icon-newsletter

Dia 28: Equipado para a Adversidade

por Laura Elliott

 

Leitura de hoje: João 10:31–39

“Mas se as realizo (as obras de meu pai)
mesmo que não creiam em mim,
creiam nas obras,
para que possam saber
e entender que o pai está em mim,
e eu no Pai.” — João 10:38 NVI

 

SEU DESAFIO: Siga o exemplo de Jesus quando estiver sob ataque.

A Bíblia registra isso de forma tão casual que poderíamos até deixar passar despercebido:

            “Novamente os judeus pegaram pedras para apedrejá-lo.” (João 10:31)

Certamente os corações dos críticos estavam batendo descontroladamente enquanto suas mãos agarravam pedras frias e duras. Jesus permaneceu calmo. Ele fez boas perguntas, perguntas que, no final, revelaram que não eram as coisas que Ele havia feito que alimentavam a raiva deles, mas sim a Sua mensagem. “Porque você é um simples homem”, eles disseram, “e se apresenta como Deus” (v. 33). Eles O haviam acusado de outras coisas, desde curar no sábado até estar possuído por demônios e mais, mas desta vez pelo menos estavam sendo honestos. Eles se opunham à mensagem Dele, não aos seus métodos.

Você enfrentou adversidades ao tentar falar a verdade para seu pródigo? Você foi acusada de ser insensível, antiquada ou preconceituosa? De abandono ou de afastar o seu amado?

Em primeiro lugar, avalie seu coração. Pode ser verdade que você pecou contra seu ente querido com palavras desagradáveis, desonestidade, raiva, falta de disposição para ouvir ou um coração orgulhoso. Se Deus revelar algum caminho maligno em você, arrependa-se e busque perdão. Mas se sua consciência estiver limpa, lembre-se de que, no caso dos críticos de Jesus, não foi Ele, mas a Sua mensagem que foi ofensiva. Como o apóstolo Paulo nos lembrou: “Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.” (1Co 1:18)

Jesus usou a Palavra de Deus, com a qual seus acusadores não discutiriam, para fazer a próxima pergunta lógica, apontando-os para a verdade inevitável de que Ele é o Filho de Deus (versículos 34–36). Mas Ele também lhes deu uma alternativa: “mesmo que não creiam em mim, creiam nas obras, para que possam saber e entender.” (v. 38)

Você também pode usar a Palavra de Deus para ajudar a direcionar seu pródigo para a conclusão inevitável de quem Jesus é e por que ele desesperadamente precisa voltar para Ele. Mas você tem outra ferramenta em seu arsenal: o trabalho Dele em você. Compartilhar de maneira cativante e honesta sobre como Deus está agindo em seu coração e vida, mesmo sendo julgada, é uma verdade que ele não pode negar, porque é a realidade de Cristo em você, a esperança da glória.

 

Ore assim

Jesus, diante de conflitos ou desafios à minha fé, ajuda-me a responder como o Senhor fez: com compostura e clareza. Que Tua Palavra sempre poderosa e Teu trabalho que traz humildade em minha vida, testemunhem a doçura de andar Contigo. Oro agora por (inserir nome), para que seja desarmado pelo Teu amor e que nossa próxima conversa seja o primeiro passo em sua jornada de volta para Ti.

 

Tornando pessoal:

Considere tudo o que Deus fez em seu coração por meio dessa provação com seu pródigo. Faça uma lista e agradeça a Ele por cada item, até mesmo por aquelas partes dolorosas.