icon-newsletter

Dia 12 — Sua família te evita?

Uma língua amarga e crítica é destrutiva e poderosa.

Nancy DeMoss Wolgemuth

 

SEU DESAFIO:

A cada dia descubra uma bênção de Deus e expresse a sua gratidão a Ele e a mais alguém por isso. Conforme a sua gratidão aumenta, observe a sua alegria crescer de forma significativa!

 

A princípio, você talvez se pergunte sobre a seriedade de Provérbios 21:9: “Melhor é viver num canto sob o telhado do que repartir a casa com uma mulher briguenta”. O versículo destaca os perigos representados por línguas contenciosas, combativas e descontentes. Quer você seja esposa ou não, a advertência é clara: ninguém quer estar perto de uma pessoa ingrata.

Se uma das bênçãos da gratidão é que ela geralmente nos torna pessoas mais felizes, a consequência disso é que a gratidão também torna aqueles que vivem conosco pessoas mais felizes.

O poder restaurador de um coração e de uma língua gratos é mais potente do que podemos imaginar, assim como o potencial destrutivo de sermos amargos e difíceis de conviver. “As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos” (Provérbios 16:24). Vamos garantir que nossas palavras tenham esse tipo de efeito para que as pessoas queiram viver sob o mesmo teto que nós.

 

Pai Celestial, quero ser o tipo de pessoa que os outros procuram — e não o tipo de pessoa que os outros evitam. Cultiva em mim um coração grato que transborde palavras graciosas, gentis e piedosas para que minha família seja abençoada pela minha presença. Obrigada!

Adaptado de Escolhendo a Gratidão, de Nancy DeMoss Wolgemuth.

 

GRATIDÃO NA PRÁTICA

Peça que Deus guarde o seu coração – e a sua língua – hoje. Sempre que você se ouvir dizendo palavras controversas, reclamando ou criticando, em vez de dizer palavras graciosas, gentis e piedosas… pare. Peça que Ele te perdoe. Busque o perdão daqueles a quem você dirigiu essas palavras ou em cuja presença você as proferiu.

 

LEITURA DAS ESCRITURAS: Provérbios 15

Versículo:

O falar amável é árvore de vida, mas o falar enganoso esmaga o espírito.

Provérbios 15:4