icon-newsletter

Dia 29: Cruzando o Jordão

por Laura Elliott

 

Leitura de hoje: João 10:40–42

“Muita gente foi até onde ele estava, dizendo:
‘Embora João nunca tenha realizado um sinal milagroso,
tudo o que ele disse a respeito deste homem era verdade’.
E ali muitos creram em Jesus.”
— João 10:41–42 NVI

 

SEU DESAFIO: Descanse sabendo que Jesus sabe exatamente do que ele precisa.

Não sabíamos que ele era autista ainda, apenas que estava um pouco “atrasado”. Nosso terceiro filho tinha três anos e meio, e parecia que ele estava ao meu lado a cada momento sempre que estava acordado. Um dia eu percebi porquê: eu era praticamente a única pessoa que conseguia entender uma palavra que ele dizia. Eu era sua mãe… e sua intérprete. Logo a gravidade do problema se tornou evidente, e quanto mais eu pensava nisso, mais lamentava: como falar palavras simples, algo que vinha tão facilmente para todas as outras crianças pequenas que eu conhecia (incluindo meus dois primeiros filhos), podia ser tão dolorosamente difícil para o meu pequeno?

Ele começou a ser atendido por um fonoaudiólogo que era maravilhoso, que tinha o conhecimento e a habilidade para ajudá-lo, e logo sua fala começou a melhorar. Finalmente, outros podiam entendê-lo, e um novo mundo começou a se desdobrar.

Talvez você tenha tentado sem sucesso se comunicar com seu ente querido por anos, até décadas. É desencorajador, não é? Parece que vocês nem estão falando a mesma língua, ou você se pergunta por que a fé que parece tão natural para os outros é tão estranha para ele? Eu me pergunto se foi assim que João se sentiu enquanto pregava no deserto (Mt 3:1-11). Ele falava a verdade e fazia o trabalho que Deus havia designado para ele, mas no final, não era de João ou do batismo de João que as pessoas precisavam. Eles precisavam de alguém que não apenas batizasse, mas os salvasse. Eles precisavam de um encontro com a Palavra Viva.

Quando Jesus cruzou o Jordão “para o lugar onde João batizava nos primeiros dias do seu ministério”, algo extraordinário ocorreu. “e muita gente foi até onde ele estava, dizendo: “Embora João nunca tenha realizado um sinal milagroso, tudo o que ele disse a respeito deste homem era verdade”. E ali muitos creram em Jesus” (João 10:41–42).

Companheira de oração, não se desanime se o seu testemunho e palavras de encorajamento bíblico parecerem estar caindo em ouvidos surdos. Mesmo que pareça que você não está falando a mesma língua que seu pródigo, pode ser que o seu trabalho seja simplesmente preparar o caminho para Jesus trabalhar na vida dele de uma maneira que só Ele pode. Pode ser que um dia ele perceba que tudo o que você disse sobre Jesus era verdade… e volte para casa.

 

Ore assim

Pai, agradeço por me usar como instrumento para o Teu reino e especificamente na vida de (inserir nome). Ajuda-me a continuar a orar diligentemente e a falar a verdade com clareza, bondade e compaixão, lembrando que só Tu podes abrir os olhos dele para a verdade. Tu és o Pastor, e nós somos as ovelhas. Anseio ver a Tua glória na vida do meu amado e aguardo ansiosamente aquele dia em que Teu nome será exaltado, quando todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Tu, ó Deus, és Senhor. Que Tu recebas toda a honra e louvor, para sempre. Amém.

 

Tornando pessoal:

João disse: “É necessário que ele cresça e que eu diminua” (João 3:30). Você provavelmente não vai se mudar para o deserto para pregar o evangelho e comer gafanhotos e mel, mas o que você pode fazer hoje para morrer para si mesmo, abrindo espaço para que Cristo seja magnificado em sua vida?