Descansando na presença do Emanuel neste Natal

Não é de surpreender que o Deus infinito do universo tenha muitos nomes — nomes que não são meramente títulos ou designações, mas nomes que descrevem Seu caráter e Lhe atribuem a glória que Lhe é devida. Deus mostra Seu próprio caráter nos nomes atribuídos à Ele.

Podemos ver isso quando Isaías profetizou sobre a vinda de Jesus no capítulo 7 versículo 14: “Portanto, o próprio Senhor vos dará um sinal.  Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel”.

O cumprimento dessa profecia e atribuição de nome - desta vez, completo com uma definição - vem em Mateus 1.23:  

“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e eles o chamarão pelo nome de Emanuel” (que significa Deus conosco).

Deus conosco.  É uma realidade profunda e também constrangedora. Deus, o Criador e Senhor de todas as coisas, veio à terra para viver entre nós.  Entre nós, pessoas profanas e pecadoras.

E Ele veio não apenas para estar conosco, mas para nos salvar e dar Sua vida em troca da nossa, pessoas profanas e pecadoras. Deus conosco na pessoa de Jesus também traz contemplações práticas.  Se você é como eu, provavelmente já se perguntou como deve ter sido segurar o recém-nascido Emanuel, observá-lo quando criança, andar por estradas poeirentas com ele quando adulto, testemunhar milagres surpreendentes ou apenas comer,  falar e servir com Ele.  Há momentos em que anseio por esse tipo de presença física de Jesus, mas logo sou levada por Sua presença em mim - o Espírito Santo – e constato que o que temos como crentes é realmente uma vantagem.  Pois quando o Jesus ressuscitado deixou a terra para retornar ao Pai no céu, Ele prometeu que Sua presença continuaria, pois o Espírito Santo viria para aqueles que cressem (Jo 16.7).

Deus conosco não é apenas uma verdade natalina; é tão eterno e multifacetado quanto Ele.  A presença de Deus com Seu povo começou no jardim com Adão e Eva e continuou de maneiras únicas ao longo do Antigo Testamento, com Sua presença física na vinda de Jesus e Sua presença contínua em Seu povo por meio do Espírito Santo.

Mas, por mais real e até palpável que seja a presença de Deus em sua vida como cristã, você está ciente disso?  Sua presença afeta sua vida diária?  Seus pensamentos, emoções, atitudes e ações?  Não importa como você responda a essas perguntas, vamos aproveitar esta oportunidade para considerar a presença de Deus em nosso meio à época em que celebramos o Emanuel.  

Descanse na Presença de Deus

Primeiro, podemos encontrar descanso na presença de Deus.  O descanso na presença de Deus pode ser um descanso físico, mas inclui muito mais do que isso.  É o descanso da luta, da dúvida, da preocupação e do esforço humano fútil.  Deus convidou Moisés para esse tipo de descanso em Êxodo 33.14: “E ele disse: ‘Minha presença irá com você e eu lhe darei descanso’.”

Em meio à enorme tarefa de conduzir os israelitas pelo deserto, onde o descanso físico provavelmente era uma raridade, o Senhor gentilmente ofereceu e deu Sua presença a Moisés e aos israelitas de maneiras únicas. E Ele nos oferece um tipo semelhante de descanso em Mateus 11.28-30:

“Vinde a mim, todos vós que estais cansados​​e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.  Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Se humildemente formos a Jesus e descansarmos nele, aprenderemos novas maneiras de descansar com Ele, que podem não diminuir as realidades práticas de nossa vida diária, mas nos aliviarão de tentar descobrir nosso próprio caminho ou lutar com a nossa própria e insuficiente força.  

Viva e Sirva na Presença de Deus

E por que precisamos encontrar descanso na presença de Deus?  Porque assim, poderemos viver em Sua presença e servir em Sua presença.

À medida em que somos alimentadas pelo descanso na presença de Deus, à medida em que aprendemos e reorientamos nossa perspectiva para a Dele, podemos viver em Sua presença.  Em nossos relacionamentos, trabalho e responsabilidades, vamos aproveitar esta oportunidade para perceber que o próprio Espírito de Deus está em nós como crentes. Viver em Sua presença significa que não estamos sozinhos em conversas difíceis.  O Espírito está com você enquanto você completa o grande projeto em andamento. O próprio Deus está comigo enquanto repito as tarefas de casa pela quarta vez hoje.

E Deus está comigo enquanto sirvo a Ele e às pessoas.  É a presença Dele por meio de Seu Espírito e Sua Palavra viva em mim que me capacita a servir.  Você não precisa desse lembrete no meio da temporada de Natal?

Como uma mulher liderando outras mulheres, de alguma forma e em todos os papéis da vida, precisamos entender que estamos servindo na presença de Deus.  Isso muda não apenas como penso e me sinto, mas também o que penso e sinto sobre aqueles a quem sirvo.  Minha atitude em relação ao evento de Natal que estou planejando para algumas centenas de mulheres e a gigantesca lista de tarefas que vem com ele muda quando considero a presença de Deus.  Meu tom com a mulher sobrecarregada de tristeza durante este período de festas será caracterizado por carinho e amor sinceros quando me lembrar da presença de Deus. Os pães de queijo que preciso assar para as reuniões da igreja serão misturados com muito mais amor quando eu servir na presença de Deus.

A vinda do Emanuel mudou tudo. É disso que nos lembramos e por isso celebramos no Natal. Mas perceba e lembre-se, talvez de uma nova maneira hoje, que Deus está com você.  Agora. Para todo sempre. Portanto, descanse, viva e sirva em Sua presença.