Ep. 5: Orando por avivamento
Raquel Anderson: O que significa orar sinceramente? Crawford Loritts nos dá um exemplo.
Crawford Loritts: Pai, nós Te pedimos que faça algo tão grande nesse país, que tire nosso fôlego espiritual coletivamente. Oh Deus, faça algo inimaginável, além de tudo que já vimos.
Não buscamos uma experiência, mas uma transformação de vidas para que todos se voltem e digam: “Olhe para Deus!”
Raquel: Recentemente, Nancy iniciou uma série de ensinos chamada “Buscando a Deus” baseada no seu livro de estudo com o mesmo título. Mulheres ao redor do mundo tem estudado este livro, e como resultado tem sido renovadas. Aqui está Nancy na voz de Renata Santos, para explicar mais.
Nancy DeMoss Wolgemuth: Estou tão feliz por que você se juntou a nós nessa peregrinação para começarmos a série “Buscando a Deus”.
Quando lançamos o “Buscando a Deus”, tivemos uma série de 12 manhãs de reuniões de oração …
Raquel Anderson: O que significa orar sinceramente? Crawford Loritts nos dá um exemplo.
Crawford Loritts: Pai, nós Te pedimos que faça algo tão grande nesse país, que tire nosso fôlego espiritual coletivamente. Oh Deus, faça algo inimaginável, além de tudo que já vimos.
Não buscamos uma experiência, mas uma transformação de vidas para que todos se voltem e digam: “Olhe para Deus!”
Raquel: Recentemente, Nancy iniciou uma série de ensinos chamada “Buscando a Deus” baseada no seu livro de estudo com o mesmo título. Mulheres ao redor do mundo tem estudado este livro, e como resultado tem sido renovadas. Aqui está Nancy na voz de Renata Santos, para explicar mais.
Nancy DeMoss Wolgemuth: Estou tão feliz por que você se juntou a nós nessa peregrinação para começarmos a série “Buscando a Deus”.
Quando lançamos o “Buscando a Deus”, tivemos uma série de 12 manhãs de reuniões de oração aos sábados. Devo dizer que foi um dos mais ricos e doces momentos que já experimentei na presença do Senhor.
Em razão de vários compromissos, estive em diferentes cidades em muitas dessas semanas, às vezes em minha casa, às vezes num quarto de hotel, às vezes no escritório, em diferentes lugares.
Honestamente, tenho que contar que algumas vezes quando entrava naquelas chamadas, eu não estava realmente ansiosa para passar minhas manhãs de sábado daquela forma. Mas, todas as vezes em que dobrava meus joelhos, ao final de cada reunião eu me sentia muito encorajada e agradecida por termos separado tempo para buscarmos ao Senhor daquela forma.
Essas experiências foram muito marcantes para mim. Para dar um gostinho do que você pode experimentar através da oração, faremos várias transmissões durante esta série “Buscando a Deus” para mostrar a você, partes das Reuniões Nacionais de Oração por Avivamento que aconteceram nas manhãs de sábado, há alguns anos.
No início do programa de hoje, você ouvirá o Pastor Crawford Loritts abrindo seu coração, sobre a necessidade do avivamento. Depois que Crawford compartilhar, vamos seguir direto para as orações que foram levantadas ao Senhor na primeira Reunião Nacional de Oração pelo Avivamento em 2005.
Irão se juntar a mim e a Crawford nesta chamada, Byron Paulus que é o diretor executivo do Life Action Ministries, o ministério que originou o Aviva Nossos Corações e os historiadores do avivamento, Kevin Adams e Richard Owen Roberts.
Não sei de onde você está ouvindo o programa de hoje. Talvez você esteja no trabalho ou em um carro, mas, se for possível, à medida que avançamos para o momento de oração, quero encorajá-la a parar o que está fazendo e realmente participar conosco neste momento de oração. Por favor, não seja uma espectadora, mas eleve seu coração ao Senhor e participe conosco enquanto nos unimos para buscá-Lo.
Aqui está Crawford Loritts iniciando nosso tempo juntos.
Crawford Loritts: Eu quero convidar todos vocês que estão ouvindo para se juntar a nós em oração. Vamos expressar nossas orações a Deus em três áreas.
Primeiro, precisamos buscar desesperadamente a proximidade de Deus e então implorar a Ele que apareça, nos ouça e demonstre Sua glória, porque o avivamento é uma época para Deus demonstrar todas essas coisas e esse avivamento é uma chamada ao arrependimento em relação ao pecado original, para atender aos requisitos de Deus.
Vamos apenas orar, concentrando-nos em nós como indivíduos respondendo de forma precisa e adequada a Deus e depois também em nossas casas e em nossas famílias.
Vamos orar juntos.
Kevin Adams: Não nos achegamos a Ti como pessoas que são dignas. Não nos achegamos a Ti com grande oração. Não nos achegamos a Ti como pessoas prontas, mas Senhor, nos achegamos a Ti como pessoas que precisam se afastar de várias coisas em nossas próprias vidas.
Oh Deus, nos achegamos a Ti confessando nossa imperfeição, confessando nossos pecados, confessando nossos pecados a um grande Deus que é capaz de trabalhar em nós, tanto como indivíduos quanto como famílias.
Ouve-nos, Oh Deus! Oramos para que Tu te voltes para nós. Ouve nossas súplicas, Oh Deus. Nós nos voltamos e clamamos por Ti. Toca-nos, Oh Senhor. Mostra-nos em que áreas precisamos nos voltar para Ti e nos afastar das coisas que O ofendem.
Ouve-nos e fala conosco enquanto falamos contigo, ó Deus. Amém, Senhor.
Richard Owen Roberts: Santo Pai, oramos para que o Senhor nos revele as raízes dos pecados que tem se manifestado em nossas vidas pessoais. Oh Deus, não podemos fugir deles, camuflá-los, dar desculpas ou higienizá-los.
Que possamos ver nosso orgulho, nossa teimosia, nosso egocentrismo, através de Seus olhos. Oh Deus, ajuda-nos a não sermos hipócritas e insinceros em nossa caminhada contigo.
Senhor, queremos viver corretamente, para levar conosco a força, o poder, a honra e a glória de Deus.
Líder de oração: Pai, a Tua Palavra diz que os ímpios se pavoneiam de todos os lados quando a vilania é exaltada entre os filhos dos homens. Pai, estou cansado de ver homens perversos se pavoneando, mas sabemos que todos os pecado que estamos vendo no mundo agora, também podemos ver na Igreja.
Deus, eu oro para que o Senhor levante santidade entre o Seu povo; levante alguns daqueles que estão ouvindo aqui hoje; que o Senhor cultive um coração, uma paixão para andar em pureza e santidade. Oro para que, quando nos ajoelharmos, tenhamos o Seu coração e a Sua paixão.
Pai, levanta este tipo de guerreiros de oração, pelo amor do Seu nome, porque Tu és digno da glória. Deus, perdoa-nos pela arrogância da nossa nação, que pensa que, de alguma forma, que és Tu que precisa de nós.
Deus, te peço que erradiques o orgulho, a teimosia, a rebelião, a imoralidade, o materialismo que sufocou a Sua Palavra e afastou nossos corações de Ti. Leva-nos de volta a um lugar onde reconhecemos nossa total dependência de ti.
Pai, traz avivamento em nossas casas, em nossas famílias. Que não sejamos hipócritas, Senhor, pregando e proclamando renovação e avivamento aos outros e, ainda assim, vivendo menos do que deveríamos viver, por trás de portas fechadas.
Ajuda-nos a sermos sinceros e genuínos, de coração aberto e transparentes diante de Ti e dos outros. Oh Deus, trabalha em nossas famílias, nós oramos.
Crawford Loritts: Vamos orar, vamos concentrar nossas orações agora na vitalidade espiritual, saúde espiritual e integridade entre o povo de Deus.
Richard Owen Roberts: Senhor, tu deixaste claro que habitas em apenas dois lugares, nos lugares altos e elevados e no coração e no espírito dos quebrantados e contritos de coração. Oh Deus, concede-nos mais conhecimento do verdadeiro quebrantamento e contrição do que tínhamos antes em nossas vidas.
Ajuda-nos, Senhor, a sermos capazes de conduzir outros à verdadeira humildade para que, de fato, Tu possas novamente nos renovar por meio de Tua habitação constante.
Byron Paulus: Senhor, assim como eu estava orando pela Igreja ontem e esta manhã, eu oro para que Tu lides com a frieza, a insensibilidade, a carnalidade e as zonas de conforto em que nos encontramos, no meio de nossos edifícios, orçamentos, planos e programas.
Deus, eu oro como o Sr. Roberts acabou de orar, para que haja uma infusão de humildade, honestidade e uma fome e sede de Ti. Deus, oro para que Tu dês esperança a muitos na Igreja que se sentem derrotados ou sentem como se a Sua presença e o Seu poder não estivessem mais disponíveis.
Deus, dá-nos a esperança de antecipação que Tu anseias por se dar a conhecer a Tua Igreja hoje. Senhor, cria urgência e unidade. Quão abençoado e bom é para os irmãos viverem juntos em unidade. Tu comandas tuas bênçãos na unidade.
Dá-nos uma nova compreensão dos Seus caminhos. Deus, eu oro por arrependimento, quebrantamento e reconciliação, especialmente nas igrejas. Senhor, eu oro para que os conflitos sejam resolvidos e a regeneração seja uma realidade, que ocorram conversões de muitos e que as consciências sejam limpas e os conflitos resolvidos e a Grande Comissão abraçada.
Deus, que hoje o Seu Espírito Santo desça e dê à Sua Igreja uma mentalidade celestial. Deus, eu oro para que Sua Igreja nade em santidade, que o Senhor seja exaltado porque Sua santidade é demonstrada através das vidas de Sua Igreja.
Senhor, eu oro por uma grande colheita de almas.
Kevin Adams: Pai, eu oro pelos líderes das igrejas nos estados. Ó Pai Celestial, oro para que Tu possas inspirar uma nova esperança, uma nova visão e uma nova fé, ó Senhor, naquilo que és capaz de fazer, mais uma vez, por meio de Tua Igreja.
Senhor, a Tua igreja é o Teu plano. Ó Senhor, perdoa-nos, aqueles de nós que colocamos outros planos como prioridade em vez dos Teus. Pai, perdoa-nos. Às vezes, ficamos emaranhados na organização e esquecemos a própria essência do que nos dizes para fazer: adorar a Ti, ser Teu povo e ser uma expressão do Teu Reino neste planeta.
Oh Senhor, eu oro esta manhã. Oro por cada ministro, cada pastor, que está orando agora. Oh Deus, toca-nos e fala através de nós. Pedimos que nos enchas novamente. Livra-nos de um ministério comum.
Toca-nos primeiro, antes mesmo de nosso povo. Que possamos chegar onde deveríamos estar diante de Ti, Oh Deus.
Richard Owen Roberts: Senhor, precisamos que o Senhor se mova de uma maneira muito especial. Ajuda-nos a não nos definirmos com base em números, dinheiro e respostas, embora isso também faça parte da obra do Espírito. Mas ajuda-nos, ó Deus, a sermos claros e profundamente simples em nossa atitude e abordagem do que o Senhor nos chama a fazer, que Deus e somente Deus, Ele é o centro das atenções. Oh Deus, faz um trabalho profundo entre aqueles de nós que estão liderando a Sua Igreja.
Kevin Adams: Agradecemos, Senhor, porque as portas do Inferno não prevalecerão contra a Sua Igreja. Obrigado por amar a Sua Igreja e quero louvá-Lo pelo Seu plano para a Igreja.
Oh Senhor, pedimos a Ti que nos deixe ser parte do que Tu estás fazendo agora em Tua Igreja. Senhor, te agradecemos pela história da Igreja, pelo que fizeste no passado.
Mas Senhor, ajuda-nos a não apenas nos determos na história, mas Senhor, a sermos fazedores da história contigo neste tempo específico. Oh Senhor, o que queres que façamos? Mostra-nos como indivíduos, enquanto oramos, Senhor, centenas de pessoas. Mostra-nos o que desejas que façamos para que possamos nos adequar ao Teu plano.
Nós descansamos em Ti, Oh Deus.
Crawford Loritts: Com isso em mente, vamos voltar nossa atenção para a Nação. Deus colocou Seu corpo neste mundo, nos colocou aqui. Ele quer que causemos impacto na Nação.
Vamos separar alguns minutos e orar por nossa nação. Ore por este país. Ore pelo impacto do avivamento e do despertar na terra em que vivemos.
Nancy DeMoss Wolgemuth: Senhor, vemos em nossa terra a intensa batalha entre o bem e o mal, entre o Céu e o Inferno. Oh Deus, ao vermos a inundação do mal chegando por meio dos valores e estilos de vida e os esforços anticristãos feitos por parte de algumas pessoas, oramos para que levantes um estandarte de justiça contra o inimigo. Oramos para que o Senhor se mova por meio de Seu povo para suscitar nesta terra uma consciência de Deus, um temor do Senhor.
Mesmo que algumas instituições e outros estejam tentando erradicar todas as referências a Ti em todo o país, demonstrea Seu poder. Demonstre que Tu és Deus, que Tu não és silencioso, que Tu existes, que Tu estás no Seu trono, que Tu és o Senhor, o Rei e o Governante deste universo.
Senhor, se nossa nação não puder ver isso em nós, como eles vão acreditar? Que eles vejam o Cristo ressurreto e reinante em Sua Igreja e então que aconteça, como Paulo disse em 1 Coríntios 14, que quando os incrédulos entrassem e nos vissem adorando e exaltando a Cristo, eles cairiam sobre seus rostos e diriam a verdade: “Deus está entre vocês”.
Oramos para que a incrível sensação de Sua presença caia nesta terra, para superar e dominar as forças do mal. Senhor, que Teu Reino, que Tua vontade seja feita aqui na Terra e nesta nação, como acontece neste dia no Céu (Mateus 6:10).
Líder de oração: Senhor, o salmista clamou: “Faze-nos voltar, Senhor Deus, e faz resplandecer o Teu rosto” (Salmos 80: 3). Nossa esperança está em Ti, para nos transformar novamente. Entendemos que somos chamados ao arrependimento, mas o Senhor nos ensinou que o arrependimento e a fé são dons que Tu dás.
Oro para que o Senhor conceda aos povos desta nação incríveis recursos de arrependimento e mesmo àqueles que não dão nenhuma indicação de qualquer consciência religiosa, que o Senhor possa presenteá-los com arrependimento.
Suplicamos que o Senhor derrame esses dois dons maravilhosos em grande medida nestes dias diante de nós.
Kevin Adams: Senhor, oramos para que tires a cegueira que parece ser evidente em relação à justiça em várias partes da nação. Senhor, eu apenas oro para que o Senhor possa dar uma nova visão do que é certo.
Oro para que possa haver um senso de retidão conforme os cristãos começam a explicar várias verdades para aqueles que ainda não são crentes, que comecem a ver o sentido disso. Que eles vejam que isso é o certo, que os absolutos se tornem algo desejado, Senhor, em uma era que é comovente e tão instável.
Oh Deus, eu oro enquanto certas pessoas levam as coisas a extremos, que o Senhor possa abrir os olhos da nação para ver isso e que eles se voltem para o Deus Vivo que tem as melhores intenções para com a humanidade. Oro para que eles vejam que o Seu caminho é o melhor; que uma nação que ama a justiça é uma nação melhor como resultado disso e um lugar melhor deste mundo.
Senhor, oro por um sentimento renovado, que o Senhor sopre nesta terra e abra as mentes para compreender de novo, Pai, a Ti. Oh Senhor, remove a cegueira, te pedimos. Remove, oramos, novamente em nome de Jesus.
Richard Owen Roberts: Pai, eu oro para que o Senhor nos ajude como Seu corpo neste mundo e nesta nação, que quando tivermos que denunciar o pecado e falarmos sobre a injustiça, o mal e a maldade que estão em nossa cultura, não o façamos como se fôssemos incapazes do mesmo pecado e da bagunça que o mundo está exibindo.
Que possamos fazer isso com lágrimas nos olhos e um senso de compaixão. Que eles vejam a realidade do que Cristo pode fazer por meio de pessoas que são autênticas e que demonstram o amor de Jesus.
Perdoa-nos por nossa justiça própria. Perdoa-nos por nossa postura espiritual arrogante que ressuscitou barreiras. Frequentemente, nos mostramos como se fôssemos melhores do que os outros.
Oh Deus, ajuda-nos a defender a verdade, mas também a sermos envolvidos no amor de Jesus Cristo. Que esse amor e senso irresistível de santidade compassiva atraia as pessoas ao Salvador, nós oramos.
Nancy DeMoss Wolgemuth: Senhor, clamamos a Ti por misericórdia, misericórdia em nossas próprias vidas, misericórdia em Tua Igreja e misericórdia nessa nação que tanto sacudiu o punho em Tua face depois de teres sido tão gracioso, gentil e generoso conosco.
Ó Senhor, agradeço porque a misericórdia triunfa sobre o julgamento, mas sabemos que também és um Deus justo, santo e justo, que julgas. Senhor, só podemos orar.
Obrigada por nos ter dado tempo, um espaço para o arrependimento, porque não desejas que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. Senhor, ao olhar para este planeta pródigo, agradeço por concederes misericórdia. Tu continuas a conceder um sentido do Teu chamado e a dar oportunidade para que nos arrependamos como nação e como povo antes que seja eternamente tarde demais.
Byron Paulus: Senhor, como Isaías, clamamos para que o Senhor renda os céus hoje, que o Senhor desça, que montanhas e obstáculos caiam em Sua presença (capítulo 64).
Para que, como disse Isaías, as nações estremeçam na Tua presença. Deus, precisamos ver as nações do mundo tremerem diante do que o Senhor pode fazer em outras nações e Senhor, como Isaías disse: “Nenhum olho viu, nem ouvido ouviu, nem entrou em nossa imaginação o que o Senhor pode fazer.” (Isaías 64 : 4).
Em nome daqueles que confiam firmemente em Ti, Deus, queremos ser um povo que confia em Ti, não em nossa riqueza, ou em nosso poderio militar, ou em nosso governo, ou em nossa tradição, mas Deus, precisamos buscá-Lo e confiar em Ti.
Senhor, mesmo com todas a nossa imaginação coletiva, ainda não poderíamos imaginar o que o Senhor poderia fazer em nome daqueles cujos corações são perfeitos em confiar em Ti. Senhor, ajuda-nos a andar pela fé, amplia a nossa visão.
Kevin Adams: Senhor, confessamos que o Senhor é capaz de fazer isso. O Senhor é capaz e responde a fé do Teu povo.
Senhor, viemos crendo que o Senhor é capaz. Trabalha novamente nesta nação. Transforme-a novamente como o Senhor fez no século 18, Senhor! Transforme-a novamente como o Senhor fez em meados do século 19, Senhor!
Transforme-a novamente como o Senhor fez no início do século 20, Oh Deus! Transforme-a novamente no século 21, Senhor! Tu és um Deus contemporâneo. Tu és um Deus que não está preso a nenhuma obra histórica, mas está vivendo agora e clamamos a Ti, Deus Vivo, vem novamente. Deus vivo, volta ao Teu mundo!
Richard Owen Roberts: Pai, obrigado por sua palavra. Fiquei comovido esta manhã com Isaías 44 que diz no versículo três: “Pois derramarei água sobre a terra sedenta, e riachos sobre a terra seca”.
“Derramarei meu Espírito sobre sua descendência e minha bênção sobre seus descendentes. Eles brotarão entre a grama como salgueiros em riachos. Este dirá: ‘Eu sou do Senhor’. Outro invocará o nome de Jacó, e outro escreverá em sua mão, ‘O Senhor’, e se nomeará pelo nome de Israel” (versículos 4-5).
Oh Deus, obrigado por saber como preservar Seu povo e impactar o nosso mundo. Obrigado por nos chamar para orar hoje. Oramos para que este momento de oração seja um hábito através do qual continuaremos a buscar o Seu rosto.
Como te amamos, Senhor Jesus e te agradecemos pelo que tens feito.
Nancy DeMoss Wolgemuth: Bem, esses foram alguns momentos sagrados na presença do Senhor e eu sei que meu próprio coração foi tão abençoado e desafiado quando ouvi esses servos do Senhor levantarem suas orações por avivamento.
Raquel: Nancy DeMoss Wolgemuth continuará a série Buscando a Deus no próximo episódio. Descobriremos que uma das primeiras marcas do avivamento genuíno é a humildade genuína. Por favor, esteja em sua igreja no domingo orando por avivamento e então, volte conosco para o próximo episódio de Buscando a Deus em Aviva Nossos Corações.