Nossos filhos são como esponjas; absorvem informações o tempo todo. Informações sobre a tecnologia mais recente, as roupas da moda, sexo, drogas, álcool e o dinheiro para ter tudo — e para onde quer que nossos filhos olhem, sentem-se pressionados a se conformar. Não é à toa que muitas vezes nos sentimos assustadas com isso tudo. Qual é a melhor maneira de proteger nossos filhos quando o que eles aprendem contraria os princípios bíblicos?
A história de Jenny e Ryan com o seu filho, Eric, me intrigou. Por volta de seus oito anos de idade, seus pais começaram a se preocupar com as mudanças em seu caráter. Ele parecia distraído. Fazer qualquer coisa nova o deixava ansioso. Sempre gostou de ir à igreja com os pais; de repente, começou a demonstrar resistência. O tempo em família foi jogado pela janela e as redes sociais tomaram conta da vida dele.
Jenny e Ryan perceberam que precisavam de muita sabedoria. Com esses fortes ventos culturais soprando, como poderiam ajudar a fé de Eric a florescer em vez de murchar? Eles passaram a orar como nunca!
Será que essas mesmas preocupações te levam a orar?
Nosso mundo está mudando muito rápido, mas a nossa geração não é a única. As tentações podem ter uma cara diferente, mas a natureza humana continua a mesma. Aqui está a boa notícia: Deus não muda! (Nm 23.19)
Milhares de anos atrás, o povo de Deus também enfrentava um mundo em rápida mudança. Como poderiam orientar e proteger os seus filhos? Enquanto Israel partia em direção ao desconhecido, Deus lhes deu princípios para resguardar seus filhos e os filhos dos seus filhos.
Três princípios para proteger nossos filhos
1. Ame a Deus de todo o coração.
Moisés mostrou aos pais o caminho para encontrar forças. Ele disse: “Portanto, ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força” (Dt 6.5). E Deuteronômio 6.6 nos diz: “Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração”.
A comissária de bordo diz: “Coloque a máscara de oxigênio em si mesma antes de colocá-la no seu filho”. O amor de Deus é o oxigênio dos pais e Sua Palavra é o canal através do qual o amor de Deus flui. Estando cheios da Palavra de Deus, os pais podem compartilhar esse amor vital com seus filhos. Deus diz que a Sua Palavra é vida — será que a sua agenda evidencia que você concorda com isso? Se não, peça a Deus para aumentar o seu desejo por Ele e a Sua Palavra. À medida que você inspira profundamente o oxigênio da Palavra de Deus, terá o que é necessário para compartilhar com seu filho.
2. Fale sobre Deus.
Todos os dias, Deus dá aos pais oportunidades para revelar o Deus invisível aos seus filhos. Deuteronômio 6.7–9 admoesta pais sábios a estarem preparados para falar sobre Deus em momentos inesperados. Um nascer do sol no trajeto para a escola, um inseto diferente no quintal, uma tempestade iminente — tudo declara a glória do Senhor. Leite derramado e brinquedos quebrados se tornam oportunidades para compartilhar que nenhuma circunstância é pequena demais para o cuidado de Deus. Cada alegria e cada tristeza pode representar um momento para ajudar nossos filhos a aprender sobre o belo caráter de Deus. Como famílias, Deus eleva nossos pensamentos acima das circunstâncias difíceis enquanto pensamos juntos em Seus atributos. Peça a Deus para imprimir Sua verdade em seu coração, para que você esteja pronta para imprimi-la no coração de seus filhos.
3. Inicie conversas sobre Deus
As crianças aprendem pelo que veem na vida dos pais. Precisamos ser transparentes sobre nossas lutas por crescimento e como o arrependimento funciona em nossas vidas. Você se sente derrotada quando perde a paciência com seu filho? Tanto pais quanto filhos só conseguem obedecer a Jesus por causa do Seu amor e poder em nós. Acredite que Deus pode usar até mesmo o seu pecado para maravilhar seus filhos com Seu amor infalível. Seus filhos podem ver que o amor de Deus é real e poderoso quando você, humildemente, pede perdão a eles. Como Deus tem te transformado por meio da Sua Palavra? À medida que você é transformada pela Palavra de Deus, você demonstra o amor de Deus.
Uma política de comunicação aberta em casa permite que seus filhos saibam que podem trazer qualquer pergunta para você sem medo. Fazer perguntas difíceis a eles constrói uma fé resiliente. A família é o campo de treinamento para esclarecer o que acreditamos, por que acreditamos e como falar sobre o que acreditamos. Os filhos florescem quando os pais passam tempo regular e sem pressa com eles, mas é impossível alcançar esse objetivo sem a ajuda de Deus (Hb 4.16).
Assim como a comida nutritiva edifica o corpo, a verdade bíblica edifica a alma. As verdades da Palavra de Deus constroem uma base duradoura na mente e no coração de um filho. A Palavra de Deus realinha seus pensamentos e desejos com o que é verdadeiro. A graça de Deus, por meio de Sua Palavra, transforma o coração de um filho, deixando um impacto eterno.
Desfecho milagroso
O Senhor abriu os olhos de Jenny e Ryan. Eles perceberam como sua vida familiar era ocupada. O trabalho e as atividades diárias após a escola haviam chutado o tempo em família para escanteio. Momentos para fazer as refeições juntos e conversar e ler a Bíblia juntos se tornaram raros.
Deus levou Jenny e Ryan a fazer mudanças. Eles organizaram suas atividades e reduziram as horas de trabalho. Alguns dias ainda eram agitados, mas tempo regular em família se tornou uma prioridade. Eles estabeleceram restrições sábias quanto ao uso de redes sociais e celulares. Mas, de todas essas mudanças, ler a Bíblia juntos foi a de maior impacto. Com um pouco de preparo, eles passaram a ler e a discutir a Bíblia. Orar uns pelos outros tornou-se mais significativo.
Eric estava na faculdade quando Jenny e Ryan compartilharam sua história comigo. Eric recorda a época anterior a essas mudanças como anos em que ele se sentia extremamente pressionado por seus colegas. Quando seus pais colocaram a Deus como elemento central em seu lar, eles lhe lançaram um colete salva-vidas. Eric acredita que a reorganização das prioridades dos pais salvaram a sua vida.
Não existem fórmulas simples para proteger nossos filhos das pressões culturais. Mas Deus, em Sua bondade, nos fornece o que precisamos. As Escrituras reformulam nossos objetivos para nossos filhos. A oração nos lembra da visão de Deus para nossos filhos. À medida que amamos a Deus de todo o coração, falamos sobre Ele e envolvemos nossos filhos em conversas sobre o Senhor, os tornamos livres para florescer, independentemente dos desafios que eles possam enfrentar.
Assim como Deus disse a Josué quando ele se preparava para atravessar o Jordão e adentrar um mundo completamente novo: “Seja forte e corajoso! Não tenha medo, nem fique assustado, porque o Senhor, seu Deus, estará com você por onde quer que você andar”. (Js 1.9)
[Clique aqui para ler o original em inglês.]