icon-newsletter

Dia 19: Desmascarando os Lobos

por Katie Laitkep

 

Leitura de hoje: Ezequiel 34:20–23

“Porei sobre elas um pastor…
ele cuidará delas;
cuidará delas e será o seu pastor.”
— Ezequiel 34:23 NVI

 

SEU DESAFIO: Reflita sobre o papel do Senhor como Pastor e como Juiz

Você provavelmente está familiarizada com a frase “lobo em pele de cordeiro”. É uma expressão metafórica com origens bíblicas (veja Mateus 7:15) que encontrou seu caminho em muitos roteiros de Hollywood. Alguns anos atrás, vi um filme de super-heróis que introduziu um novo personagem carismático em uma das primeiras cenas. Quando este novo homem apareceu, ele lutou ao lado do herói, ajudando-o a obter a vitória. Não só parecia ser um aliado confiável, como também ganhou a simpatia da audiência ao compartilhar detalhes de seu passado traumático. Então veio a reviravolta na trama. Sua máscara caiu, e sua verdadeira identidade foi revelada. Ele não era um protagonista de forma alguma, mas um predador.

No início de Ezequiel 34, o Senhor revelou a verdadeira identidade de um grupo de pastores corruptos que haviam tirado proveito do rebanho. Esses pastores deveriam ter liderado com força e compaixão. Em vez disso, colocaram seus próprios interesses em primeiro lugar (v. 2), governaram com violência e crueldade (v. 4) e permitiram que as ovelhas dispersas se tornassem alimento para animais selvagens (v. 5).

Seu pródigo pode estar atualmente sendo influenciado por um grupo de pessoas em quem ele confia e que você percebe como meros lobos em pele de cordeiro. Embora possa ser óbvio para você que seu pródigo está vulnerável àqueles que estão se aproveitando dele, talvez você não tenha conseguido intervir.

O Senhor conhece aqueles que prejudicaram seu pródigo. Em Ezequiel 34, vemos que o Senhor não apenas resgata Suas ovelhas, Ele também julga a injustiça. Como o mais verdadeiro dos heróis, Ele não permitirá que o mal prevaleça. “Eu salvarei o meu rebanho”, declarou o Senhor, “elas não mais serão saqueadas, e eu julgarei.”

Ao buscar o Senhor pelo seu pródigo, descanse tendo a certeza de que Ele não só é capaz de resgatar os vulneráveis, mas também julgará aqueles que os exploram e enganam. Conforte-se sabendo que chegará o dia em que todo mal será derrotado e o povo do Senhor será restaurado com segurança sob a orientação justa do único e verdadeiro Pastor.

 

Ore assim

Senhor, me sinto impotente ao ver como meu pródigo está sendo influenciado por pessoas que só buscam seu próprio interesse. Ajuda-me a confiar que Tu estás no controle, neste exato momento, e que não permitirás que o mal prevaleça. Protege meu pródigo para que ele não seja mais uma presa e permita que ele encontre segurança nos braços do Bom Pastor.

 

Tornando pessoal 

De que maneiras seu pródigo está vulnerável às pessoas ao seu redor? Peça ao Senhor para protegê-lo daqueles que poderiam tirar vantagem dele.

Por que é importante que o Senhor não apenas resgate os vulneráveis, mas também julgue aqueles que praticam o mal?