Ao longo dos anos, aprendi a inclinar meus ouvidos toda vez que Nancy DeMoss Wolgemuth abre a boca para dizer algo. Através do seu ministério de ensino diário e de seus livros, ela se tornou minha mentora mais querida. Não me surpreenderia se você se sentisse da mesma forma.
Posso compartilhar um segredo com você? Nancy é exatamente a mesma mulher, tanto nos bastidores, com o microfone desligado, quanto em público ao ministrar para mulheres. Nossa equipe do Revive Our Hearts a descreve como alguém que age com propósito, uma mulher fiel, resoluta, profunda em sua fé, autêntica, sábia e cuidadosa.
Recentemente, Nancy dedicou um tempo para refletir sobre a temporada do Advento e compartilhar suas tradições de Natal com nossa equipe. No fundo, queremos que você olhe para além da vida dela e se maravilhe com a chegada de um bebê que um dia redimiria um povo rebelde. Mas, por ora, vamos sentar à mesa com Nancy e ler conselhos de uma amiga de confiança.
Preparando nossos lares para o Advento
- Eu, simplesmente, amo decorações de Natal — e ao longo dos anos, colecionei muitas delas! Robert e eu enchemos nossa casa com vários presépios e algumas árvores de Natal pequenas com diferentes temas, inclusive uma dedicada aos nomes de Jesus. Penduramos uma grande guirlanda na porta da frente e montamos uma cruz iluminada, feita com galhos de pinheiro, acima da lareira. Eu tenho um carinho especial por um conjunto de anjos de cerâmica branca segurando instrumentos musicais que tenho desde a minha adolescência. Começamos a espalhar essas decorações pela casa durante a semana do Dia de Ação de Graças e deixamos tudo arrumado até a primeira ou segunda semana de janeiro! Robert e eu também gostamos de espalhar pisca-piscas e velas por toda a casa. Isso torna o ambiente muito mais aconchegante durante os longos meses de inverno.
- Geralmente, nossa casa é bastante silenciosa, mas do Dia de Ação de Graças até o Natal, deixamos músicas de Natal tocando ao fundo. Nossas favoritas são, em sua maioria, músicas instrumentais — canções reflexivas ou celebrativas que convidam nossos corações à adoração.
- Quando crianças vêm nos visitar, deixamos que elas abram um dos dias do nosso calendário de Advento de madeira. Elas amam encontrar as peças de madeira dentro das gavetinhas, que contam, cada uma, uma parte da história do Natal.
- À medida que os cartões de Natal vão chegando na nossa caixa de correio, Robert e eu os abrimos juntos e oramos pelos remetentes. Às vezes, tiramos uma foto do cartão e a enviamos por mensagem para a pessoa, para avisá-la que acabamos de orar por ela.
- Tentamos planejar a prática da hospitalidade durante a época de Natal. Embora Robert e eu dediquemos tempo e energia para receber amigos e familiares em nossa casa, damos preferência a preparativos simples para que possamos, acima de tudo, aproveitar as pessoas e a comunhão.
Preparando nossos corações para o Advento
- Independentemente do quanto tentemos, sabemos que essa será uma época mais atarefada do que o normal. Então, nos lembramos de absorver e exalar graça.
- Para sintonizar meu coração com Jesus, dedico tempo e atenção à leitura de um ou mais devocionais de Advento. Também gosto de assistir a concertos de Natal na minha região.
- Se viajarmos durante as festas ou estivermos com familiares, sempre nos juntamos a eles para um culto de véspera de Natal.
- Em anos anteriores, costumávamos enviar uma zilhão de cartões de Natal e presentes, mas agora nossa prática é mais simples. Enviamos — geralmente no Dia de Ação de Graças — bilhetes ou pequenos presentes para pessoas que abençoaram nossas vidas. Robert e eu somos proativos em reservar tempo de qualidade para passar com as pessoas de quem gostamos, em vez de acrescentar mais coisas às vidas delas.
- Contribuímos financeiramente para ministérios e trabalhadores cristãos ao longo do ano, mas amamos ver o quanto mais podemos investir no trabalho do Reino de Deus no final do ano. Procuramos novas oportunidades para pregar o Evangelho.
Preparando-se para o Rei do Advento
Quando convidada a compartilhar um pouco do seu novo devocional de 31 dias de Advento, Consider Jesus (“Pense em Jesus”, ainda não publicado no Brasil), Nancy nos incentivou a fixar nossos olhos em Cristo. Ela diz que, à medida que contemplamos Cristo e nos tornamos mais como Ele, “as coisas da terra vão ser, de fato, estranhamente ofuscadas à luz da Sua glória e graça”.
De acordo com Nancy, se não direcionarmos, de forma consciente, nossos pensamentos e afetos para Ele, corremos o risco de sermos dominadas por coisas menores — coisas desta terra, como os “as preocupações, as riquezas e os prazeres” que sufocam a Palavra e nos tornam infrutíferas (Lc 8.9-15). Voltarmo-nos para Jesus nos preserva do cansaço enquanto corremos nossa corrida.
Por fim, Nancy nos lembra de nunca parar de olhar para Jesus — precisamos dele mais do que a própria vida e do que o ar que respiramos.