Como matar seu amor pela palavra de Deus

Quando finalmente comecei a ter confiança na minha capacidade de manter uma planta caseira viva, meu pai veio me visitar. Naquela tarde, quando ele estava indo embora eu o parei, lembrando que eu queria que ele visse as plantas de citronela que eu havia colocado no meu pátio numa tentativa de combater os pernilongos.

Ele caminhou em direção à porta da frente, e eu expliquei que das duas plantas que eu tinha, uma estava morta. A culpa foi minha — estive fora de casa um mês depois de comprá-la e não a reguei. Mas eu estava muito feliz com a outra. Olhei meu pai nos olhos e disse em voz alta: “Essa está florescendo”.

Ele olhou para o pote, suas aparentes folhas brilhantes, e sem sequer se abaixar para dar uma olhada, me disse para olhar mais de perto. Ele passou a mão pelos galhos, e eu vi o que ele fez: folhas de um arbusto próximo haviam caído no solo, dando a ideia de que minha planta estava indo bem. Eu não tinha conhecimento suficiente para notar a diferença entre as folhas da minha planta e as de uma erva daninha. Quando empurrei para o lado o que havia caído por cima, vi uma vara solitária saindo da terra.

Nem uma folha. Sem vida. Sem florescimento.

Naquela tarde fiz uma lista mental, meus melhores conselhos sobre como matar uma planta caseira:

  • Esqueça que existe.
  • Regue apenas quando lhe der vontade.
  • Não perca tempo aprendendo o processo de nutrição.
  • Espere algumas semanas se passarem e depois se pergunte como é que ela morreu.
  • Lamente a perda.
  • Joga fora.

Polegar verde, polegar preto ou algo intermediário – muitas de nós estão seguindo esses passos, e não estou falando apenas de plantas caseiras ou jardinagem. Se você quer matar seu amor pela Palavra de Deus, os mesmos passos se aplicam.

 

1º passo: Presuma que está florescendo

As plantas caseiras têm a capacidade de ser humilhantes porque se enquadram em uma de duas categorias: ou as raízes estão se aprofundando em solo saudável ou sua planta está morrendo de forma lenta e dramática. Quando está morrendo, você nem sempre sabe quão séria é a situação – as folhas não murcham imediatamente. Mas quando chegam a esse estado, é difícil reparar o que foi danificado.

Já faz algum tempo desde que você fez um balanço de seu estado espiritual? Você pode acreditar que está fazendo um bom trabalho lendo as Escrituras de vez em quando, mas se cavasse fundo no solo do seu coração, descobriria que sua paixão secou? Se você retirasse o que está na superfície, descobriria que seu amor pela Palavra murchou?

 

É mais fácil supor que você está florescendo do que parar e permitir que Deus revele se há lugares onde as coisas não vão bem. Pare agora. Vai exigir humildade de sua parte, mas de que outra forma poderá corrigir um problema se não o enxerga?

 

Senhor, em algum lugar ao longo do caminho, perdi meu amor pela Tua Palavra. É difícil para mim reconhecer que isso aconteceu ou considerar como cheguei a esse ponto, mas não é novidade para Ti. Como o jardineiro divino, não há ninguém mais equipado para ressuscitar o que murchou e fazer crescer uma nova vida. O Senhor faria isso no meu coração?

 

2º passo: Desconsiderar a Palavra de Deus 

A maneira mais rápida de matar uma planta caseira é esquecer que ela está lá, e a maneira mais rápida de matar seu amor pela Palavra de Deus é desconsiderá-la. Já faz algum tempo desde que você regou seu coração com a Palavra de Deus? No meio de sua vida ocupada, semanas (ou meses) se passaram desde que gastou tempo absorvendo a verdade das Escrituras?

Pegue sua Bíblia e leia Salmo 1:2–3. Agora leia o versículo 2 novamente, mas personalize-o:

[Minha] satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei [eu medito] dia e noite.

Se há tempos você não lê a Palavra, provavelmente não é porque você escolheu conscientemente ignorá-la. É mais provável que você tenha perdido seu prazer. Pense na última vez em que ficou entusiasmada com as Escrituras: quais foram essas circunstâncias? Por que você acha que isso mexeu com seu coração?

Não espere que seus sentimentos voltem. Lute pelo prazer. Faça e siga um novo plano de irrigação das Escrituras. Escolha uma hora e um lugar, e toda vez que você se sentar, comprometa-se a pedir a Deus para reviver sua maravilha por Sua Palavra. (Ler e orar o Salmo 119 é um ótimo lugar para começar!)

No tempo que se passou desde o desastre da citronela, gostaria de poder dizer a você que todas as plantas prosperaram sob meus cuidados. Cerca de seis meses depois que fui forçada a jogá-las fora, outra perdeu todas as folhas. Durante semanas, permaneceu como uma vara solitária na terra. Definitivamente não estava florescendo.

Até que um dia deu sinal de vida. Uma folha tornou-se duas, e a sugestão de uma terceira está agora aparecendo no topo. O caule nu tinha sido um aviso de que algo estava errado, mas não era o fim da planta.

Se seu amor pela Palavra de Deus diminuiu ultimamente, mude seu plano de irrigação. Permaneça enraizada e alicerçada em Cristo (Colossenses 2:7), e observe como Ele é capaz de cultivar uma nova afeição em seu coração.

Sobre o Autor

Katie Laitkep

Katie trabalhava como professora hospitalar quando Deus a chamou para se juntar ao Revive Our Hearts como escritora da equipe. Ela atua remotamente de Houston, Texas, onde Deus a sustenta por meio de praias de água salgada, das Escrituras e de sua igreja local.