Levando as crianças a um maior e mais profundo amor por Jesus

“Jesus me ama, eu bem sei.” Quando até mesmo a criança mais nova diz palavras sobre Jesus de cor, isso é um doce som. Verdades simples como essas ajudam as crianças a começarem a ver a beleza do evangelho.

Mas uma armadilha comum é parar por aí. Quando ensinamos aos nossos filhos sobre Jesus apenas em termos simples e gerais, eles podem vir a conhecer Jesus apenas vagamente ou até de forma errada.

O amor de Cristo é amplo, longo, alto e profundo (Efésios 3.18). Como podemos ajudar nossos filhos a conhecê-Lo mais plenamente? Uma maneira é ajudá-los a enxergar Deus em toda a Bíblia. Aqui estão quatro perguntas que devem ser continuamente feitas ao ver a Bíblia com sua família.

1. Pergunte sempre: “Quem é Jesus?”

A Bíblia conta uma história contínua sobre Jesus. De Gênesis a Apocalipse, o Pai quer que vejamos e amemos Seu Filho como nosso maior tesouro. Através do poder do Espírito Santo, a Bíblia desperta o coração de nossos filhos para desejar um relacionamento com Jesus.

Que privilégio apresentar nossos filhos a Jesus como o Salvador Prometido (Gênesis 3.14-15) ou a Escada que leva a Deus (Gênesis 28.10-17). As crianças não são pequenas demais para aprender o que significa Jesus ser o Cordeiro Pascal (Êxodo 12.21-27) e para dependerem Dele como o Pão da vida (Êxodo 16.1-5, 31). As histórias da Bíblia abrem caminho para que nossos filhos recebam muito mais do que simplesmente informações sobre Jesus. Elas revelam Sua pessoa e Seu coração.

2. Pergunte sempre: “Por que Deus nos enviou Jesus?”

De capa a capa, a Bíblia revela que Deus providenciou uma maneira para que pessoas pecadoras pudessem ter um relacionamento com Ele. Jesus veio para resolver nossa maior necessidade de uma maneira que só Ele poderia.

Nossos filhos podem aprender que antes da criação, Deus, Jesus e o Espírito Santo planejaram amorosamente formar uma linda família (Efésios 1.1-14). O Espírito Santo abrirá o coração das crianças para ver que, por meio de Jesus, podemos nos tornar os descendentes prometidos de Abraão (Gênesis 12.1-7; Gálatas 3.29). A história de Noé mostrará a eles a ira certa de Deus contra o pecado e nossa necessidade de resgate. A verdade da Páscoa nos diz que Jesus veio para nos dar o que o pecado havia roubado. Jesus mantém aqueles que confiam Nele seguros para sempre com seu Deus e Pai.

Conhecer Jesus é saber que o mundo não gira em torno de nós! Quando nossos filhos buscam significado e realização, queremos que eles saibam que Jesus é o propósito de nossa vida. Queremos que eles saibam que a verdadeira felicidade é amar a Deus e viver para Ele.

3. Pergunte sempre: “Em que mentira Satanás quer que acreditemos?”

A Bíblia nos adverte sobre o inimigo de Deus, Satanás. Desde o início dos tempos, Satanás mentiu para nos impedir de confiar em Deus. Sem a poderosa Palavra de Deus, nossos filhos confiam nas tendências culturais e em cada nova filosofia. O que os pais podem fazer? Sozinhos, somos tão indefesos quanto nossos filhos. Mas Jesus triunfou sobre Satanás na cruz. À medida que nossos filhos O conhecem, Sua vitória se torna a deles.

No poder do Espírito Santo, podemos ajudar nossos filhos a identificar as mentiras de Satanás. A serpente sussurra: “A verdadeira felicidade vem através do que você tem e faz”. “Quem precisa ser amigo de Jesus? Viva para si mesmo e seja feliz.” “Por que Deus permite que coisas ruins aconteçam?” “A Bíblia é apenas um monte de histórias diferentes.”

O que pode ajudar nossos filhos da próxima vez que uma nova mentira tentar conquistá-los? Com a Palavra de Deus como fundamento de nossa família, podemos pedir ao Espírito Santo para tornar a verdade sobre Jesus cada vez mais bela.

4. Pergunte sempre: “Qual seria a resposta certa para Jesus?”

A Bíblia ensina, repreende, corrige e treina os crentes na justiça (2 Timóteo 3.16). As Escrituras estabelecem o padrão de pensamentos, palavras, ações e atitudes semelhantes a Cristo.

Qual seria a resposta correta para Jesus? Faça boas perguntas para ajudar seus filhos a descobrirem como a Palavra de Deus se cruza com suas vidas. Esteja preparado para iniciar a conversa falando sobre a misericórdia de Deus por você! Peça a Deus perguntas ponderadas para orientar, desafiar e encorajar a resposta de sua família. A discussão dá origem a pensamentos, palavras, ações e atitudes semelhantes a Cristo. À medida que uma família responde honestamente à Palavra e ao Espírito de Deus, eles começam a valorizar a verdade de Jesus.

Toda a plenitude de Deus

Toda a plenitude do nosso Deus Triúno é encontrada neste homem Jesus (Efésios 3.19). Quando ajudamos nossos filhos a conhecer Jesus plenamente, toda a família aprende a amar profundamente o verdadeiro Jesus. Cada vez mais, descobriremos que somente Jesus satisfaz os desejos mais profundos de nossos corações. Ao estudarmos juntos a Palavra de Deus, ficaremos maravilhados com a beleza de Jesus e encontraremos alegria em conhecer Seu amor que tudo satisfaz. Conhecendo-O cada vez mais plenamente, olhamos com esperança para o dia em que O veremos face a face e desfrutaremos dele para sempre.

Sobre o Autor

Barbara Reaoch

Barbara Reaoch (1952–2024) foi uma forte defensora do discipulado familiar e autora de livros voltados para esse público. Ela atuou como diretora da Divisão Infantil da Bible Study Fellowship International e desejava que todo pai e professor soubesse que a Palavra de Deus tem o poder de capacitar seus filhos a descobrir a alegria de amar a Deus.