A fila da lanchonete mal está andando. Frustrada com a demora, você solta um suspiro. Não dá para esse cara fazer o pedido dele logo? Finalmente, você chega ao balcão, faz o seu pedido e mal olha para a atendente ao fazer o pagamento. Enquanto espera, começa a rolar o feed do Instagram e, cinco minutos depois (que demora!), seu café, finalmente, está pronto. Você sai pela porta e caminha em direção ao carro enquanto responde uma mensagem de WhatsApp. Uma notificação no celular te lembra das tarefas do dia: Trabalho. Dever de casa. Compras. Festa de aniversário. Prazos. Você coloca os óculos de sol e sai do estacionamento. Não há tempo a perder.
Com a sua pressa toda, você deixou de perceber. Não viu o homem no balcão contando moedinhas para conseguir juntar o suficiente para um café. Nem olhou no rosto da atendente, que esperava que você a olhasse para perceber o cansaço em seus olhos. Ignorou a linda criança fazendo caretas para você enquanto você curtia posts no celular. Não viu o sol que começava a aparecer entre as nuvens, irradiando feixes de luz belíssimos, enquanto você protegia o rosto, irritada com a claridade antecipada.
Eu deixei de perceber tudo isso. Infelizmente, isso é algo que acontece comigo com frequência. Temos esse presente chamado percepção, mas não estamos usando-o. Ele fica fechado, guardado no bolso de trás. Percepção é a habilidade de observar algo ou alguém; de absorver a totalidade de uma situação com todos os nossos sentidos. Apreender, refletir e se maravilhar. O Senhor nos deu várias formas de experimentar o mundo. Um dos nossos cinco sentidos está sempre em ação — se não todos eles, trabalhando juntos. No entanto, em nossos mundos apressados, as distrações estão competindo por nossa atenção em cada esquina, debilitando nossa capacidade de perceber as coisas.
Não deixe de perceber Jesus
Nossa capacidade de percepção é o que nos permite experimentar a presença constante de Deus. Ele está sempre conosco, mas será que sabemos disso? Estamos conscientes da Sua presença? Podemos ser sensíveis ao Espírito Santo — ao que Ele está dizendo, para onde Ele nos está conduzindo e como podemos melhor segui-Lo.
Em Marcos 5, um líder da sinagoga, Jairo, suplica a Jesus que vá até sua casa para curar a sua filha, que estava morrendo. Enquanto Jesus está a caminho para curá-la, uma mulher que sofria de uma hemorragia fazia anos se aproxima e toca Suas vestes. Ela é curada instantaneamente, e Jesus percebe “que dele tinha saído poder” (v. 30). Ele se vira e pergunta: “Quem me tocou?” A mulher explica que sabia que Ele poderia curá-la. Jesus a ouve e, em seguida, afirma que foi a sua fé que a curou.
Parar para atender essa mulher foi, provavelmente, visto como um incômodo pelos discípulos. Será que realmente tinham tempo para essa mulher? Eles estavam em uma missão para curar a filha de Jairo e Jesus estava “perdendo tempo”. E, no meio disso tudo, alguém veio da casa de Jairo para anunciar que sua filha havia morrido. Mesmo assim, Jesus ainda foi até a filha de Jairo e, quando Ele a tomou pela mão e falou com ela, ela se levantou imediatamente.
Para Jesus, o tempo “perdido” tem um propósito. Paulo nos diz que Deus é “antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste” (Cl 1.17). Temos visto o Senhor em todas as coisas? Quando estamos atentas a cada momento, convidamos Jesus a nos ajudar a perceber o que Ele quer que vejamos.
Quatro maneiras de aguçar a sua percepção
Não existe uma fórmula exata, mas aqui estão quatro maneiras práticas para se desenvolver uma percepção mais aguçada.
1. Desacelere
A pressa é prejudicial à percepção. Pulamos de uma atividade para outra, sempre muito focadas na próxima coisa. Quando desaceleramos, nos forçamos a voltar nossa atenção para o momento presente. Diminuir o ritmo nos permite estar totalmente presentes. Coma devagar. Dê glória a Deus pelo sabor da sua comida! Fique na fila do mercado e observe as pessoas ao seu redor. Faça uma caminhada e absorva o máximo de sons e imagens que conseguir.
Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. (Sl. 19.1)
A glória de Deus está em todo o nosso entorno. Não deixemos de perceber a Sua beleza e a vida acontecendo ao nosso redor.
2. Ore
Por mais que desejemos nos tornar pessoas mais perceptivas, não podemos fazer isso com nossas próprias forças. Precisamos “[continuar] a orar, vigiando em oração com ação de graças” (Col. 4.2). Quando oramos por uma maior percepção, nossos corações e mentes começam a enxergar da maneira como Deus quer que enxerguemos. Orar por percepção também abre nossos olhos para o pecado e nos impede de cair em armadilhas.
Vigiem e orem, para que não caiam em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. (Mateus 26.41)
Vigie e ore.
3. Preste atenção
A vida está acontecendo bem diante dos nossos olhos. Prestar atenção nela significa se tornar uma “percebedora” do que está acontecendo agora. Significa colocar o celular de lado para estar presente com as pessoas. Significa morrer para nossos próprios interesses egoístas e perguntar como podemos glorificar a Deus no momento.
Sejam sóbrios e vigilantes. O inimigo de vocês, o diabo, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. (1Pe 5.8)
Deus nos deu o dom da percepção. Quando o praticamos, nos tornamos menos suscetíveis às artimanhas do diabo e mais atentas à graça do Senhor.
4. Leia a Palavra
A prática da percepção é um hábito que leva tempo. Podemos melhorar nisso ao nos aprofundarmos nas Escrituras. Os evangelhos contam inúmeras histórias de como Jesus via as pessoas e as amava. Estudar a Bíblia também nos ajuda a conhecer mais profundamente a Deus. Quando conhecemos a Sua Palavra e nos deleitamos nela temos sabedoria para compartilhar o Seu amor com os outros, quando Ele nos dá a oportunidade.
Sejam sábios no modo de agir com os que são de fora e aproveitem bem o tempo. Que a palavra dita por vocês seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibam como devem responder a cada um. (Cl 4.5-6)
Hoje, estou fazendo esta oração por mim e por você: Jesus, nos ajude a sermos perceptivas hoje. Ajuda-me a ver as pessoas que Tu queres que eu veja. Ajuda-me a agir como Tu queres que eu aja. Ajuda-me a ser sensível à direção do Teu Espírito e torna-me consciente da Tua presença em todos os momentos.