icon-newsletter

Dia 20: Uma Aliança de Paz

por Katie Laitkep

Leitura de hoje: Ezequiel 34:25–31

Seu desafio: Agradeça ao Senhor pelo que o Bom Pastor tornou possível.

“Farei uma aliança de paz com elas
e deixarei a terra livre de animais selvagens
para que as minhas ovelhas possam viver
com segurança no deserto e dormir nas florestas.”
— Ezequiel 34:25 NVI

Ele era o garoto que ouviu você dizer que a faca estava afiada, mas não acreditou até que agarrou a lâmina e cortou a mãozinha. Ela era a adolescente que viu os avisos sobre correntes fortes e ainda assim se aventurou na arrebentação das ondas. Eles eram os jovens adultos que enfrentaram as consequências que poderiam ter sido evitadas se não tivessem escolhido o caminho mais difícil.

Esse ciclo frustrante não é novo em nossa era moderna. Ao longo do Antigo Testamento, o povo de Deus foi apresentado com opções de como deveriam viver, e tantas vezes, escolheram seguir o caminho mais difícil. Em Deuteronômio 28, o Senhor fez uma aliança com seu povo e disse-lhes que se O obedecessem, todos os aspectos de sua vida seriam abençoados. Mas se O desobedecessem, experimentariam destruição, doença, seca e derrota. Você pode prever como isso acabou.

Em Ezequiel 34, o Senhor prometeu “fazer uma aliança de paz” com seu povo, que garantiria a eles segurança permanente e proteção contra todos os inimigos e oposição (v. 25). Esta nova aliança não depende da obediência perfeita do rebanho, mas foi possibilitada pela misericórdia e graça do Messias, o Bom Pastor que entregou sua vida por suas ovelhas. (João 10:11)

Como resultado desta aliança permanente, o Senhor declarou em Ezequiel 34:27 que suas ovelhas estariam seguras em sua terra. “Elas saberão que eu sou o SENHOR, quando eu quebrar as cangas de seu jugo e as livrar das mãos daqueles que as escravizaram”.

Neste momento, o jugo que seu pródigo carrega pode ser óbvio para você, mas não para ele. Hoje, ele (ou ela) ainda pode estar escravizado pelo pecado e sobrecarregado pelo sofrimento, mas isso não precisa ser o seu futuro. Que seu pródigo, talvez alguém que muitas vezes escolheu um caminho que leva à escravidão, venha a conhecer em primeira mão a liberdade e a segurança possibilitadas por meio de Cristo.

Ore assim

Senhor, em todas as áreas da vida do meu pródigo em que ele experimentou a destruição por não te seguir, que ele venha a experimentar a vitória e a plenitude em Cristo. Quebra, Senhor, o jugo do pecado e da morte e permita que ele experimente a liberdade e o livramento que são possíveis para aqueles que confiam em Ti.

Tornando pessoal 

Considere seu próprio testemunho. De que maneiras a sua desobediência ao Senhor a impediu de experimentar a liberdade que vem Dele? O que você tem aprendido sobre a misericórdia do Senhor?

Escreva uma oração ao Senhor agradecendo por Sua graça que permitiu que você experimentasse a verdadeira liberdade em Cristo.