia: “Tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio?” (Gálatas 3:3).

O que ele quer dizer é que você ainda precisa do Evangelho. Se você acha que não é boa o suficiente, que fez algo para “destruir” a sua salvação ou que Deus não ama você da maneira que você pensava que Ele amava, volte-se para o evangelho! 

 

Quando você estiver com tudo, você precisará do Evangelho (Efésios 2:1–3; 8-9; Romanos 3:9–31)

Talvez duvidar não seja o seu problema hoje. Talvez você sinta que tem tudo sob controle. Você está dominando seu plano de leitura da Bíblia (mesmo passando do Levítico!), você é ativa em um pequeno grupo na igreja, tem uma parceira de responsabilidade e ensina no culto infantil uma vez por mês. Isso é fantástico. A graça de Deus é evidente em sua vida! Mas você ainda precisa do evangelho.

O evangelho nos lembra quem realmente somos diante de Deus: pecadoras desesperadas e más e aborda o orgulho em nossos corações. Paulo, depois de dizer que “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3:23),diz: Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído” (Romanos 3:27).

Ele está dizendo a seus leitores que Deus não está impressionado com suas obras. Sem Cristo, Deus vê apenas a escuridão de nossos corações. Com Cristo, Ele vê a justiça de Cristo que foi transferida para nossas contas. Toda boa obra que fazemos só é possível por causa da graça de Deus que Ele derramou sobre nós em Cristo (Efésios 1:7).

Se você está indo bem espiritualmente, ótimo! Continue em frente, mas faça-o com os olhos na cruz.

 

Quando você cai, você precisará do Evangelho
(
Romanos 1:16; 8:1, 38–39; 1 João 1:9)

Em meu ministério com adolescentes, tenho visto muitos deixarem o abrigo da casa de seus pais e da igreja para abandonar a sua fé completamente, ou pelo menos se afastar dela por um tempo. Talvez sua primeira incursão na idade adulta tenha ocorrido com alguns erros, grandes ou não tão grandes. Você se arrependeu, mas eles ainda estão por lá, persistindo em seu cérebro, dizendo que você é indigna do perdão de Deus. Se você não está nesse ponto agora, provavelmente algum dia estará. E quando esse dia chegar, você precisará do evangelho.

A verdade da morte, sepultamento e ressurreição de Cristo proclama o poder de Deus do início ao fim. Como pode uma virgem conceber e dar à luz? Como Jesus poderia ser Deus e homem? Como Jesus poderia ressuscitar os mortos? Como Ele poderia morrer e ressuscitar? A resposta para cada uma dessas perguntas é a mesma: somente por meio do poder de Deus. E se você parar para pensar sobre isso, é um poder muito poderoso. Muito maior do que qualquer pecado que você cometeu ou qualquer soco que o inimigo possa dar.

O evangelho promete proteção por meio desse mesmo poder. Nada, nem o pecado sexual, nem drogas ou álcool, nem automutilação ou distúrbios alimentares, nada pode separar você de Cristo Jesus, uma vez que você é Dele. Da mesma forma, absolutamente nada pode te condenar. “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8:1).

Quando você falhar, volte para o evangelho. Volte para o poder de Deus para a salvação de todos os que creem (Romanos 1:16). Isso é o que os verdadeiros cristãos fazem. É a única esperança que temos.

 

Quando você fracassar, você precisará do evangelho
(
Gálatas 2:20; 2 Coríntios 5:17; Efésios 1:3–10)

O fracasso faz parte da vida. Não estou falando sobre fracasso espiritual ou moral; estou falando sobre reprovação no teste, resultados negativos de entrevistas, inadimplência de empréstimos, fracasso relacionado à perda de empregos. Em algum ponto e de alguma forma isso acontece com todos nós e quando isso acontecer, o inimigo irá sussurrar mentiras em seu ouvido, alegando que o que defini você agora é essa falha e que Deus não está interessado em fracassados como você. Sua carne vai querer criar uma identidade ao redor do seu fracasso. Lute contra isso através do evangelho.

O evangelho deu a você uma nova identidade gloriosa: você agora está em Cristo. Cristo agora é seu. A obediência Dele é a sua obediência; a justiça Dele é a sua justiça; o amor Dele é o seu amor. Isso é o que define você e não o seu fracasso, mesmo que você mesmo tenha causado toda essa confusão. Quando você retornar ao evangelho, verá a Cristo, não a si mesma. Olhe para Ele e para a identidade que Ele deu a você. O fracasso é difícil, mas ele não define você.

 

Quando outras pessoas falharem com você, você precisará do Evangelho (Efésios 4:32; Romanos 5:8; Mateus. 18; Lucas 15)

Cada relacionamento do qual você faz parte tem pelo menos uma coisa em comum: envolve dois humanos pecadores. E os humanos pecadores, pecam uns contra os outros. Simplesmente acontece. Mesmo o mais belo romance ou a mais profunda amizade tem sua parcela de cicatrizes devido ao pecado. Quando essas cicatrizes forem feridas recentes, você precisará do evangelho.

Um olhar renovado para o evangelho irá lembrá-la de que o amor constante de Deus a perseguia, não quando você se sentia confusa ou indiferente em relação a Deus, mas quando você era hostil e se enfurecia contra Ele em rebelião arbitrária. Mesmo estando pendurado na cruz, Jesus ofereceu perdão aos seus assassinos, um grupo ao qual você e eu pertencemos (Lucas 23:34). Quando conceder perdão parecer impossível, medite no perdão, na bondade e no amor que você recebeu por meio de Cristo.

 

Quando provações (pequenas ou grandes) chegarem, você precisará do Evangelho
(
Romanos 8:18–39; 2 Coríntios 4:17–18; Hebreus 12:3; 1 Pedro 1:3–7)

Não sei que forma o sofrimento assumirá em sua vida, mas sei que você suportará provações. Deus pode ter planos de grande sofrimento para você e, se for assim, você precisará de muito mais do que as poucas palavras que posso oferecer aqui. Não vou fingir que lutar contra o sofrimento profundo é simples ou que procurar alguns versículos da Bíblia fará com que a dor vá embora. Prometer tal contrassenso seria cruel. No entanto, permitam-me dizer algumas breves palavras de exortação.

Quando o sofrimento vier para você (e ele virá), olhe para cima.

Lembre-se do seu SalvadorCristo sofreu a infinita e eterna ira de Deus ao ser pendurado em nua humilhação na cruz. Ele sabe o que é sofrer. Corra para ele. O que você deve suportar, por mais terrível que seja, não será tão intenso quanto aquilo que Ele sofreu por você. E isso é bom. Ele sabe e se importa.

Lembre-se da eternidade. A escuridão que você está enfrentando aqui é temporária. Por meio do evangelho, você recebeu a vida eterna. Vida livre de dor, decepção, desgosto e todos os outros efeitos do pecado. As dificuldades que você enfrenta agora durarão “um pouco” (1 Pedro 1:7). Apegue-se à esperança do céu!

Lembre-se do seu Deus. No Evangelho, encontramos uma bela tapeçaria do caráter de Deus: compaixão, perdão, graça, misericórdia, amor constante, santidade, justiça e fidelidade. O Deus que te salvou é o Deus que te guarda. Ele está ao seu lado, mesmo no vale mais escuro. Olhe para Ele.

Jovens, posso não saber muito, mas de uma coisa eu sei. Vocês e eu precisamos do evangelho hoje, amanhã e todos os dias de nossas vidas.

 

Aprenda como permanecer enraizada no evangelho em REVIVE ’21: “ENRAIZADAS”, uma conferência do Revive Our Hearts que aconteceu nos dias 8 e 9 de outubro de 2021 em Indianapolis, EUA. Os vídeos das 4 sessões já estão disponíveis aqui no nosso site neste link: Conferência Revive ’21

Chamando as mulheres à liberdade, plenitude e abundância em Cristo. Aviva Nossos Corações é um ministério para mulheres, filial no Brasil da organização internacional Revive Our Hearts.

© 2021 Aviva Nossos Corações.