Como tudo começou: Cindy Rast ouviu o chamado de Deus
Olá queridos ouvintes! Hoje temos a alegria de ouvir o testemunho precioso de Cindy Rast e como Deus usou sua vida para iniciar o ministério Aviva Nossos Corações aqui no Brasil.
Raquel: Este é o Aviva Nossos Corações com Nancy DeMoss Wolgemuth na voz da Vanusa Abreu e Diane Ellis na voz da Cindy Rast.
Cindy: Meu nome é Cindy Rast e moro em São Paulo, Brasil. No ano de 2000, meu marido e eu fomos chamados pelo Senhor para servi-lo no Brasil. Meu marido é professor na Escola Cristã Pan Americana. Essa escola foi criada para atender às necessidades da comunidade missionária. Porém, com o passar dos anos ela cresceu e se tornou uma escola internacional. Sou uma mãe em tempo integral. Fui professora, mas quando nossa filha nasceu, o Senhor colocou em meu coração a necessidade de ficar em casa com ela.
Em 2011 o Senhor …
Olá queridos ouvintes! Hoje temos a alegria de ouvir o testemunho precioso de Cindy Rast e como Deus usou sua vida para iniciar o ministério Aviva Nossos Corações aqui no Brasil.
Raquel: Este é o Aviva Nossos Corações com Nancy DeMoss Wolgemuth na voz da Vanusa Abreu e Diane Ellis na voz da Cindy Rast.
Cindy: Meu nome é Cindy Rast e moro em São Paulo, Brasil. No ano de 2000, meu marido e eu fomos chamados pelo Senhor para servi-lo no Brasil. Meu marido é professor na Escola Cristã Pan Americana. Essa escola foi criada para atender às necessidades da comunidade missionária. Porém, com o passar dos anos ela cresceu e se tornou uma escola internacional. Sou uma mãe em tempo integral. Fui professora, mas quando nossa filha nasceu, o Senhor colocou em meu coração a necessidade de ficar em casa com ela.
Em 2011 o Senhor me chamou para separar um tempo para Ele — algo que eu nunca tinha feito. Tínhamos acabado de voltar de uma viagem aos Estados Unidos, e naquele setembro foi como se Ele estivesse me dizendo: “Eu quero que você separe trinta dias para Mim. Aquiete todas as vozes exteriores. Sirva à sua família, mas passe tempo comigo”.
Foi justamente nessa época que conheci a rádio Moody pela Internet. Senti que fazer estudos bíblicos online não seria um problema durante esse período de compromisso com o Senhor. Então, pela primeira vez, ouvi a Nancy Leigh DeMoss. Creio que ela estava dando um estudo sobre Débora e foi a primeira vez que eu ouvi um ensinamento tão sólido sobre a feminilidade bíblica. Ela parecia estar respondendo a muitas perguntas que eu tinha. Eu cresci na igreja. Sou filha de pastor, fiz faculdade cristã e fui morar em outro país para servir o Senhor. Porém, eu nunca tinha ouvido antes o que Nancy estava dizendo.
Suas palavras começaram a ministrar uma verdade muito profunda da Palavra de Deus, e acho que isso foi algo que me atraiu. Ainda que Nancy seja incrível, e uma professora maravilhosa, o que me atraiu era o fato dela estar me levando diretamente para a Palavra. Começou a criar em mim uma fome profunda pela Palavra, para estudá-la com mais profundidade, e vi a necessidade de estudá-la por mim mesma: "O que a Palavra diz?"
Foi isso que começou a mexer comigo. Eu escutava todos esses programas diferentes e me sentia como uma esponja, absorvendo todas as informações. Como resultado, me tornei aquela mulher chata na vida de todo mundo, porque tenho o dom da exortação. Eu faço um trabalho de mentoria e discipulado com muitas mulheres que me procuram.
Meu marido sempre diz: “Se a Cindy acha algo que gosta ou que é muito bom - seja um preço mais barato numa loja ou qualquer outra coisa - ela vai espalhar para todo mundo!” Então, direcionava todas as mulheres para o ministério Aviva nossos Corações na Internet. Acho que algumas delas já estavam ficando cansadas de ouvir esse conselho, mas insistia dizendo: “Você precisa ouvir. Você precisa escutar isso”.
No início, de 2012, uma de minhas amigas, Prisca, me procurou e disse:
“Cindy, você poderia fazer um outro estudo com a gente, por favor? Faz muito tempo que não estudamos. Vamos fazer um estudo juntas”. Eu andava muito ocupada e pensei: “Ó Senhor, eu realmente não tenho tempo para isso. O que o Senhor deseja que façamos?”
Acho que justamente nessa época o Design Divino estava sendo lançado. Eu disse às meninas: “Bem, vejam só. Não sei muito sobre esse estudo, mas tudo o que já ouvi da Nancy tem uma base sólida e é rico na Palavra. Vejam! Até John Piper aprovou! Vamos tentar”.
E assim eu e mais três mulheres começamos a estudar o Design Divino. Depois da primeira semana, fizemos a nossa lição e assistimos o vídeo. Todas nós nos ajoelhamos... Ninguém disse palavra alguma no fim daquele estudo. Simplesmente nos ajoelhamos e começamos a confessar. O Espírito Santo estava visivelmente presente. Ele nos mostrou: “Vocês entenderam tudo errado. Assimilaram as mentiras deste mundo e da sua cultura. Foram enganadas. São mulheres que conhecem a Palavra. São mulheres que estão servindo ao Senhor, mas foram enganadas. Confessem”.
Houve um doce arrependimento naquele dia. O Senhor começou uma obra em nossos corações durante as semanas seguintes. Creio que eu estava sendo levada a me humilhar perante o Senhor. Eu dizia às mulheres: “Deus é bom. Ele é fiel. Ele supre. É muito importante ser uma mulher e mãe devotada a Deus”. Porém, a realidade era que eu não compreendia o significado de tudo aquilo. Então, Deus usou o estudo Design Divino para me mostrar que, embora eu me considerasse uma esposa submissa, na verdade não era.
Meu marido sempre dizia: "Sabe, se alguém quiser tomar a frente e fazer as coisas acontecerem, simplesmente deixo". E durante dezesseis, dezessete, dezoito anos de nosso casamento, tomei a frente. Eu era muito capaz, fazia várias coisas diferentes e, se ele não colocasse a mão na massa.... Deus conduzia. Não era como se meu marido não estivesse liderando, mas eu deixava bastante claro o que eu pensava e como queria as coisas feitas. O Senhor usou esse estudo para realmente me quebrar e me mostrar que eu não estava sendo uma esposa submissa. Deus provocou uma transformação em mim. Isso aconteceu há quatro anos. Foi uma transformação que produziu frutos incríveis. Ele nos humilhou. Nos quebrantou. E então, isso começou a ser reproduzido. Vimos o Espírito Santo trabalhar de um modo que nunca havíamos visto antes. Ele nos trazia cada vez mais mulheres.
Assim, nos dois anos seguintes, não sei quantos estudos conduzi, mas não foram poucos. Eu mesma nunca fui atrás dessas mulheres. O Senhor as trouxe até mim. Posso afirmar que a vida de cada mulher foi transformada em todos os aspectos, renovada pelo poder da Palavra através desse estudo e compreenderam como foram criadas e projetadas para o seu papel como mulheres.
Todas eram mulheres que falavam e compreendiam a língua inglesa. Houve pessoas da Suíça, Estados Unidos e brasileiras que falavam inglês e português, mas eu pensei: “As mulheres do Brasil precisam ouvir isso. Elas não têm acesso a esse material”. E por vários meses eu dizia ao meu marido: "Uau, isso precisa estar disponível em português". porém, eu pensava: “Quem sou eu? O que eu posso fazer? Meu português nem é tão bom assim. Como poderei fazer isso?”
Eu apenas abafei o assunto e o deixei em banho Maria, mas eu orei. E então, em dezembro de 2013, num dia típico e agitado, eu pensei: “Sabe de uma coisa? Hoje vou tirar um tempo para me sentar e almoçar”. Normalmente, não me sento para almoçar. “Vou ouvir o programa Aviva Nossos Corações. Vou me dar a esse luxo hoje”. Sentei-me para almoçar e me conectei à Internet.
Vanusa (com som saindo de rádio): Este é o Aviva Nossos Corações com Nancy DeMoss Wolgemuth.
Cindy: O programa era sobre as mulheres da República Dominicana.
Laura Gonzales de Chavez (no rádio): Quando começamos a ter este sonho, estávamos pensando sobre os programas no rádio.
Cindy: E elas começaram a compartilhar o que Deus havia feito...
Laura (no rádio): Deus tinha muito mais em mente.
. . . ao iniciar o trabalho do Aviva Nuestros Corazones na República Dominicana....
Cindy: Conforme eu ouvia, meu coração estava em perfeita sintonia com tudo o que elas diziam. Lembro-me de ter colocado o garfo de volta no prato e andar até o meu quarto. Confesso que eu me sentia um pouco frustrada.
Me joelhei e realmente clamei ao Senhor dizendo: "O que o Senhor quer? O que o Senhor quer de mim?" E pensei: “Quem sou eu? O que o Senhor quer que eu faça?” Mas eu sabia que havia um grande desejo ardente, e Ele disse: "Quero obediência. Quero obediência".
Então, argumentei com Ele. "Mas quem sou eu? Sou Cindy Rast. Não sou muito eloquente. Nem falo muito bem esse idioma. Como posso fazer algo tão imenso? Como posso fazer isso?" E então, aconteceu algo interessante. Eu tinha um pedaço de papel e uma caneta. Ele começou a trazer à minha mente três editores diferentes que eu conheço pessoalmente.
Meu sogro é o diretor executivo da COMEV, produtora de filmes evangélicos - eles produzem filmes e audiovisuais em português no Brasil. Eu tenho um contato na Rádio Transmundial. E de repente, quando comecei a listar essas coisas, Ele disse: "Ok!"
E eu disse: "Ok. Sim, Senhor!"
Então, liguei para o Aviva Nossos Corações. Você sabe que quando você deixa uma mensagem de voz, às vezes não sai do jeito que você gostaria. Lembro-me de ter pensado “essa mulher vai pensar que sou uma louca qualquer do Brasil”. Eu simplesmente disse: "Realmente acredito que o Senhor quer que o estudo Design Divino seja traduzido para o português. Vocês podem entrar em contato comigo?"
Então a Debbie, que é uma mulher de muita fé, compreendeu. Ela entrou em contato comigo, e assim começou meu relacionamento com o Aviva Nossos Corações. Comecei a conversar com editoras no Brasil. Isso foi em dezembro. E mesmo não recebendo um "não" deles, também não estava recebendo um "sim".
Vanusa: Debbie, que trabalha no escritório do Aviva Nossos Corações, escreveu para Cindy perguntando se ela estaria nas redondezas de Niles, no estado de Michigan, no mês de junho porque Mary Kassian estaria fazendo uma gravação. Ela disse que amaria se a Cindy estivesse presente”.
Acontece que junho era justamente nosso mês de férias nos Estados Unidos e a data coincidia com o primeiro dia da Copa do Mundo. A Copa do Mundo aconteceu no Brasil naquele ano e meu marido é louco por futebol, mas ele estava tão envolvido com o que Deus estava fazendo que me disse: "Sabe de uma coisa? Eu não preciso assistir este jogo. Vou te levar para Niles".
Então, eu pude ir e, naquele dia, o Senhor me proporcionou reuniões divinas, encontros divinos um após o outro, com Paula Hendricks, Mike Neises (NIzes), Angela Temples. Coisas que não esperava. Nem conhecia essas pessoas. Porém, Deus agendou esses encontros um após o outro, inclusive com uma mulher que estava hospedada na pousada comigo. Ela me perguntou durante o intervalo de uma das gravações: "Me diga, por que você está aqui?"
Comecei a compartilhar brevemente com ela. Ela tinha experimentado o Senhor trabalhar de forma extremamente poderosa em sua vida, levando-a para Ele por meio do ministério Aviva Nossos Corações quando estava no Uruguai. Ela disse: "Eu quero fazer parte disso". Creio que não pedi dinheiro ou algo assim, mas ela me disse: "Eu quero doar". Ela fez a primeira doação para a produção do DVD de Design Divino em português.
Então, o próximo passo era a oração, porque mês a mês as coisas avançavam. Estávamos clamando ao Senhor pedindo: "Senhor, toca o coração de uma dessas editoras". Quando voltei ao Brasil, no final de julho, uma das editoras, a editora principal, disse: “Não”. Eles não podiam trabalhar no projeto. E o engraçado foi que não deixei isso me desanimar. Sabia que o Senhor tocaria no coração de uma das editoras.
E foi, de fato, o que Ele fez. Acho que foi logo no mês seguinte. A Shedd Publicações concordou em publicar o livro. Você não imagina a alegria e o entusiasmo que essa notícia trouxe. No decorrer das próximas semanas o Senhor tocou o coração de várias mulheres que ouviram a nossa história, e as doações começaram a entrar.
Samantha Lister (Helen): Cindy havia expressado seu entusiasmo com a possibilidade de ter Design Divino traduzido para a língua portuguesa.
Nancy: Esta é a Samantha Lister, uma amiga da Cindy.
Samantha (Helen): Uma senhora com quem ela conversou quando compareceu a uma das sessões de gravação se ofereceu para contribuir financeiramente com esse esforço. Eu falei com meu marido sobre isso. Ele disse: "Com tudo que o Aviva Nossos Corações significa para você e tendo visto como te transformou como pessoa, eu adoraria que fizéssemos parte disso e contribuíssemos financeiramente para que o trabalho vá adiante. De quanto eles precisam?"
Então, pudemos contribuir. Foi o suficiente para dar início ao processo de publicação. E depois, ela conseguiu levantar as outras doações necessárias.
Cindy: Eles doaram o suficiente para que pudéssemos contratar a COMEV, a empresa de audiovisual, a fim de dar início à tradução e produção dos vídeos Design Divino em português. Estávamos orando para que Deus providenciasse uma editora, e Ele providenciou. Estávamos orando para que Deus provesse os fundos, e Ele proveu. Forneceu tudo o que precisaríamos. A editora fez um grande investimento. E então, após um pouco mais de um ano, tínhamos uma cópia do Design Divino — Mulher: Sua Verdadeira Feminilidade em português.
Eu realmente não sou uma pessoa super emotiva, mas derramei lágrimas de alegria. Sabe, eu tenho plena certeza que foi Ele quem fez tudo. Ele me pediu para ser obediente, dar alguns passos e ser um instrumento em Suas mãos, mas Ele fez tudo. Minha fé cresceu ao ver o quanto Ele é fiel à Sua Palavra. "Aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la". Quando eu segurei aquele livro traduzido em minhas mãos, tudo que eu pude dizer foi: "Obrigada, Senhor, porque foi o Senhor quem fez isso".
E também quero compartilhar que Kim Wagner esteve no Brasil em abril. ***
Nancy: Kim Wagner é uma amiga querida do Aviva Nossos Corações, e amiga pessoal minha também. Ela é autora do livro “Mulheres Destemidas” ...
Cindy Rast: Kim teve a oportunidade de falar para um grupo de mulheres. Foram cerca de 250 mulheres. Foi em uma igreja grande e influente na cidade de São Paulo, que ela subiu no púlpito e começou a falar e o intérprete começou a traduzir e eu, uma mulher nada emotiva, comecei a chorar. Porque pela primeira vez, um grupo de mulheres no Brasil estava ouvindo a mensagem sobre a verdadeira feminilidade. No final de sua palestra, ela perguntou: "Quantas de vocês querem saber mais sobre o que significa ser uma mulher de verdade?”
E ao ver esse grupo de 250 mulheres se levantar, erguer as mãos e dizer: "Eu quero", fiquei muito emocionada. No Brasil, é muito comum ter uma empregada doméstica, que faz faxina para você uma vez por semana. A Sonia é a mulher querida e preciosa que faz isso para mim. Ela se sentou ao lado do balcão na minha cozinha naquela tarde. Coloquei os fones no ouvido dela e liguei a gravação. Ela pôde ouvir a mensagem de Kim. Sonia é um exemplo de mulher, que não recebe ensinamentos sólidos, mas que ama o Senhor.
Ela ficou sentada ouvindo a mensagem da verdadeira feminilidade e simplesmente chorou. Eu disse: "Obrigada, Senhor. Mesmo sem falar muito bem o português, o Senhor me usou para permitir que outras mulheres tivessem a oportunidade de ouvir, como esta mulher teve". Então, estou muito animada com o que Deus está fazendo através do ministério Aviva Nossos Corações e do Design divino– com o que Ele está começando no Brasil.
As mulheres estão sedentas por esta mensagem. Portanto a minha oração é que sejamos fiéis ao chamado de Deus para este momento. Isto é, promover e levar a mensagem do Design Divino aos corações, às igrejas, aos seminários, às escolas. Sabe, a mensagem do Design divino e do Aviva Nossos Corações chegou a todos os países da América Latina, exceto ao Brasil, mas está chegando.
Lilian Pedrozo: Tenho experimentando algo que é muito interessante - ver esse avivamento no coração das mulheres no Brasil.
Nancy: Esta é uma amiga da Cindy, Lilian Pedrozo.
Lilian: Somos um país de origem cristã, mas temos perdido muito. Há muita influência de outros estados e outras religiões. As pessoas estão muito perdidas. É muito importante estar bem no centro da Palavra de Deus e da vontade de Deus. E o trabalho que foi feito através dos estudos bíblicos do Design Divino, através do Aviva Nossos Corações é muito importante. Não temos os podcasts no Brasil. Espero que um dia os tenhamos em português, mas por enquanto podemos dizer às mulheres que falam inglês para acessá-los e ouvir as mensagens que são muito poderosas.
Cindy: O mundo está um caos. O Brasil está um caos. Nossa economia enlouqueceu. As pessoas estão perdendo seus negócios, seu trabalho. As mulheres estão confusas. Eu vejo tudo isso como vindo do Senhor. É como se Ele estivesse juntando todas as peças do quebra-cabeça. Ele está preparando o solo do coração dessas mulheres "para um tempo como este", para receber esta mensagem.
Eu creio com todo o meu coração que Ele vai trabalhar primeiro no coração das mulheres. Creio que Deus trará um grande avivamento quando Ele começar a trabalhar no coração dessas mulheres que sofreram uma influência tão negativa. Ele realizará uma mudança e uma transformação em suas vidas que impactará suas famílias, e consequentemente a nossa nação.
Sei que o Senhor está querendo criar uma base muito sólida de mulheres que entendem o que realmente significa ser uma mulher biblicamente piedosa. Minha oração, e desejo do meu coração é que esta mensagem do Design Divino se alastre como fogo!
Nancy: Ouvimos a história de Cindy Rast aqui no Aviva Nossos Corações. Ao vermos como Deus trabalhou com Cindy, apesar de sua fraqueza, sei que todas nós fomos encorajadas a olhar para o Senhor a fim de que Ele faça grandes coisas através do Seu poder.
Uma coisa que me anima nessa história, é ver que ela mostra o movimento Mulher Verdadeira em ação. Pense nisso. Por volta dessa época, há alguns anos, Cindy Rast ouviu um programa do Aviva Nossos Corações, com nossas amigas da República Dominicana.
Essas amigas se sentiram inadequadas para o ministério, mas disseram "Sim, Senhor" para o desejo ardente que Ele estava colocando em seus corações. Esse desejo seria lançar o Aviva Nossos Corações na América Latina. E agora, Deus fez coisas incríveis e o Aviva Nuestros Corazones está prosperando e crescendo em todos os países da língua espanhola.
Bem, Cindy Rast ouviu esse programa e sentiu um desejo ardente semelhante em seu coração com relação às mulheres brasileiras que falam português. Ela também se considerava extremamente inadequada, mas esse programa a incentivou a dizer: "Sim, Senhor".
Nossa querida Cindy faleceu em dezembro de 2019 depois de uma longa batalha contra o câncer no cérebro. Mas desde que Cindy disse Sim Senhor, ela começou a orar com um grupo de mulheres que continuam servindo no ministério Aviva Nossos Corações no Brasil, e nesses últimos meses lancou o podcast Buscando a Deus, um áudio devocional de um minuto divulgado todos os dias, e agora com lançamento do site Aviva Nossos Corações.
Oro para que, ao ouvir a história da Cindy, ouvintes em todo o mundo sejam inspiradas pelo que Deus fez através dela. O que o Senhor quer de você “num momento como este"? Existe alguma área de sua vida em que você está sendo chamada a dizer: "Sim, Senhor?" talvez até para algo que pareça impossível?
Se você estiver disposta a se render ao chamado de Deus, pense que algum dia sua história poderá incentivar inúmeras outras mulheres a seguir o plano de Deus para suas vidas. As mulheres da República Dominicana encorajaram a Cindy. A Cindy encorajou você e Deus poderá usar você.
Raquel: Que testemunho precioso! Na segunda parte da série dos podcasts ‘Como tudo começou’, você poderá ouvir a história da Lilian que foi uma das mulheres discipulada por Cindy com do estudo Mulher sua verdadeira feminilidade Design Divino. Lillian apareceu na capa de uma revista brasileira com o título de "Mulher Maravilha". Mas por dentro, essa mulher maravilhosa ainda tinha muitas necessidades em sua vida. Não deixem de ouvir este testemunho que demonstra o poder do agir de Deus!
Aviva Nossos Corações, com Nancy DeMoss Wolgemuth, é uma organização que faz parte do ministério ‘Life Action’.