icon-newsletter

Dia 5: Não Leve para o Lado Pessoal

por Erin Davis

 

Leitura de hoje: Isaías 53:5

“Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões,
foi esmagado por causa de nossas iniquidades;
o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele,
e pelas suas feridas fomos curados.” — Isaías 53:5 NVI

 

SEU DESAFIO: ore para que seu pródigo reconheça que pecou contra um Deus santo.

Seja quem quer que tenha dito “não leve para o lado pessoal” como conselho sobre a criação de filhos, nunca deve ter criado um filho. Será que essa pessoa não sabe que…?

  • Eu o carreguei no meu ventr
  • Fui eu quem fiz aquela canja de galinha quando ele estava doente.
  • Fui eu quem ficou acordada até tarde da noite esperando ele chegar em casa.
  • Eu sou a sua mãe, né?

É claro que é pessoal! Porém… nenhum problema de pecado jamais foi curado pelo pensamento centrado em mim. Quando tornamos a rebelião de nossos pródigos algo pessoal, nos colocamos em um padrão de pecado centrado em nós mesmas. Dessa forma, o inimigo de nossas almas mata dois coelhos com uma cajadada só. Jesus não é indiferente à sua dor, mas a Palavra de Deus te chama para um padrão mais elevado.

Depois de sua própria temporada de rebeldia, o Rei Davi escreveu: “Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.” (Salmo 51:4)

Seu pródigo pode ter pecado contra você, mas suas maiores ofensas são contra um Deus santo. Deus é justificado ao pronunciar um julgamento rápido e severo contra o pecado de seu pródigo. No entanto, Ele estende graça. Seu coração segue o Exemplo de Deus neste sentido? Sua vida de oração está focada no arrependimento de seu pródigo dirigido a Deus ou em querer que ele veja o quanto te magoou profundamente? Você está mais focada em como seu pródigo violou a lei perfeita de Deus ou em como ele violou a sua confiança?

Talvez uma mudança seja necessária. A necessidade mais urgente não é a cura de seu relacionamento, mas a restauração de seu pródigo a Deus. Você está certa em lamentar e chorar pelo pecado dele, pois os pecadores impenitentes estão separados do Deus que os ama. (Isaías 59:2) Você deseja vê-lo restaurado à comunhão com Ele? Você está orando pela condição de sua alma? Você está pedindo ao Senhor por avivamento? Se não, hoje é o dia para começar.

Tenha coragem: embora sejamos grandes pecadoras, temos um Salvador maior. Ele já pagou todo o preço pelo pecado de seu pródigo. Junte-se a Deus desejando que ele se arrependa e receba a Sua graça.

 

Ore assim

Senhor, peço perdão por tornar isso pessoal. Como pecadora, não posso julgar o pecado do meu pródigo. Como um Deus santo, apenas Tu podes. Ajuda meu pródigo a ver seu pecado e a se afastar dele. Amém.

 

Tornando pessoal 

 Até onde você sabe, seu pródigo teve um momento em que entendeu o evangelho e aceitou a Jesus? Se não, concentre suas orações nisso, pedindo ao Senhor que o salve.

Como foram seus esforços para chamar seu pródigo ao arrependimento no passado? Reconheça que você não pode mudar o coração humano. Não há esforço da sua parte que possa fazer seu pródigo enxergar as suas escolhas como pecado.