icon-newsletter

Dia 21: A Proximidade de Deus em Sua Necessidade

por Katie Laitkep

 

Leitura de hoje: Ezequiel 34:25–31

“Então elas saberão que eu, o SENHOR,
o seu Deus, estou com elas, e que elas,
a nação de Israel, são o meu povo.”  — Ezequiel 34:30 NVI

 

SEU DESAFIO: Faça uma lista de verdades que têm se tornado cada vez mais preciosas para você.

Existem aspectos do Cristianismo que facilmente menosprezamos:

  • Oramos a um Deus que ouve as nossas orações. (1Jo 5:14)
  • Oramos a um Deus que se importa com nossas necessidades. (Mt 6:31–32)
  • Oramos a um Deus que não é limitado por nenhuma dificuldade. (Jr 32:17)

Essas podem ser declarações que você conhece há anos na teoria, mas como resultado de sua jornada com um pródigo, talvez essas realidades estejam se tornando mais preciosas para você a cada dia que passa. Com uma vida tão sofrida, você não pode se dar ao luxo de deixar essas verdades transformadoras apenas para o Natal e o Domingo de Páscoa. Não é suficiente cantar sobre o Emanuel, “Deus conosco”, apenas durante a época das festas. Você precisa que o Bom Pastor seja sua ajuda constante nas noites em que o seu pródigo liga para te dar más notícias ou quando ele parte seu coração ao se recusar a falar com você.

Deus mesmo falou da importância de perceber que Ele está perto. Em Ezequiel 34:30, ao se dirigir ao Seu povo, Suas ovelhas, o Senhor disse: “Então elas saberão que eu, o SENHOR, o seu Deus, estou com elas, e que elas, a nação de Israel, são o meu povo”. Considere isso: Ele é Deus conosco.

Mas e se isso não fosse verdade? E se Ele fosse um Deus ausente, não teríamos motivo para esperar que todas as coisas estivessem cooperando para o bem. (Rm 8:28) Não haveria conforto em nossa aflição (2Co 1:4). Nenhuma companhia em nossa solidão. (Sl 25:16) Nenhuma provisão de força ou graça quando estamos muito cansados para continuar. (Is 40:31)

Louvado seja Deus porque não só temos um Salvador que se aproxima de nós agora, mas também promete uma intimidade ainda maior na eternidade que está por vir:

“Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: ‘Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou’ ”. (Apocalipse 21:3–4)

 

Ore assim

Senhor, te agradeço porque tu és um Deus que está próximo. Tua promessa de estar conosco traz esperança, conforto e força. Lembra-me da tua presença e ajuda-me a não menosprezá-la.

 

Tornando pessoal 

De que maneiras a realidade da proximidade de Deus se tornou mais preciosa para você ao longo da sua jornada com o seu pródigo?

De que maneiras práticas você pode cultivar uma maior consciência da presença de Deus em sua vida diária?