icon-newsletter

Dia 12: A Graça de Deus é Para Agora e Para Sempre

por Dan Jarvis

 

Leitura de hoje: Salmo 23:3

“Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.” — Salmo 23:3 NVI

 

SEU DESAFIO: planeje comemorar a graça de Deus.

Vamos admitir: nossos corações são complicados.

Às vezes, lamentamos a perda que nosso pródigo está enfrentando, e às vezes lamentamos a nossa própria perda. O que poderia ter sido; o que deveria ter sido.

Lá no fundo, suspeitamos que a rebeldia de nosso pródigo de alguma forma reflete em nós, em nossa maternidade, em nosso pastoreio, em nosso planejamento, em nossa falta de, não sei, de alguma coisa. Algo não aconteceu como esperávamos, e nos perguntamos se a culpa é nossa. “Será que os outros perceberam? Será que eles também têm essa suspeita?”

Em vez de julgar esses pensamentos, vamos apenas admitir que eles são reais.

Mesmo Deus, perfeito e santo, mencionou várias vezes no Antigo Testamento que, à medida que Seu povo se rebelava contra Ele ou se desviava para adorar ídolos, isso refletia de forma negativa sobre Ele. Certamente, houve danos reais para a nação pródiga como resultado de suas escolhas, mas também houve danos à reputação de Deus. Diante disso, Deus se moveu em direção ao amor, não ao arrependimento. Ele buscou primeiro redimir, demonstrando Suas perfeições não apenas através da justiça, mas através da graça.

Então, olhe novamente para nosso texto de hoje: por que nosso Pastor nos guia por caminhos de justiça? Seria para limpar nossas consciências do pecado, nos ensinar o caminho da verdade, purificar nossos corações? Certamente, sim, e muito mais! Nós nos beneficiamos imensamente de Sua misericórdia e direção. Mas observe outro motivo no coração do Pastor: “por amor do seu nome.”

Sua habilidade e cuidado como Pastor, Seu nome, de alguma forma, está em jogo.

Para Ele, o coração de nosso pródigo não é uma preocupação boba, sem importância. Não, por nós, e por causa de Seu nome, Ele os chama no frio da noite. Ele procura entre rochas e ao longo de trilhas empoeiradas e perigosas. Ele os convida a retornarem ao caminho certo assim como nós fazemos, na verdade ainda mais do que nós fazemos.

Em Efésios, lemos sobre a grande salvação proporcionada por Cristo e a trajetória futura daqueles a quem Ele salva: Ele “nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.” (Efésios 2:6–7 NVI)

Nas eras vindouras seremos troféus vivos da graça de Deus. Nossa preocupação, então, não será com o que nossos comportamentos (ou os daqueles que se afastaram) dizem sobre nós, mas sobre o que a graça de Deus diz sobre Ele. Que dia de regozijo será aquele!

 

Ore assim

Jesus, eu me rendo à Tua sabedoria e amor. Eu sei que o Teu nome também está em jogo, como o Pastor de (inserir nome de seu pródigo). Tu desejas garantir o retorno dele tanto quanto eu, e hoje escolho acreditar nisso novamente.

 

Tornando pessoal

Você tem alimentado preocupações sobre como as escolhas do seu pródigo refletem sobre você ou sobre outras pessoas a quem você ama?

Você poderia entregar essas preocupações a Jesus hoje?