Era véspera de Ano Novo. Eu estava sentada à mesa com amigas enquanto compartilhávamos nossos sonhos e metas para o ano que estava por vir. Todas as respostas típicas passaram pela minha mente — fazer mais exercício, comer menos, dedicar mais tempo a causas voluntárias, gastar menos dinheiro etc.
Mas, quando chegou a minha vez de falar, olhei para os rostos curiosos das minhas amigas e disse: “Quero me tornar uma teóloga melhor”.
O meu desejo não vinha da esperança de me tornar uma mulher mais inteligente. Eu queria me tornar uma adoradora melhor. Afinal, o propósito da teologia é a doxologia.
Eu não estava interessada apenas em saber mais sobre Deus, eu queria conhecê-Lo mais. Desejava amá-Lo e exaltá-Lo mais no próximo ano do que no ano que passou. Isso tudo começou com um estudo robusto das Escrituras.
À medida que um plano começou a tomar corpo em minha mente, compartilhei a minha ideia com as mulheres à minha mesa. Queria me reunir semanalmente com elas para oração e estudo bíblico. Eu precisava de parceiras. Companheiras teólogas.
Basicamente, propus que formássemos um clube de “nerds da Bíblia”! Duas semanas mais tarde, quatro de nós nos reunimos pela primeira vez e nos intitulamos de Sociedade Teológica de Mulheres.
Encontrando tempo para estudar juntas
O que começou como uma aventura colaborativa nas Escrituras se tornou um colete salva-vidas. Todas nós somos mães ocupadas na faixa dos quarenta e cinquenta anos. Administramos famílias numerosas enquanto conciliamos trabalho e vida na igreja. Estamos engajadas com nossos vizinhos. Estamos ensinando mulheres mais jovens, enquanto absorvemos sabedoria de mulheres mais velhas.
Entre nós quatro, temos filhos casados, estudantes universitários, crianças no ensino fundamental e mais um pouco de tudo entre essas fases. Nossas famílias incluem filhos biológicos, filhos adotivos e filhos de acolhimento temporário. Estamos envolvidas em estudos bíblicos e clubes do livro em nossa igreja local. Servimos a pessoas em situação de vulnerabilidade em nossa cidade e ao redor do mundo.
Compartilho tudo isso não para me gabar de uma lista de conquistas, mas para destacar o fato de que nossas vidas estão repletas de compromissos. E, ainda assim, toda semana, encontramos um tempo para nos reunir nas casas umas das outras, nos deleitar na Palavra de Deus e orar umas pelas outras. Encontramos tempo para o que importa.
Se você realmente deseja conhecer mais ao Senhor, então decida fazê-lo. Tudo começa com compromisso. Comece a sua jornada de comunhão mais profunda com Cristo dizendo sim. Mas entenda isto: dizer sim para mais tempo na Palavra significa dizer não para outras atividades. Use seus "sins" e "nãos" com sabedoria.
Um vislumbre do nosso tempo juntas
Desde o início, planejamos nossas reuniões para serem divertidas e especiais. Uma de nós recebe as participantes em sua casa, enquanto outra providencia o almoço. É comum que uma de nós apareça com uma lembrancinha, um mimo, para todas.
Durante o almoço, compartilhamos o que está acontecendo em nossas vidas — os desafios e as conquistas. Exaltamos a graça do Senhor sobre nós. Depois de comermos, discutimos o texto que estamos estudando. Normalmente, alternamos entre o estudo de um livro da Bíblia e a leitura de um livro teológico. Finalizamos o tempo juntas orando umas pelas outras.
Ao longo da semana, mantemos contato por meio de um grupo de mensagens. Enviamos orações, pedimos ajuda e compartilhamos versículos entre nós. Quando ouvimos sobre alguma necessidade em nossa igreja, unimos nossos recursos para ajudar. Curtimos a companhia umas das outras e nos alegramos em nossa comunhão na Palavra.
Tornando-nos teólogas melhores juntas
Muitas mulheres têm dificuldade em se ver como teólogas. É hora de rejeitarmos essa ideia absurda. A teologia não é reservada aos homens. Somos filhas preciosas e escolhidas do Deus vivo. Estudamos a Sua Palavra assim como os Seus filhos fiéis o fazem. Somos teólogas. Então, por que não sermos boas teólogas?
Não fomos criadas para ter um relacionamento superficial com as Escrituras. Paulo escreve: “Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês. Instruam e aconselhem-se mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão no coração.” (Cl 3.16)
Há uma expectativa de intimidade — de interação frequente — com a Palavra. Isso inclui um aspecto coletivo. Este mandamento é para nós, juntas, e não apenas para você ou para mim, individualmente. Estudamos melhor quando estudamos juntas.
Nossa Sociedade Teológica de Mulheres tem me tornado uma mulher melhor e uma adoradora melhor. Estamos aprendendo a aplicar melhor o Evangelho em nossas vidas e a compartilhá-lo com o próximo. Estamos unidas em nossa contemplação de Cristo. Buscamos a Deus e aos Seus caminhos com afinco. E quando somos tentadas a desanimar em nossa busca, as irmãs ao nosso lado nos incentivam a seguir em frente.
Quando buscamos a Cristo juntas, O buscamos melhor.
Alegrando-nos juntas na Palavra
Quer você seja crente há décadas ou esteja apenas curiosa para entender o motivo de tanta dedicação, eu te desafio a se perguntar: você se alegra na Palavra de Deus como alguém que encontra grandes despojos (Sl 119.162)? Se a resposta for não, ore para que Deus te dê um coração que anseie por Ele.
Podemos facilmente estabelecer um ritmo de abordar a Palavra por obrigação e não por prazer. Após uma leitura apressada, riscamos triunfantes mais um item da lista de afazeres e passamos para a próxima tarefa do dia. Somos motivadas pela produtividade e não pela paixão por Deus.
Fomos criadas para nos deleitarmos em Deus. Para nos regozijarmos em Sua Palavra. E como um povo resgatado das trevas e adotado na família do Deus todo-poderoso, nos alegramos juntas!
Querida irmã, sei que você é ocupada. Sei que há muitos motivos para você não acrescentar mais uma coisa à sua agenda. Mas você nunca vai se arrepender de passar tempo na Palavra com suas irmãs em Cristo. Nunca.
Em certas semanas, olho para a minha lista de afazeres e penso: “Não vai ter jeito de abrir mão de algumas horas para me reunir com elas”. Mas eu dou um jeito e sempre vale a pena. Não importa o quão ocupada eu esteja, passar tempo estudando as Escrituras com outras mulheres é sempre proveitoso.
Eu já conhecia bem cada uma das mulheres do meu grupo antes de começarmos a nos reunir com esse propósito. Mas meu amor por elas cresceu à medida que nos unimos neste objetivo comum de conhecer e amar mais a Cristo.
Nosso vínculo é inabalável. Nossa confiança é profunda. Incentivamos umas às outras na fé. Desafiamos, encorajamos e exortamos umas às outras. Chamamos a atenção umas das outras com graça e verdade. Rimos e choramos juntas. Lutamos contra o inimigo e celebramos nosso Salvador, que esmagou a sua cabeça.
Não há nada de mágico em nossa pequena Sociedade Teológica de Mulheres. Simplesmente nos amamos e amamos nosso Deus. Gostamos de estudar a Sua Palavra juntas.
Espero que a minha história te inspire a estudar as Escrituras com outras mulheres. Esta é apenas uma das muitas formas de fazer isso. O importante é que vocês façam! Invistam o seu tempo em coisas de valor eterno, juntas.
[Clique aqui para ler o original em inglês.]