icon-newsletter

Dia 27: Pertencimento Eterno

por Laura Elliott

 

Leitura de hoje: João 10:22–30

“Eu lhes dou a vida eterna,
e elas jamais perecerão;
ninguém as poderá arrancar da minha mão.”
—João 10:28 NVI

 

SEU DESAFIO: Creia que o que pertence a Deus é Dele para sempre.

Um provérbio inglês diz: “Nem o inferno tem fúria igual a de uma mulher desprezada”. Como mãe de seis filhos, digo que nem o inferno tem a fúria de um menino que quer o brinquedo novo do irmãozinho. Sei que você já passou por isso. É o aniversário do irmão mais novo, e o irmão mais velho não está nada feliz. “Nossa”, disse meu filho, de olhos arregalados, quando viu o presente do irmão, “Nunca vi uma bicicleta como esta na minha vida…”.

A partir daquele momento, ele não conseguia pensar em mais nada (incluindo em sua própria bicicleta). Ele queria andar naquela bicicleta e estava disposto a fazer qualquer coisa, desde choramingar até enganar, para consegui-la. Ele até fingiu estar imensamente interessado em um dos outros presentes em uma tentativa astuta de atrair o aniversariante para longe, para que pudesse pegar aquela bicicleta. Mas isso não ia acontecer; em nossa casa, temos uma regra: no seu aniversário, você tem direitos exclusivos com relação ao seu novo presente. A menos que escolhesse compartilhar, ninguém poderá tirá-lo de você.

No aprisco do Pastor, uma ordem semelhante, mas muito mais vinculativa, está em vigor. Na verdade, em apenas algumas frases (versículos 27–30), Jesus recitou uma série inteira de promessas:

  • “As minhas ovelhas ouvem a minha voz.”
  • “Eu as conheço, e elas me seguem.”
  • “Eu lhes dou a vida eterna.”
  • “Elas jamais perecerão.”
  • “Ninguém as poderá arrancar da minha mão.”
  • “Meu Pai, quem as deu para mim, é maior do que todos.”
  • “Ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai.”
  • “Eu e o Pai somos um.”

Jesus estava construindo um argumento sobre quem Ele é com base em Sua relação com o Pai, e seu clímax foi que ninguém – NINGUÉM – (observe que Ele disse isso duas vezes) pode arrancar de Suas mãos o que é Dele.

Você se preocupa que o mundo, o diabo ou algum outro mal tenha arrebatado a fé do seu pródigo e, com ela, sua salvação? Não tema. Se ele for Sua ovelha, então ninguém, nada, pode arrancá-lo de Suas mãos. Se Ele lhe deu a vida eterna, nem mesmo uma década de escolhas ruins pode estragar isso.

O perigo maior aqui é como Jesus respondeu aos seus críticos no versículo 26: “vocês não creem, porque não são minhas ovelhas. Nossos amados pródigos nunca serão arrancados de Suas mãos. Mas primeiro devemos orar para que eles realmente pertençam a Ele. Para aqueles que não pertencem, que este seja o dia em que seus olhos se abram, para que eles herdem a promessa de serem permanentemente, verdadeiramente seguros nas mãos de Deus.

 

Ore assim

Pai, Te agradeço por ser tanto a mão que está sempre aberta para os Teus quanto totalmente intransponível para aqueles que tentam arrancar o que é Teu. Agradeço porque a nossa salvação está firmada em Tuas promessas – garantidas e boas para sempre. Ajuda-me a confiar que Tu sempre cumprirás a Tua palavra.

 

Tornando pessoal:

Você hesita em duvidar da profissão de fé feita na infância por seu pródigo com medo de que suas suspeitas possam ser verdadeiras? Assim como um câncer se espalha descontroladamente porque temos medo de ir ao médico, trazer os sintomas à luz é o primeiro passo em direção à cura. Se você suspeita que seu amado não foi redimido, recrute um grupo de amigos para invadir o trono do céu em nome dele, pedindo ao Senhor que traga convicção e abra os olhos dele como só Ele pode fazer. Então lembre-se de que o Senhor ama ao seu pródigo mais do que você jamais poderia e só fará o que é certo para com ele.