Uma só igreja: o Espírito dá vida nova

O Espírito Santo é mencionado no segundo versículo da Bíblia. Mas só porque Ele foi identificado cedo, não significa que Sua identidade seja facilmente compreendida. Como cristãos, podemos cantar canções sobre o Espírito, referir-nos a Ele nas conversas do dia a dia, e até orar especificamente por Sua ajuda ou conforto. Mas, como eu, você ainda pode lutar para entender o Espírito Santo e viver com sua mente firmada nas coisas do Espírito (Romanos 8.5) pelo poder do Espírito (Atos 1.8).

Espírito Santo: Os fundamentos

Vamos começar com alguns princípios básicos. O Espírito Santo é a terceira pessoa do Deus trino e como uma pessoa – não uma força ou poder impessoal – Ele possui todos os atributos divinos. O Espírito Santo é igual a Deus Pai e Deus Filho e, embora cada um seja distinto, eles não podem ser separados. O Espírito teve um papel distinto na obra da criação e continua a ter um papel distinto na salvação, convicção, santificação, bem como na inspiração e o esclarecimento das Escrituras. O Espírito capacita o cristão a trabalhar, servir, compreender, discernir e obedecer.

“Nele [Cristo], quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.” (Efésios 1.13-14)

O próprio Jesus explica o Espírito aos Seus discípulos em João 6.63, dizendo-lhes: “O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.”

O Espírito é quem dá vida. A carne não ajuda em nada. Pense um pouco sobre essas palavras e suas implicações. O Espírito dá vida. Você – sua carne – não ajuda em nada. Na verdade, “se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão.” (Romanos 8.13) Essas verdades podem ser resumidas em uma única declaração: O Espírito Santo dá vida nova.

A partir do momento em que o Espírito Santo desperta seu coração e sua mente para acreditar que sua carne é pecaminosa, que não há nada que você possa fazer com suas próprias forças para compensar seu pecado, e que você precisa de um Salvador, você recebe uma vida nova!

Segunda Coríntios 5.14-17 explica:

“Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

De modo que, de agora em diante, a ninguém mais consideramos do ponto de vista humano. Ainda que antes tenhamos considerado a Cristo dessa forma, agora já não o consideramos assim. Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”

Essa novidade é um tipo especial de novo. Tudo novo. Novo porque cada cristão tem uma nova identidade como filho de Deus salvo e redimido. Novo porque temos um novo objetivo – glorificar a Deus e não a nós mesmas. Novo porque temos o Espírito Santo como sinal, selando nossa herança de vida eterna com o pai. E novo porque, como explica Susan Hunt, o cristão “não apenas tem um novo padrão, ele tem um novo poder”1.  Embora sejamos certamente justificadas (declaradas justas) por Cristo por meio do Espírito Santo no momento em que cremos, também somos santificadas (feito santas) pelo Espírito Santo quando agimos, pensamos e falamos pelo Seu poder e não pela nossa carne – um novo padrão e um novo poder.

Aprofundando: Vida nova com novo poder

Com o fundamento de compreender quem o Espírito Santo é e o que Ele faz, a pergunta para todo cristão é: você está vivendo uma vida nova com o novo poder que lhe foi dado?

Antes de responder a essa pergunta, aqui está uma ilustração que usamos em nossa família quando meu marido e eu desafiamos um ao outro ou um de nossos filhos a viver de uma nova maneira pelo poder do Espírito Santo. (E caso você ache isso estranho, devo mencionar que, em nossa casa, as ilustrações geralmente giram em torno de culinária, basquete ou carros. É o que conhecemos e gostamos.)

A vida nova e o poder que recebemos do Espírito Santo podem ser comparados a um Corvette – um veículo de precisão projetado para velocidades e desempenho máximos. Agora, você pode entrar em um Corvette e dirigi-lo a quarenta quilômetros por hora ao redor de sua vizinhança. Ou (e é aqui que meu marido e meus filhos se prendem) você pode levar o Corvette a uma pista de corrida, pisar no acelerador até o fundo e deixar a potência do motor te levar. Viver nossas vidas novas com todo o poder do Espírito Santo é como aquele Corvette veloz fazendo o que foi projetado para fazer. Deixe-me fazer a pergunta novamente: você está vivendo uma vida nova com o novo poder que lhe foi dado?

Compreender a identidade e a atividade do Espírito Santo é essencial. Reconhecer a nova vida que temos por meio do Espírito Santo é humilhante. Mas viver pelo Espírito – falar, responder, sentir, pensar, agir e obedecer de acordo com o Espírito – é a melhor maneira de louvar a Deus por nossa vida nova. Por Seu poder, podemos obedecer. Por Seu poder, podemos servir. Por Seu poder, podemos mostrar Cristo, honrá-Lo e apontar outros para Ele. O Espírito do Deus Vivo está em você, se você é realmente uma filha de Deus, então viva como uma verdadeira filha de Deus!

Vivendo a vida empoderada pelo Espírito

Embora viver uma vida nova tenha um propósito para você como indivíduo, há bênçãos adicionais quando os cristãos vivem juntos de novas maneiras com novo poder. Juntos – como pares, grupos, famílias, amigos, vizinhos e igrejas – podemos mostrar e demonstrar Cristo ao mundo ao nosso redor. O corpo da igreja local, especificamente, têm imenso potencial para fazer isso. É para isso que somos chamados em Efésios 4.1-4. “Vivam de maneira digna da vocação que receberam. Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” Quando andamos dessa forma, Cristo se torna conhecido.

Romanos 15.5-7 descreve essa união e o resultado dela:

“O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e uma só boca vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma como Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus.”

Viver uma vida nova com um novo poder não acontece de forma instantânea, perfeita ou abrangente. Mas através da graça e misericórdia de Deus, por Sua Palavra e Espírito, você pode viver essa vida de forma plena e cada vez mais como o Filho, Cristo Jesus. Uma vida empoderada pelo Espírito tem um propósito para você pessoalmente, mas vai além quando você vive uma vida cheia do Espírito ao lado de outros que estão fazendo o mesmo.

Você tem uma vida nova. Viva essa vida pelo poder do Espírito que a selou e salvou.


1HUNT, Susan. Spiritual Mothering: The Titus 2 Model for Women Mentoring Women. Wheaton, IL: Crossway, 2016. Tradução livre.

Sobre o Autor

Heidi Jo Fulk

Heidi Jo Fulk deseja conhecer e viver a Palavra de Deus e, então, ensiná-la a outras mulheres e desafiá-las a fazer o mesmo. Heidi e seu marido, Dan, vivem no Michigan com seus quatro filhos, onde ela também lidera o ministério de mulheres de sua igreja.