Eu me senti fraca. Livros para pais ajudaram um pouco, mas cuidar do meu recém-nascido fez meu coração chorar: “Eu gostaria que alguém pudesse me dizer como ser mãe!” Uma mulher mais madura se ofereceu para responder às minhas perguntas, e Cheryl sabia o que estava fazendo. Seus cinco filhos eram uma prova viva disso. Eu me agarrei a cada palavra dela. Mais tarde, quando ela me falou sobre Deus, confiei em Jesus para me salvar.
Agora eu sou a mulher mais madura. Tendo crescido na doçura da minha união com Cristo por mais de quarenta anos, tenho um encargo bíblico: “Uma geração contará à outra a grandiosidade dos teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos.” (Salmo 145.4). Deixe-me compartilhar algumas das orientações que gostaria de ter recebido no início da minha vida em Cristo.
1. Preencha sua mente e coração com as verdades de Deus
Irmã em Cristo, você é uma cristã! Talvez questione quem você é e por que está aqui. Você é filha de Deus agora e para sempre. Ele é seu pai. Não importa o quão madura você se torne em Cristo, sua identidade está enraizada neste solo sólido e você tem um propósito que não mudará. Deus a criou para Si mesmo (Gênesis 1.26; Salmo 16.11). Ele a libertou de uma vida que gira somente em torno de você mesma. Confie nEle para lhe dar responsabilidades e caminhos para o sucesso, e saiba que o desempenho e as realizações nunca irão satisfazê-la. Ele projetou você para ser como Ele (1 João 3.1–2). O propósito da sua vida agora é conhecê-lo, amá-lo, apreciá-lo e glorificá-lo.
Às vezes você ainda se sentirá solitária. Onde poderá encontrar verdadeiro contentamento? Na dúvida, apegue-se a esta verdade: Seu Pai está sempre perto. Seu coração é a casa Dele para sempre. Ele ouve o que você está pensando. Ele sabe o que você está sentindo. Quando fui tomada pela minha própria tristeza, gostaria de ter sabido que meu Pai estava me dando a oportunidade de olhar ao redor e ver outras pessoas sofrendo. Eu gostaria de ter olhado mais para Jesus e aprendido com Ele em como consolar e guiar os outros (João 16.12–15). Ele deixou a alegria do céu para cuidar da nossa dor. Ele prometeu atender às suas necessidades mais profundas até que Ele volte (Lucas 10.25–37).
Embora você seja uma nova criação, às vezes ainda sentirá medo. O que você pode fazer? Deus sabe que somos criaturas medrosas, então clame a Ele como Davi: “Quando eu tiver medo, confiarei em ti” (Salmo 56.3). Eu gostaria de ter sabido que ler a Palavra de Deus me daria coragem, que levar Sua verdade em minha mente e coração me fortaleceria em qualquer situação que eu enfrentasse. Eu gostaria de ter sabido que o consumo do pão diário é uma questão de crescimento prático na fé (Lucas 17.5). A fé vem de ouvir a Palavra de Deus, não apenas na primeira vez, mas durante toda a sua vida (Romanos 10.17).
2. Preencha sua mente e coração com o amor de Deus
Deus dá presentes tão bons – maridos, sorvete, bebês, flores. Algumas das dádivas de Deus duram uma vida inteira e outras derretem, mas as maiores dádivas de Deus duram para sempre. E você é filha de Deus. Você é amada com um amor eterno. Ele a adotou em Sua família eterna. Nosso Pai nos deu Seu Filho Jesus, e podemos saber que Seu cuidado e todas as Suas promessas são nossos para sempre (Romanos 8.32). Deus ama nos amar (Sofonias 3.17)! Quando parecia que eu não tinha tempo para a Palavra de Deus, gostaria de ter sabido pedir ao nosso Pai que me ajudasse a arrumar um tempo. Quando perdi meu desejo de ler a Bíblia, gostaria de ter sabido que eu deveria continuar a ler a Palavra de Deus. Tempo gasto com Deus é quando o nosso amor por Ele cresce.
Quer você ame orar ou ache difícil orar, chegará o dia em que orar parecerá uma tarefa árdua. Eu gostaria de ter sabido que a ansiedade poderia até me impedir de orar, mas se eu perseverasse, Ele me daria Sua paz enquanto eu orava. Eu gostaria de ter sabido que Deus guarda nossas mentes e corações com Seu amor soberano, poder e verdade (Filipenses 4.6-7). Eu gostaria de ter sabido que orar não é uma questão de “se eu não fizer isso, o dia será terrível.” A oração é a linguagem do amor de Deus. Eu gostaria de ter sabido que, quando uma necessidade surgisse em minha mente, eu poderia transformar isso em oração. O amor por nosso Pai cresce à medida que dependemos Dele (1 João 5.14–15).
Pode chegar o momento em que você questione: “Por que estou indo à igreja?” Eu gostaria de ter sabido que, quando Deus me uniu a Cristo, Ele me uniu à Sua Igreja – a todos os cristãos em todo lugar. Eu gostaria de ter sabido que toda igreja tem problemas, mas que eu precisava da minha igreja local. Não podemos viver a vida cristã por nós mesmas. Quando me senti insatisfeita, gostaria de ter pedido a Deus que me mostrasse onde servir em minha igreja. Eu gostaria de ter pedido a uma amiga da igreja para orar por mim e comigo. Eu gostaria de ter pedido a Ele para me mostrar alguém para me encorajar com esta verdade – Deus me ama nos meus piores e melhores dias. Na igreja, aprendemos a amar uns aos outros com o amor de Cristo (1 João 3.11).
3. Preencha sua mente e coração com a vontade de Deus
Com o passar do tempo, você perceberá quão facilmente seu coração troca o amor a Deus pelo que parece mais seguro ou mais fácil de controlar (Romanos1.22-23). Eu gostaria de ter sabido me perguntar: “Onde devo buscar conforto?” Na internet, na geladeira ou voltando para a cama? Recorrer a qualquer outra coisa que não seja Deus apenas adormece temporariamente a dor. Eu gostaria de ter sabido como facilmente distorceria os bons dons de Deus – um filho, posição, prosperidade ou até mesmo servir a Deus independentemente da bondade que Ele pretende. Eu gostaria de ter pedido a Sua ajuda para recorrer a Ele com todos os meus problemas (1 Tessalonicenses 1.9). Nosso Pai nos promete verdadeira satisfação e realização – mais do que pensamos ser possível.
Um dia, a desconexão entre o que você acredita e a maneira como você vive a atingirá. Pode ser um pecado tão pequeno que você fica tentada a esquecê-lo. Pode ser tão grande que você não consegue se esconder. De qualquer maneira, o desânimo pode vir. Eu gostaria de ter dado uma olhada honesta na maneira como usei meu tempo – horas passadas em frente a televisão, no telefone e trabalhando horas extras são tempo perdido. Você acha difícil quebrar hábitos ruins? Eu gostaria de ter sabido pedir a Deus que me ajudasse a fazer novos hábitos piedosos para expulsar os velhos. Eu gostaria de ter sabido que simplesmente exercer o autocontrole não é o objetivo do estudo da Bíblia, da oração e de outras disciplinas espirituais, mas que são investimentos na eternidade. Nosso Pai nos promete uma alegria maior do que qualquer coisa que já conhecemos.
Você pode se perguntar se é possível amar a vontade de Deus mais do que a sua. Eu gostaria de ter sabido que, quando magoo alguém com minhas palavras ou ações, vencer discussões não traria alegria, mas pedir perdão sim (1 João 1.8-10). Eu gostaria de ter aprendido a pedir a ajuda de Deus para fazer escolhas mais sábias. Eu gostaria de ter sabido que, ao obedecer, eu encontraria Deus me dando poder para fazer o que Ele pediu (Filipenses 2.12–13). Podemos aprender a pedir a nosso Pai que nos ajude a fazer a coisa certa (2 Pedro 1.5–8).
Olhando para trás e seguindo em frente
Eis a triste realidade: sem a ajuda de Deus, você não encherá sua mente e coração com a Sua verdade, amor e vontade (Romanos 3.10-11). Só Deus dá e sustenta novos corações que O amam (1 Pedro 1.22-23). Eu gostaria de ter sabido pedir Sua graça para me dar o desejo de buscá-Lo diariamente (Efésios 2.8–9).
Por fim, gostaria de ter sabido que toda fraqueza é um presente – um convite do meu Pai para conhecer Seu amor e poder para fazer o impossível (2 Coríntios 12.9). Você quer conhecer mais a Deus e Seu amor? Maior alegria e recompensa estão à frente quando O buscamos com todo nosso coração, alma, mente e força (Mateus 22.37; Hebreus 11.6). Este encargo bíblico é para você também: “Uma geração contará à outra a grandiosidade dos teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos.” (Salmo 145.4).