Mais um dia se passou e lá fui eu de novo. Com os olhos sonolentos, estiquei a mão até o abajur da minha mesa de cabeceira e apaguei a luz. Adormeci com a sensação familiar de arrependimento e culpa. Eu tinha a intenção de passar um tempo de qualidade com Deus naquela manhã. Peguei minha Bíblia e encontrei um lugar confortável para me sentar no sofá. Até deixei um cafezinho pronto com antecedência, então eu já estava prontinha! Como se isso não bastasse, coloquei um alarme para me lembrar de começar. Mas aí, o que foi que aconteceu?
É a mesma coisa que me derruba em muitas manhãs. Sou enrolada por milhares de pequenas distrações. Um clique no Instagram aqui. Um “vou responder esse e-mail rapidinho” ali. E. . . ah, sim! Aquela mensagem de WhatsApp. As distrações haviam roubado minha atenção mais uma vez. Dia após dia, essas pequenas distrações estavam lentamente me roubando do meu tempo com Deus.
Evitando o Drive-Thru
Talvez você esteja familiarizada com essa sensação. O seu tempo na Palavra de Deus também é interrompido por milhares de pequenas distrações. Em vez de o seu devocional ser como uma refeição rica e farta, ele se parece mais com o drive-thru do McDonalds. A comida fica pronta na hora e você pega tudo na correria. Resolve o problema, mas não te preenche, não te satisfaz. Para ser sincera, essa é uma batalha séria na minha vida que eu ainda não venci completamente. Mas em meu coração, eu sei que não quero viver em um drive-thru espiritual. Eu quero algo mais. Algo espiritualmente nutritivo. Tenho certeza de que você também quer a mesma coisa.
Ao longo dos anos, por tentativa e erro, aprendi algumas dicas úteis para me manter concentrada durante os meus devocionais e me ajudar a praticá-los de forma consistente. Mas sabe de uma coisa? Essas dicas não vão funcionar muito bem a menos que estejam enraizadas nas motivações corretas. Primeiro, devemos reconhecer que nossos “devocionais diários” não são simplesmente um bom hábito cristão para ticar da nossa lista. Em vez disso, nossos devocionais devem ser exatamente isso — devoção. Este é um tempo do nosso dia que separamos para, humildemente, nos colocamos diante do nosso maravilhoso Deus a fim de adorá-Lo, louvá-Lo, estudar Sua Palavra e buscar Sua ajuda por meio da oração. Com essa mentalidade como fundamento, eu gostaria de compartilhar três dicas práticas para renunciar a milhões de pequenas distrações em troca de um tempo consistente e de qualidade com o Senhor.
1. Não há atalhos para amar a Deus
Se você já pensou, “Eu gostaria que meu relacionamento com Deus fosse melhor e mais profundo!”, você não está sozinha. Mas a verdade é que há apenas uma maneira de alcançar isso: tempo de qualidade com Deus. Quanto mais tempo você passar com Deus, mais você vai amá-Lo e adorá-Lo. Ele é irresistível! Quanto menos tempo você passar com Ele, menos você vai amá-Lo e adorá-Lo, e mais tempo você vai perder se dedicando às distrações.
Seu relacionamento com Deus será tão profundo quanto o tempo que você passar com Ele. Se você deseja amar mais a Deus e cultivar uma paixão por Ele, então precisa passar um tempo de qualidade diário e intencional com Ele.
2. Adote um ritmo consistente
Todas nós temos muitos ritmos naturais ao longo do dia. Geralmente, fazemos coisas parecidas em horários regulares (A que horas acordamos, a que horas comemos, quando assistimos TV). Em vez de ficar na esperança de conseguir um tempo considerável com o Senhor, escolha o momento do dia em que você vai fazer isso acontecer. Não tente encaixar Deus na sua vida; planeje sua vida em torno de Deus. As agendas de todas são diferentes, então, para você, esse encontro pode acontecer logo antes do café da manhã. Talvez seja a primeira coisa que você faz ao acordar. Pode ser um bloco de tempo que você reserva toda noite antes de dormir. Seja o que for, seja intencional em separar horários específicos e cumpra-os. Coloque esses horários na sua agenda, caso contrário, seus devocionais não vão acontecer.
3. Preste contas a alguém
Sou mais consistente e fiel com os meus devocionais quando tenho alguém para quem prestar contas. Como Jesus mesmo disse aos Seus discípulos, “O espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26.41). Minha carne é fraca. A sua carne é fraca. Vamos ser realistas — rolar para o lado e ficar na cama, geralmente, soa muito mais atraente do que se levantar e abrir a Palavra de Deus. Ter alguém para quem você possa prestar contas vai te ajudar em sua busca de ser fiel ao seu tempo com Deus. Converse com uma amiga madura, seu pai, sua mãe ou com uma mulher piedosa e peça para que eles te incentivem a cumprir o seu compromisso de fazer seus devocionais durante a semana. Peça que te enviem uma mensagem por WhatsApp ou e-mail (ou te liguem) uma vez por semana para ver como você está indo.
Saboreie o Banquete
É hora de abandonar a abordagem fast food e saborear a Palavra de Deus. Isso não vai acontecer por acaso. As milhões de pequenas distrações vão continuar tocando, apitando e piscando. Escolha fazer do seu devocional uma prioridade no seu dia. Quanto mais você fizer isso, mais vai crescer no seu amor pelo seu Salvador. E quanto mais você amar o seu Salvador, mais vai crescer sua paixão por viver sua vida para a glória dele.
- Em quais áreas você tem mais dificuldade em sua rotina de devocional?
- O que você descobriu ter te ajudado a se aproximar mais do Senhor?
Clique aqui para ler o original em inglês.