icon-newsletter

Day 6: A Graça é o Antídoto para o Ressentimento

por Erin Davis

 

Leitura de hoje: Isaías 53:6

“Todos nós, como ovelhas, nos desviamos,
cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho;” — Isaías 53:6 NVI

 

SEU DESAFIO: confesse seu ressentimento ao Senhor. Peça que Ele te lembre de Sua graça para com você.

Se Jesus te entregasse uma caneta vermelha e pedisse para você reescrever a parábola do filho pródigo, que edições você faria? Se você tivesse a chance de imaginar o cenário dos sonhos, você certamente apagaria a parte sobre o irmão desgarrado. Talvez você desenvolvesse o personagem dele para que ele tivesse a sabedoria de ver que a rebeldia só leva a chafurdar na lama com os porcos. Ele permaneceria feliz e seguro em casa. O pai não precisaria de muita edição, é claro. Sua espera contemplando o horizonte é uma imagem reconfortante do amor inabalável de nosso Pai celestial por nós. Mas e quanto ao outro filho? Aquele que recebeu com ressentimento o retorno de seu irmão? Aquele que disse:

“Olha! Todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos. Mas quando volta para casa esse teu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele!” (Lucas 15:29–30)

Você tem uma caneta vermelha para reescrever sua história, sabia? Porque a história dele é a sua história. Enquanto seu pródigo corre em rebelião para longe do Pai, você escolheu ficar ao Seu lado. E embora haja uma grande parte de você que queira mais do que qualquer outra coisa que seu pródigo retorne, talvez haja também uma parte de você que se ressente das escolhas dele que te custaram:

  • A sua paz.
  • A sua reputação.
  • Seus sonhos para a sua família.

Este desafio tem como objetivo encorajá-la a continuar orando para que o Senhor trabalhe no coração do seu pródigo. Também é um convite para que você convide o Espírito a trabalhar em você.

Enquanto o irmão mais velho permanecia emburrado, recusando-se a participar da celebração por seu irmão que havia se desviado, ele claramente havia esquecido uma coisa importante:

“Todos nós, como ovelhas, nos desviamos,
cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho.” (Isaías 53:6)

Quando já andamos perto de Jesus por um tempo, há uma tentação de esquecer quem costumávamos ser sem Ele. O que o versículo nos lembra é que, em algum momento, todos nós fugimos do nosso Pastor e recusamos seguir o caminho da obediência. Mesmo agora ainda há áreas das nossas vidas às quais hesitamos em submeter a Ele. Satanás muitas vezes consegue nos convencer de que a grama é mais verde do lado de fora dos limites que Deus estabelece.

Você é tanto o filho pródigo quanto o irmão fiel, e o Pai nunca deixou de te amar. Embora meditar sobre sua própria pecaminosidade seja desconfortável, essa é uma decisão importante para poder amar bem o seu pródigo. Não se esqueça de que “o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.” (Isaías 53:6)

Lembrar-se do perdão do Senhor elimina o ressentimento porque aqueles que receberam graça também devem oferecê-la.

Em vez de concentrar suas orações em seu pródigo hoje, peça ao Senhor para trabalhar em seu coração. Convide-O para ajudá-la a enxergar a si mesma como a ovelha desgarrada que você já foi. Agradeça-O novamente por Sua imensa graça.

 

Ore assim

Pai, agradeço porque me amas mesmo quando fujo da Tua presença. Agradeço por Tua graça. Ajuda-me a enxergar minha necessidade de Ti com uma nova consciência hoje. Arranca todo o ressentimento do meu coração. Amém.

 

Tornando pessoal 

 Pense em três palavras que você usaria para se descrever antes de entregar a sua vida a Cristo e as escreva.

Cante o hino “Preciosa Graça” em voz alta hoje como lembrete de que você já esteve perdida, mas agora foi encontrada. Você estava cega, mas por causa da graça de Deus, agora você pode ver.