Lembro-me bem de um dia em que estava sentada com um grupo de colegas líderes cristãs, compartilhando pedidos de oração por nossos filhos. Enquanto ouvia seus pedidos por viagens missionárias seguras e bem-sucedidas e excursões do grupo de jovens, meu coração cansado se partia mais uma vez. Minhas necessidades de oração eram muito diferentes. O clamor do meu coração era por libertação das trevas para um filho, por libertação do vício para outro... pedindo a Deus para resgatar e salvar esses meus dois filhos amados. Eu não compartilhei meus pedidos naquele dia.
O Senhor tinha muito a me ensinar.
O Sofrimento de uma Mãe
O amor do coração de uma mãe é intenso e nosso desejo é profundo para que nossos filhos não apenas conheçam ao Senhor, mas que O amem apaixonadamente e caminhem com Ele. Mas e se a realidade de nossas vidas for ver filhos correndo de Deus em vez de caminhando em direção a Ele? E se o filho que amamos tão desesperadamente estiver rejeitando as verdades que ensinamos e o Jesus que tentamos demonstar deles? E se nossos filhos forem pródigos?
Oh, a dor é implacável. A perda do relacionamento – agonizante. O desespero sobre o estilo de vida deles – devastador. Estamos desesperadas para alcançar seus corações enquanto um doloroso senso de fracasso nos domina e a vergonha nos envolve. Para uma mulher servindo em algum tipo de liderança cristã, esses sentimentos podem ser especialmente profundos. Se você está nesse lugar hoje, meu coração está com você, doce irmã, e quero encorajá-la.
Uma Vida Rendida
Uma das coisas mais poderosas que acontece nesta caminhada como mãe de um pródigo é o que o Senhor está fazendo em seu próprio coração. A dor e o medo de algo dar desesperadamente errado com seu filho levam você a um nível de quebrantamento e total dependência do Senhor que poucas outras coisas podem levar. O resultado é uma vida rendida com a qual Deus pode trabalhar e através da qual pode agir. Meus pródigos têm sido verdadeiros presentes na minha vida, pois o Senhor me mudou poderosamente através da experiência de amá-los e lutar por eles.
Eu oro para que seu coração se junte ao meu abraçando a bênção de uma vida rendida...
Nos depararemos com nossa própria fraqueza e nossa necessidade de perdão. Ao fazer isso, também compreenderemos melhor a graça de dar e receber.
- Mulheres no ministério conhecerão a verdade sobre o poder da oração e da Palavra de Deus.
Essa verdade se manifesta quando você entende plenamente que a batalha pela vida de seu filho não será vencida de nenhuma outra forma. Não importa o quanto os amemos ou nos esforcemos, simplesmente não podemos mudar seus corações. A oração e o poder da Palavra de Deus transformam vidas de maneira inigualável (Is 55.11, Hb 4.12, Tg 5.16). O impacto completo dessa verdade por si só reorienta nossa vida e nossa resposta às tribulações que enfrentamos neste mundo.
- Deus desafiará e aprofundará sua humildade.
Deus está te dando uma oportunidade de ser "derramada como oferta de libação" por causa do evangelho. Em um cenário onde o coração de uma mãe pode se afundar em sentimentos de fracasso, aprendemos a deixar de lado nosso orgulho, ceder aos Seus caminhos misteriosos e a decidir nos preocupar mais com Sua glória do que com nosso conforto ou alívio.
- A rendição total deve ser a postura do nosso coração e de tudo o que valorizamos em nossas vidas.
Nos depararemos com nossas próprias fraquezas e nossa necessidade de perdão. Ao fazer isso, também teremos uma melhor compreensão sobre como dar e receber graça.
- A fé deve crescer em uma confiança inabalável (uma quietude tranquila, uma esperança confiante, sem pânico) especialmente diante de coisas que não entendemos (Jo 13.7).
Nesse lugar de confiança, aprendemos que ELE É QUEM ELE DIZ QUE É! Ele é Todo-Poderoso, Redentor, Consolador, Provedor. As circunstâncias diante de você, por mais escuras e confusas que sejam, não mudam Seu caráter. "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre" (Hb 13.8).
Mas, oh, como Ele está nos mudando... conformando-nos à Sua imagem.
- Devemos nos manter firmes na verdade de que Deus é soberano e não faz nada sem propósito.
A "dificuldade" na qual você está vivendo faz parte da história planejada pelo Senhor para seu filho - e para você - e tem propósitos eternos que só Ele entende. Queremos lutar contra esse caminho; Ele nos chama a render-nos a ele. Queremos consertar, intervir, resgatar. Ele nos pede para fazer o que Ele nos ensinou a fazer - orar, reivindicar e firmar-nos em Sua Palavra, depois confiar em Sua soberania, sair da frente e deixá-Lo agir.
Tememos que o comportamento de nosso filho possa destruir o "plano de Deus" para sua vida. Deus nos lembra que nenhum de Seus planos pode ser frustrado (Jó 42.2). Talvez, apenas talvez, tenhamos um plano próprio para nosso amado filho (ou possivelmente para nós mesmas) que precisamos abandonar em favor do propósito maior que Ele tem.
Podemos nos preocupar que essa provação possa prejudicar nosso ministério. Pelo contrário, acredito que o Senhor pretende aprimorá-lo e aprofundá-lo.
“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’[e para seus filhos], diz o SENHOR, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro” (Jr 29.11).
Receba esta promessa de Deus e seja encorajada. Jesus nos diz para vigiar com Ele e orar (Mt 26.41) enquanto Ele faz com que todas essas coisas cooperem para o nosso bem e para Sua grande glória!
Leia o texto original em ingles aqui: https://www.reviveourhearts.com/articles/i-am-leader-christ-i-am-mother-prodigal-part-1/