O clima de um relacionamento pode ser descrito em termos meteorológicos: tempestuoso, frio, nublado, quente ou ensolarado. O mesmo vale para grupos de relacionamentos, como família, igreja ou local de trabalho. Você já esteve em um ambiente em que predominavam críticas, sarcasmo, recriminações e suspeitas? Um clima em que você podia “sentir a tensão no ar?” Ou você teve o privilégio de experimentar um ambiente positivo, solidário e de afirmação? Nesse caso, você sabe que diferença as condições meteorológicas fazem na comunicação. Em climas positivos, os membros do grupo percebem, se envolvem, reconhecem e aprovam uns aos outros. Em climas negativos, não.
Percepção
A demonstração mais básica de afirmação positiva é notar a presença de um indivíduo. Observar os outros significa que fazemos contato visual, voltamos o corpo para eles; ao invés de nos afastarmos, nos aproximamos deles, sorrimos e reconhecemos que eles estão lá. O clima negativo da comunicação, falha nesta área mais básica. As pessoas passam umas pelas outras e se movem ao redor, sem indicar que percebem a presença da outra pessoa. Eles evitam o contato visual, não se aproximam e parecem relutantes em se conectar. A falta de retorno de chamadas telefônicas é um exemplo desse tipo de comportamento desagradável.
Empenho
Uma afirmação mais forte ocorre quando as pessoas fazem um esforço para se envolver. Embora o grau de transparência possa ser baixo, eles voluntariamente e prontamente entram em conversas.
Reconhecimento
As pessoas se sentem ainda mais valorizadas quando outras procuram entender suas ideias e sentimentos, fazendo perguntas e ouvindo-as atentamente. Ao agirmos dessa maneira, comunicamos que suas ideias e sentimentos são importantes para nós.
Aprovação
Aprovação é o tipo mais forte de afirmação. Não apenas mostramos que estamos interessados nas ideias ou sentimentos de outras pessoas, mas também concordamos com essas ideias ou sentimentos e / ou aprovamos. É possível discordar da maioria das ideias ou sentimentos de alguém, mas ainda assim endossar a parte com a qual concordamos. Elogios, louvores, expressões de gratidão e reconhecimento público endossarão esse comportamento.
Se você estiver em um clima de comunicação negativo e quiser mudar esse clima, peça a Deus a capacidade de perceber, se envolver, reconhecer e aprovar as pessoas ao seu redor. Talvez as nuvens se separem e o sol comece a brilhar.
“Deus Pai, ajude minha comunicação a ser cheia de graça e temperada com sal. Permita-me dar o primeiro passo hoje para melhorar o clima onde vivo e trabalho.”
O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um. (Colossenses 4.6).