Na maioria dos anos, eu acabo perdendo Jesus de vista em algum momento entre as promoções da Black Friday e o amanhecer do ano novo. É claro que eu entendo que Jesus é a verdadeira razão do Natal, mas o ritmo frenético que costumo adotar durante as festas torna difícil direcionar meu foco para Ele. Entre o Papai Noel e os enfeites de Natal, as festas e os presentes, acho que a maioria de nós luta para manter nossa atenção centrada no bebezinho na manjedoura. Eu me esforcei muito para que neste Natal eu tivesse tempo para refletir sobre o sagrado. É por isso que fico me perguntando como Jesus celebraria o Seu nascimento.
É verdade que o Natal é uma data criada pela igreja muito tempo depois da ascensão de Jesus. Ele nunca teve a chance de participar do Natal como nós o conhecemos. Mas eu acho que as Escrituras nos dão bastante informação para decidir como Ele passaria esta data. O Seu exemplo é sempre algo que devemos seguir. Se Jesus ainda estivesse caminhando pela terra, o que Ele estaria fazendo neste Natal? Aqui vai o meu palpite.
Jesus celebraria o Natal
Existem muitos lugares nos Evangelhos que registram Jesus se envolvendo com as festas da Sua cultura. Ele participou de banquetes festivos com a Sua família e amigos (Mt 26.18–19). João 7 mostra Jesus indo à igreja com os Seus irmãos durante a Festa dos Tabernáculos. Jesus não era do tipo que ignorava os fatos ao seu redor. Ele não se isolava do Seu ambiente cultural. Embora existam muitos elementos das nossas tradições natalinas que não dizem respeito a Ele, duvido que Jesus nos pediria para abandonar a celebração como um todo por conta de princípios. (Minha mãe chamaria isso de jogar o bebê fora com a água do banho). Eu acredito que Ele se juntaria a nós nas cantatas de Natal da igreja, nos jantares de família e aceitaria um convite para se reunir conosco em nossas casas decoradas.
Jesus não priorizaria os presentes
Os ensinamentos de Jesus deixam bem claro que Ele não era apegado a coisas. Em Mateus 6.19, Ele disse: “Não acumulem tesouros sobre a terra, onde as traças e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam”. Em Lucas 12.15, Ele disse: “Tenham cuidado e não se deixem dominar por qualquer tipo de avareza, porque a vida de uma pessoa não consiste na abundância dos bens que ela tem”. Ele nunca disse que posses são ruins. Não vejo nenhum indício nas Escrituras de que Ele diria que dar e receber presentes é errado. Mas Ele nos advertiu que nossas coisas não são tão importantes quanto pensamos que são. Essa mensagem anti-materialista certamente merece ser destacada durante a época do Natal.
Jesus serviria ao próximo
Jesus nos pede, repetidas vezes, para viver nossas vidas servindo aos outros. Eu não acredito que Ele usaria o Seu aniversário como o seu dia de “folga”. Especificamente, Jesus nos pediu para fazer um esforço extra para atender às necessidades dos pobres (Lc 11.41), dos famintos e sedentos (Mt 25.35), daqueles que precisam de roupas, dos doentes e dos prisioneiros (Mt 25.36). Eu acho ótimo passar o Natal com família e amigos, as pessoas que mais amamos. Mas não acho que as celebrações de Natal de Jesus se limitariam às pessoas com quem Ele é mais próximo. Acredito que Ele passaria o Seu aniversário servindo aos outros. Você consegue pensar em uma maneira de alcançar os pobres, os famintos, os sedentos, os necessitados, os doentes ou os prisioneiros neste Natal?
Jesus aproveitaria para ensinar as Boas Novas
Em João 7.14 e João 7.37, vemos Jesus usando uma festa como oportunidade para ensinar a verdade. Ao ler essas passagens, sou lembrada do simples fato de que nem todos conhecem o verdadeiro significado do Natal. Nem todo mundo entende que Jesus não ficou numa manjedoura, mas foi até a cruz para pagar o preço pelos nossos pecados. Nem todo mundo tem a paz que excede todo entendimento e a esperança de que esta vida não é tudo o que existe. Jesus aproveitou momentos em que muitas pessoas estavam reunidas para celebrar uma festa para revelar a verdade sobre Deus. Podemos fazer o mesmo. Quem estará na sua festa de Natal esta semana e não O conhece? Quem se sentará à sua mesa de Natal no sábado e não tem a esperança que só Ele pode dar? Siga o exemplo de Jesus e aproveite a oportunidade única que o Natal oferece para ensinar outras pessoas sobre Ele.
Durante essa época do ano, é comum nos deixarmos levar pelos preparativos de Natal. Evidentemente, essa época não gira em torno de Papais Noéis, guirlandas, presentes e laços. Jesus é o centro. É Ele quem nos mostra como o Seu milagre é celebrado da melhor forma. Não fique presa demais ao que é certo ou errado no Natal. Olhe para o exemplo de Jesus e, então, dobre o seu coração diante do milagre na manjedoura.
E quando vocês estavam mortos nos seus pecados e na incircuncisão da carne, ele lhes deu vida juntamente com Cristo, perdoando todos os nossos pecados. Cancelando o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, cravando-o na cruz. E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando sobre eles na cruz. Portanto, que ninguém julgue vocês por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo. (Cl 2.13–17).