icon-newsletter

Dia 1: Sua Ovelha Dispersa Tem um Pastor

Introdução – por Erin Davis

 

Num dia amargo, frio e sem cor, acordamos e encontramos nossas ovelhas dispersas. Na maioria das manhãs, vemos nosso rebanho feliz, pastando juntos, nos campos atrás de nossa casa. Aquela manhã foi diferente, terrivelmente diferente. Um ataque ao amanhecer por um predador cruel deixou muitas de nossas ovelhas mutiladas. Mesmo aquelas que não foram feridas fisicamente pareciam traumatizadas. Na noite anterior, elas corriam alegremente em nossa direção, seus pastores, em busca de um agrado e um carinho, mas agora não. Era como se elas nunca tivessem ouvido nossas vozes. 

Meu coração partiu por uma ovelha em particular. Ela havia sido mordida nas pernas e poderia se recuperar rapidamente, mas o estresse do ataque a deixou paralisada. Ela se recusava a entrar na segurança do celeiro para se aquecer e receber cuidado. Tentamos de tudo: falar docemente, um balde cheio de seu grão favorito, acariciar suas orelhas brancas enquanto dizíamos: “Está tudo bem, garota”. Ainda assim, ela não se mexia. Os animais que a atacaram ainda estavam à solta. Ela estava em grave perigo, mas tinha um coração teimoso. Parecia que não havia nada que pudéssemos fazer.

Você aceitou este desafio porque ama um pródigo. Alguém especial para você está se rebelando contra a autoridade de Deus em sua vida e provavelmente está rejeitando sua influência e afeto também. Os pródigos não são um fenômeno moderno (veja Gênesis  3), mas parece que uma mudança tem acontecido. Aqui no Aviva Nossos Corações, somos inundadas por mensagens de pais e avós angustiados que estão desesperados para ver corações rebeldes serem avivados. Este desafio é uma resposta ao seu clamor, porque acreditamos no poder da Palavra de Deus para te sustentar e no poder da oração para trazer seu pródigo de volta para casa.

Você vai perceber o tema de ovelhas e pastores permeando todo este devocional. Nossa esperança é que a Palavra de Deus ajude a alinhar o seu coração com o Dele. Pois, Jesus, “ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.” (Mateus 9:36)

Assim como as ovelhas literais no pasto da minha pequena fazenda, seu pródigo tem um inimigo. Esse inimigo busca incansavelmente roubar, matar e destruir as pessoas que Deus criou. (João 10:10) Não é de surpreender, então, que seu amado (jovem ou adulto) esteja se comportando como minha ovelha ferida: ignorando a voz do Pastor, ignorando os apelos daqueles que mais os amam, determinado a resistir a tudo o que é bom. No entanto, Jesus o vê com olhos de compaixão. Você não está sozinha em seu anseio de vê-lo abandonar a rebelião e correr em direção aos Seus braços amorosos.

A espera pode ser angustiante, a preocupação, às vezes paralisante, mas você não está indefesa. Você pode orar com a certeza de que:

    • Deus te ouve. (1 João 5:14)
    • Deus se importa com você e com seu pródigo. (1 Pedro 5:7)
    • Deus não quer que seus filhos pereçam. ( 2 Pedro 3:9)
    • Deus está intercedendo com você por seu rebelde. (Hebreus 7:25)
    • Deus é especialista em transformar corações de pedra em corações dóceis para com Ele. (Ezequiel 36:26)

Este é um convite para entregar seu pródigo nas mãos amorosas e capazes de seu Pai celestial.

 

O desafio é o seguinte: comprometa-se a orar pelo seu pródigo todos os dias pelos próximos trinta dias. Você também será convidada a recrutar outras pessoas para orar junto com você. Derrame toda a sua dor, raiva e medo. Deixe que Deus faça a obra em seu coração, te ajudando a ver a situação por meio Sua bondade soberana.

Ao longo desses trinta dias, você dedicará tempo a cada dia para mergulhar na Palavra de Deus. Você se concentrará em quatro passagens bíblicas principais, todas com algo a dizer sobre o Bom Pastor e as ovelhas que às vezes correm em direção ao perigo espiritual. Você não encontrará respostas fáceis ou soluções rápidas. Você será lembrada de que Deus está disposto e é capaz de realizar uma obra miraculosa no coração do seu amado. Pelo caminho você também encontrará “Gotas de Graça”. Elas servem para te dar uma dose extra de reflexão e de oração pelo seu pródigo.

Como o nome do nosso ministério implica, acreditamos que Deus pode avivar corações: até o do seu pródigo, e até mesmo o seu coração. Seu Pastor está falando hoje. Corra em direção à Sua voz enquanto espera pelo retorno de seu pródigo.

 

Cremos que Deus pode reavivar corações – até o do seu pródigo.