Se você quiser ser famosa

Um em cada quatro Millennials acredita que será famoso até os 25 anos.

Vamos começar lá do começo. Leia essa frase novamente. Deixe que ela penetre em sua mente e repouse sobre o seu coração. Veja o que emerge desse exercício.

Você quer ser famosa? Você supõe que, em algum momento, isso vai acontecer? Será que Deus quer que você seja famosa? A Palavra de Deus lida com o nosso desejo de sermos celebridades?


Confissões de alguém não tão rica e um pouco famosa

Quando não estou escrevendo posts para o blog ou correndo atrás de galinhas e crianças na minha pequena fazenda, passo meu tempo escrevendo livros. Um subproduto de ser uma autora com livros publicados é que as pessoas frequentemente me convidam para palestrar em seus eventos. Eu amo essa parte do meu trabalho, mas às vezes as coisas ficam um pouco… estranhas.

As pessoas me pedem para autografar os seus livros. Querem tirar fotos comigo. Dizem que são “grandes fãs”.

Não estou dizendo que sou uma estrela do mundo editorial cristão ou que tenho uma grande legião de fãs. Meu status de celebridade é ínfimo, e eu gosto assim. Mas essas breves degustações de fama, esses vislumbres curtos de como é quando pessoas fora do seu círculo íntimo te conhecem ou, mais precisamente, sabem quem você é, me ensinaram algumas coisas sobre a fama.

Numa era de estrelas do YouTube e modelos do Instagram, em que as pessoas podem alcançar uma fama absurda apenas por serem quem são, estou confiante de que algumas de vocês anseiam pelo status de celebridade. Talvez vocês já o tenham. É certo isso? Como filhas de Deus, a fama é uma busca que vale a pena? Quando arrasto o meu desejo por fama para debaixo do microscópio da Palavra de Deus, vejo, com clareza, cinco verdades.


1. A fama não é um pecado

A palavra “fama” pode evocar imagens da revista Caras e de celebridades espalhafatosas, mas viver um estilo de vida extravagante não é a única forma de conquistar os holofotes.

A Bíblia descreve alguns dos heróis da nossa fé como “famosos”.

Mais livros foram escritos sobre esses homens do que sobre os Beatles. Mais pessoas conhecem seus nomes do que jamais conhecerão o nome “Kardashian”. Eles foram e continuam sendo mega celebridades, conhecidos e celebrados por milhões. Mas preste atenção no que os fez famosos. Eles não puxaram os holofotes para si mesmos, mas para exibir a glória de Deus.

E, então, temos Jesus, a pessoa mais famosa que já existiu. (Mais sobre a fama de Deus em um momento.)

E a sua fama correu por toda a Síria. Trouxeram-lhe, então, todos os doentes, acometidos de várias enfermidades e tormentos: endemoniados, epilépticos e paralíticos. E ele os curou. (Mateus 4.24)


2. Fama não é fruto

Num mundo de compartilhar e curtir em redes sociais, é fácil nos confundirmos sobre como mensurar o sucesso dos seguidores de Cristo.

  • Um post que é compartilhado com mais frequência necessariamente impacta mais pessoas?
  • Só porque muitas pessoas acham uma ideia ótima, isso significa que Deus também acha?
  • A atenção de outras pessoas sobre nossas vidas é prova de que estamos andando como Cristo?

É fácil confundir fama e frutos em nossos corações, por isso vamos ouvir com atenção como Deus nos chama a viver.

Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto ele limpa, para que produza mais fruto ainda. Vocês já estão limpos por causa da palavra que lhes tenho falado. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Como o ramo não pode produzir fruto de si mesmo se não permanecer na videira, assim vocês não podem dar fruto se não permanecerem em mim. Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada. (João 15.1–5)

 

Tudo o que conquistamos à parte de Cristo é, no final das contas, apenas fruto podre que não durará.

Você se juntaria a mim em uma oração ousada? Vamos pedir ao Senhor que nos faça frutíferas em vez de famosas?


3. A fama não é eterna

Fale o nome da Miss Brasil de 2015. E quem levou o Oscar de Melhor Atriz este ano? Não conseguiu lembrar? Vamos tentar algo mais recente. Cite cinco medalhistas de ouro das Olimpíadas de 2024 (não vale usar o Google).

Essas pessoas são famosas. De acordo com nossos padrões, elas são muito, muito famosas. Seus rostos apareceram em capas de revistas. Seus recordes estão em halls da fama e, ainda assim, não conseguimos lembrar os seus nomes.

A fama é passageira. É como os vaga-lumes — difíceis de pegar e nunca duram muito. Você quer que a sua estrela suba rapidamente e depois se extinga, ou quer que ela brilhe como as estrelas no céu?

Os que forem sábios resplandecerão como o fulgor do firmamento, e os que conduzirem muitos à justiça brilharão como as estrelas, sempre e eternamente. (Dn 12.3)

 

4. A fama é apenas emprestada a nós

Deus é a celebridade mais conhecida, mais rica e mais frequentemente comentada de todas. Ele é o nome mais grandioso que já existiu e existirá. Todas as pessoas, de todas as eras e períodos, acabarão reconhecendo a Sua grandeza. Não há ninguém como Ele em qualquer revista, calçada da fama ou lista VIP.

(...) para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai (Fp 2.10,11)

 

No final das contas, Deus é o único digno de fama. Basta olhar para as vidas das celebridades e fica claro que não fomos feitos para isso. A fama faz com que nossos corações e mentes sucumbam. Há apenas uma solução: Devemos insistir em adorar a Deus em vez de adorar a nós mesmas e viver de uma forma que encoraje outros a fazerem o mesmo.

De acordo com a Palavra de Deus, já somos famosas, mas apenas por causa daquele a quem pertencemos, não por causa de quem nós somos.

E hoje o Senhor declarou que vocês serão o seu povo próprio, como ele prometeu, e que vocês devem guardar todos os seus mandamentos. Assim ele vai exaltá-los em louvor, renome e glória sobre todas as nações que fez e para que vocês sejam povo santo ao Senhor, seu Deus, como ele falou. (Dt 26.18,19)


5. Legado > Fama

Fama é agarrar os holofotes para o nosso próprio benefício. Legado é fazer a diferença para o bem dos outros. Em vez de se esforçar para ser conhecida, viva para tornar Cristo conhecido. Peça a Ele para te mostrar como deixar um legado de fé. Em vez de viver para ser famosa, viva para ser fiel Àquele a quem a fama pertence. 

Troque suas expectativas de ter status de celebridade por uma coroa que dura para sempre.

Quanto a mim, já estou sendo oferecido por libação, e o tempo da minha partida chegou. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Desde agora me está guardada a coroa da justiça, que o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda. (2Tm 4.6–8)

Pelo que você gostaria de ser conhecida? Complete a frase abaixo:

“Eu quero ser famosa por _______________________________________________.”

 

[Clique aqui para ler o original em inglês.]

Sobre o Autor

Erin Davis

Erin Davis é professora e autora com uma paixão por levar mulheres ao rico manancial da Palavra de Deus. Ela é autora publicada e, atualmente, faz parte da equipe da Moody Publishers e desfruta da alegria de auxiliar outros autores a direcionar seus leitores a Jesus. Erin é uma presença constante no Revive Our Hearts, seja participando de podcasts, escrevendo artigos e muito mais. Ela é grata por ser esposa de Jason e mãe orgulhosa de Eli, Noble, Judah e Ezra.