Uma semana de Ação de Graças

A Palavra de Deus ensina que a gratidão deve ser um estilo de vida. Mas, na realidade do dia a dia, é tão fácil deixar que o descontentamento, a chateação, a murmuração, as críticas ou até mesmo a amargura substituam o espírito de gratidão. O cultivo de um coração grato resultará em palavras de agradecimento. Todas nós precisamos de lembretes periódicos para sermos gratas, e, para a maioria de nós, desenvolver o hábito da gratidão pode exigir um pouco mais de treino! Aqui vão algumas sugestões para te ajudar a dedicar uma semana à prática da gratidão. Talvez você até queira incluir sua família toda neste projeto.

 

Dia 1

Cada capítulo do livro de Colossenses tem pelo menos uma referência à gratidão. Leia os seguintes versículos e anote as ideias que chamaram sua atenção (Cl 1.3, 12; 2.7; 3.15, 17; 4.2):


_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

Alguém definiu gratidão como “aprender a reconhecer e a expressar apreço pelos benefícios recebidos de Deus e dos outros”. Tente memorizar essa definição hoje e revise-a pelo menos uma vez todos os dias esta semana.

 

Dia 2

Antes de expressarmos nossa gratidão, precisamos reservar um tempo para reconhecer e identificar as bênçãos específicas que recebemos de Deus e dos outros.

Faça uma lista de todas as bênçãos materiais e espirituais que você lembrar de ter recebido do Senhor. Depois, pare e agradeça a Deus por cada item da sua lista.

Bênçãos Espirituais (Se precisar de ajuda para começar, leia o primeiro capítulo de Efésios!)

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

Bênçãos materiais

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

 

Dia 3

Hoje, concentre-se em expressar gratidão aos seus familiares. Faça uma lista de cada membro da sua família (cônjuge, pais, filhos, irmãos, irmãs, etc.). Em seguida, ao lado de cada nome, escreva uma qualidade daquela pessoa pela qual você é particularmente grata.

Familiares: Qualidades que aprecio

1. ______________________________________________________

2. ______________________________________________________

3. ______________________________________________________

4. ______________________________________________________

5. ______________________________________________________

6. ______________________________________________________

7. ______________________________________________________

8. ______________________________________________________

9. ______________________________________________________

10. ______________________________________________________

Reserve um tempo para agradecer a Deus por cada familiar que Ele te deu. Depois, escolha três pessoas da sua lista para expressar sua gratidão hoje, seja pessoalmente, por telefone ou por meio de uma mensagem. Você pode começar dizendo algo assim:

"Agradeci a Deus por você hoje e quero que saiba o quanto sou grata por você fazer parte da minha família, especialmente por essa qualidade em particular que vejo em você..." (Você também pode querer expressar gratidão a alguém da sua lista que tem sido especialmente difícil de amar!)

 

Dia 4

Faça uma lista de outras pessoas que abençoaram ou tocaram sua vida de alguma forma. Você pode incluir pastores, professores, amigos, colegas de trabalho, vizinhos, autores, líderes de ministérios cristãos, etc. Ao escrever cada nome, pergunte a si mesma: “Já agradeci a essa pessoa pela maneira como Deus a usou na minha vida?” Coloque um “check” ao lado do nome de cada pessoa à medida que você vai expressando gratidão.

 

Dia 5

Ligue ou escreva para três pessoas da lista que você fez ontem, para expressar sua gratidão pela influência e ministério delas em sua vida.

 

Dia 6

Paulo instruiu os crentes de Éfeso a dar “sempre graças por tudo (...)” (Ef 5.20).

Um homem de Deus contou sobre uma certa manhã em que meditava nesse versículo ao escovar os dentes. Ele sentiu-se desafiado pelo pensamento de agradecer a Deus por tudo! Ele disse: “Comecei agradecendo a Deus pela minha escova de dentes. Depois, agradeci a Ele pela pasta de dentes. Então, percebi que nunca havia agradecido a Deus pelos meus dentes!” Em seguida, ele se fez esta profunda pergunta: “Se o suprimento de amanhã dependesse da gratidão de hoje, quanto eu teria amanhã?”

Conforme o dia de hoje for passando, tente, de forma consciente, agradecer a Deus por todas as coisas... as pequenas e as grandes!

 

Dia 7

Nesse processo de voltar a sua atenção para a gratidão, você encontrou algumas pessoas, itens ou circunstâncias pelas quais tem sido difícil ser grata?

A Dra. Helen Roseveare, médica missionária que atuou por muitos anos no Congo, conta sobre um momento em sua vida em que foi cruelmente maltratada por soldados rebeldes. Ela descreveu a luta dolorosa que aconteceu em seu coração, enquanto tentava dar algum sentido à humilhação e ao sofrimento físico que havia vivido. Então, ela descreve a libertação e paz que experimentou quando sentiu Deus lhe perguntando:

“Helen, você está disposta a me agradecer por aquilo que talvez eu nunca lhe conceda o privilégio de entender?”

Faça uma lista de circunstâncias passadas ou presentes, acontecimentos, provações ou relacionamentos pelos quais você talvez nunca tenha dado graças. Então, como forma de expressar sua fé e exercitar obediência, diga: “Senhor, eu escolho Te agradecer por ________ e ________, mesmo sendo algo que o Senhor talvez nunca me conceda o privilégio de entender.”

Ao fazer isso, você estará reconhecendo que Deus é o “único bendito Soberano” (1Tm 6.15) sobre tudo o que toca a sua vida e que você confia nele e nas Suas escolhas soberanas para a sua vida.

Coisas difíceis pelas quais Deus quer que eu dê graças:

1. ______________________________________________________

2. ______________________________________________________

3. ______________________________________________________

4. ______________________________________________________

 

Agora que você passou uma semana com o seu olhar voltado para a gratidão, gostaríamos de desafiá-la a tornar o hábito de dar graças uma prática constante em sua vida. Você descobrirá que o mundo todo fica diferente quando você aprende a enxergá-lo com olhos de gratidão!

 


© Revive Our Hearts. Retirado de The Attitude of Gratitude por Nancy DeMoss Wolgemuth. Usado com permissão.

Sobre o Autor

Nancy DeMoss Wolgemuth

Nancy é a fundadora do Revive Our Hearts, um ministério que tem tocado a vida de milhões de mulheres. Ela é autora de mais de vinte livros, incluindo Mentiras em que as mulheres acreditam e a verdade que as liberta, Adornadas por Cristo e Buscando a Deus, todos publicados no Brasil. Seus livros já têm mais de 5.000.000 de cópias vendidas . Nancy já alcançou a vida de milhões de mulheres com a Palavra de Deus através de conferências, podcasts, artigos e livros.