Quando o Dia dos Pais não é feliz

O Dia dos Pais está chegando, mas se seu pai for ausente, distante ou perverso, pode não parecer uma ocasião digna de celebração. Se o seu relacionamento com seu pai for tenso (ou inexistente) neste Dia dos Pais, aqui estão três coisas a serem lembradas.  

1. Todos os pais são pecadores que precisam de graça

Só houve um pai perfeito, e Ele não se senta à sua mesa no café da manhã. Deus, o Pai, é o único capaz de amar de maneira perfeita e sem pecado (mais sobre isso em um minuto). Todos os outros pais são pecadores que precisam desesperadamente da graça de Deus. "Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus." Rm 3.23 Por mais que ele queira, seu pai não pode ser um pai perfeito. A realidade de viver em um mundo caído é que nossos pecados ferem os corações dos outros e os pecados dos outros ferem nossos corações. Todos os membros da sua família, incluindo seu pai, precisam da graça e da ajuda de Deus para agirem mais como Cristo. Em vez de responder ao pecado com pecado (amargura, rebelião, desprezo), responda com a mesma medida de graça que você deseja que te seja estendida quando errar.  Mesmo que seu pai não tenha um relacionamento com você ou com Jesus, ore por ele com frequência. Aqui estão algumas orações específicas:

  • Ore para que ele conheça a altura e a profundidade do amor de Deus por ele. 

(Ef 3.18-19)

  • Ore para que ele abrace seu design divino como líder espiritual do lar. (Ef 5.22-33)
  • Ore para que ele fuja do pecado, especialmente da imoralidade sexual. (1Co 6.18)
  • Ore para que ele não peque em momentos de ira. (Efésios 4.26)
  • Ore para que ele tenha uma porção dobrada do fruto do Espírito Santo. (Gl 5.22-23)

2. Não importa o que aconteça, é possível honrar seu pai.

Se você for à igreja no Dia dos Pais (e eu espero que vá!), provavelmente ouvirá este versículo: "Honre o seu pai e a sua mãe, para que você tenha  uma longa vida na terra que o Senhor, seu Deus, lhe dá." Êx 20.12   O mandamento claro  de Deus nas Escrituras é que honremos nossos pais. Sabe o que isso não significa?

  • Não significa que você concorda com tudo o que seu pai diz e faz.
  • Não significa que você finge que seu relacionamento com seu pai é perfeito, se não for.
  • Não significa que a vida em família não tenha desafios.

  Significa, porém, que você reconhece intencionalmente que seu pai desempenhou um papel vital em sua existência. Você não estaria aqui sem ele! Honrar seu pai também significa que você dá atenção ao fato de que a paternidade é uma posição digna, criada por Deus. Aqui estão algumas ideias específicas de como você pode honrar seu pai:

  • Recuse-se a usar suas palavras para derrubá-lo. Diga coisas que o edifiquem. (Efésios 4.29)
  • Anote as coisas que ele fez pelas quais você é grata. Se puder, compartilhe essa lista com ele.
  • Ore por ele com frequência.

3. Todas as meninas têm um pai que as ama.

Não importa como seu pai terreno seja, você tem motivos para celebrar este Dia dos Pais porque você tem um Pai celestial que te ama. Você é a menina dos olhos Dele. (Sl 17.8) Embora manchado pelo pecado, o design de Deus para as famílias pode nos ajudar a entender um amor mais profundo e eterno — o amor de Deus por nós. Somos Suas meninas, adotadas em Sua família (Ef 5.1) e herdeiras de Seu reino (Rm 8.17). Assim como o nosso DNA nos faz parecer com nossos pais, carregamos a imagem de Deus, o Pai (Gn 1.27). Somos Dele! Esta verdade da Palavra de Deus é mais doce do que qualquer mensagem escrita em um cartão de "Dia dos Pais".  "Peçam e lhes será dado; busquem e acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, a porta será aberta. Ou quem de vocês, se o filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem?" (Mt 7.7-11) Como você planeja honrar seu pai neste Dia dos Pais? Como você poderia também celebrar seu Pai celestial nesta data?

Sobre a autora Erin Davis é casada com seu namorado do ensino médio, Jason, e juntos eles criam quatro meninos cheios de energia em sua pequena fazenda no centro-oeste americano. Ela é autora de mais de uma dúzia de livros e estudos bíblicos e colaboradora deste ministério.

Referência Bíblica: Êxodo 20:12, Salmos 17:8, Mateus 7:7-11

Sobre o Autor

Erin Davis

Erin Davis é professora e autora com uma paixão por levar mulheres ao rico manancial da Palavra de Deus. Ela é autora publicada e, atualmente, faz parte da equipe da Moody Publishers e desfruta da alegria de auxiliar outros autores a direcionar seus leitores a Jesus. Erin é uma presença constante no Revive Our Hearts, seja participando de podcasts, escrevendo artigos e muito mais. Ela é grata por ser esposa de Jason e mãe orgulhosa de Eli, Noble, Judah e Ezra.