Dia 01: É bom agradecer
Raquel: Cristãos têm milhares de razões para agradecer ao Senhor. Nancy DeMoss Wolgemuth compartilha uma delas.
Nancy DeMoss Wolgemuth: Se Deus não sustentasse o sol, a lua e as estrelas no céu, se não sustentasse a Terra no seu eixo, se não fizesse com que todos os planetas e o sol cumprissem o que Ele ordenou, nós não estaríamos aqui nem mais um dia. Deus tem sido fiel por mais um dia.
Raquel: Este é o Aviva Nossos Corações com Nancy DeMoss Wolgemuth, autora de Mentiras em que as mulheres acreditam, na voz de Renata Santos.
Hoje estamos vivenciando muitas coisas no mundo que não são boas. Talvez você esteja enfrentando uma luta pessoal ou esteja preocupada com a possibilidade de uma crise internacional.
Neste mundo imperfeito, o mal não deveria nos surpreender. Na verdade, de acordo com a Palavra de Deus, ainda temos muitas razões para dar graças. …
Raquel: Cristãos têm milhares de razões para agradecer ao Senhor. Nancy DeMoss Wolgemuth compartilha uma delas.
Nancy DeMoss Wolgemuth: Se Deus não sustentasse o sol, a lua e as estrelas no céu, se não sustentasse a Terra no seu eixo, se não fizesse com que todos os planetas e o sol cumprissem o que Ele ordenou, nós não estaríamos aqui nem mais um dia. Deus tem sido fiel por mais um dia.
Raquel: Este é o Aviva Nossos Corações com Nancy DeMoss Wolgemuth, autora de Mentiras em que as mulheres acreditam, na voz de Renata Santos.
Hoje estamos vivenciando muitas coisas no mundo que não são boas. Talvez você esteja enfrentando uma luta pessoal ou esteja preocupada com a possibilidade de uma crise internacional.
Neste mundo imperfeito, o mal não deveria nos surpreender. Na verdade, de acordo com a Palavra de Deus, ainda temos muitas razões para dar graças. Mesmo quando observamos tanta confusão ao nosso redor. Nancy está prestes a compartilhar o porquê disso nesta semana ao começar esta série sobre o Salmo 92.
Nancy: Bem, nesta semana de dezembro vamos falar sobre o que significa ser frutífera em todas as fases de nossas vidas. Quero começar este tema recorrendo a uma passagem das Escrituras que chamou minha atenção há vários meses, quando meu aniversário de sessenta e cinco anos estava chegando.
Se você está com sua Bíblia, e espero que esteja, física ou digital, gostaria de convidá-la a abrir no Salmo 92.
Eu fui atraída por este salmo porque queria ter a perspectiva de Deus sobre envelhecer. Esta é uma das belas passagens das Escrituras que aborda esse tema. Vamos passar a próxima semana imersas nesta passagem. Quero convidá-la a fazer o mesmo, a ler as Escrituras, o salmo, talvez até memorizar, como eu fiz nos últimos meses.
Eu me pego indo dormir à noite recitando este salmo, acordando de manhã, e às vezes durante a noite recitando este salmo. Ele se tornou um encorajamento tão doce para o meu coração nos últimos meses, e espero que seja para o seu também, ao mergulharmos no Salmo 92.
Na maioria das Bíblias, O Salmo 92 tem um título. Em algumas versões o título no topo do Salmo 92 é “O amor e a fidelidade de Deus.” Vemos este tema enfatizado particularmente no versículo 2, assim como em todas as Escrituras: o amor e a fidelidade de Deus.
Vamos refletir sobre o amor e a fidelidade de Deus, independentemente da fase da vida em que você se encontra—seja na juventude, na meia-idade, na velhice, ou mesmo em uma idade bem avançada. O amor e a fidelidade de Deus são indispensáveis em nossa vida.
Na versão Nova Almeida Atualizada, no topo deste salmo diz: “Salmo. Cântico para o dia de sábado.” Não sabemos quem escreveu este salmo. Mas sabemos que era uma canção para o dia de sábado. É o único salmo em todos os 150 salmos das Escrituras que tem esse título: "Cântico para o dia de sábado."
Como você sabe, no Antigo Testamento, o sábado fazia parte de um ritmo que Deus estabeleceu, começando na criação. Ele trabalhou por seis dias na criação do mundo, e no sétimo dia Ele descansou.
Quando os israelitas se tornaram uma nação, Deus os ordenou a observar um sábado semanal. Um dia a cada sete, o sétimo dia da semana, era um dia de descanso do trabalho deles. Era também um dia de adoração coletiva, focando a atenção coletiva em quem Deus é. Era uma celebração da fidelidade de Deus nas suas vidas.
Desde a fundação da Igreja no Novo Testamento o povo de Deus separou o primeiro dia da semana como o que chamamos de "Dia do Senhor". E como um comentarista disse, falando sobre esse título, o sábado, o Dia do Senhor não foi destinado a ser um fardo para nós, mas uma bênção.
E assim, ao pensarmos sobre como nos reunimos coletivamente, e celebramos o amor e a fidelidade de Deus, este salmo nos dá algumas palavras para ajudar a fazer isso. Vou ler o salmo, e hoje e nos próximos dias, vamos olhar para ele um versículo, um parágrafo, uma frase de cada vez e ver onde isso nos leva. Salmo 92.
“Bom é render graças ao Senhor
e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo,
anunciar de manhã
a tua misericórdia
e, durante as noites, a tua fidelidade,
com instrumentos de dez cordas,
ao som da lira
e com a solenidade da harpa.
Pois me alegraste, Senhor,
com os teus feitos;
exultarei nas obras das tuas mãos.
Como são grandes, Senhor,
as tuas obras!
Os teus pensamentos, que profundos!
O tolo não compreende,
e o insensato não percebe isto:
ainda que os ímpios brotem como a erva,
e floresçam todos
os que praticam a iniquidade, serão destruídos para sempre.
Mas tu, Senhor, és o Altíssimo eternamente.
Eis que os teus inimigos, Senhor,
eis que os teus inimigos perecerão;
serão dispersos todos os que praticam a iniquidade.
Porém tu exaltas o meu poder
como o do boi selvagem;
derramas sobre mim o óleo fresco.
Os meus olhos veem a derrota dos inimigos que me espreitam,
e os meus ouvidos escutam os gritos dos malfeitores
que contra mim se levantam.
O justo florescerá como a palmeira,
crescerá como o cedro no Líbano.
Plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios
do nosso Deus.
Na velhice ainda darão frutos,
serão cheios de seiva e de verdor,
para anunciar que o Senhor é reto.
Ele é a minha rocha,
e nele não há injustiça.” (versos 1-15)
Oh Pai, ao abrirmos as Escrituras, abra nossos corações, abra nossos ouvidos, abra nossas mentes para receber, entender e responder ao que tens a nos dizer por meio da Tua santa e preciosa Palavra, em qualquer estação da vida. Mostra-nos como podemos ser frutíferas para a glória e o louvor do Teu nome. Oramos isso em nome de Jesus, amém.
Versículo 1, bom é render graças ao Senhor. A primeira vez que vemos essa palavra "bom" nas Escrituras, você se lembra onde é, na primeira página da Bíblia, Gênesis capítulo 1. Sete vezes no relato da criação lemos: "E Deus viu que era bom." Sete vezes em Gênesis capítulo 1, Deus viu que era bom.
E, no entanto, há tantas coisas neste mundo e ao nosso redor que não são boas. Enquanto gravamos esta série, nosso mundo está no meio de uma crise épica no Oriente Médio.
E quando este programa for ao ar, haverá outras manchetes, talvez além disso, consumindo nossa atenção, talvez envolvendo crime, talvez envolvendo a economia, desastres em nosso mundo, líderes corruptos em muitas de nossas nações e no âmbito político.
Talvez as más notícias não estejam tanto no mundo lá fora, consumindo sua atenção, talvez estejam em sua própria vida. Talvez seja em sua família, pessoas próximas a você que estão sofrendo ou amigos que estão passando por algumas situações difíceis.
Recebi recentemente uma mensagem de texto de uma amiga cuja filha estava prestes a ter um bebê. E sua filha está no meio de um grande tumulto em seu casamento. Não é bom. Minha amiga escreveu e está lidando com isso com sua filha e seu futuro neto, e não são boas notícias.
Pensando em outra mensagem que recebi recentemente de uma amiga, uma apoiadora do Aviva Nossos Corações, cujo negócio está no meio de um processo massivo, defendendo-se de acusações caluniosas contra sua empresa. Não são boas notícias agora, para aquela família e aquele negócio.
E vivemos em um mundo de tumulto, instabilidade, as coisas não estão como deveriam, não são boas. Mas, sob a inspiração do Espírito Santo, o Salmista nos dá uma canção para cantar em um mundo que tem muitas más notícias.
No dia que foi reservado para adoração coletiva, o Salmista nos faz pausar, olhar para cima para recalibrar nossa perspectiva e nos diz o que é bom. O que é bom? Versículo um, Salmo 92, bom é render graças ao Senhor.
Em todas as Escrituras vemos que Deus é bom. Mesmo quando tudo ao nosso redor parece ser ruim, Deus é bom, e é uma coisa boa render graças ao Senhor. Isso é bom.
Nos primeiros cinco versículos veremos alguns ensinamentos sobre o objeto de nossa ação de graças e louvor, o tema do nosso louvor e a expressão do nosso louvor. Como expressamos louvor e agradecimento ao Senhor? Amo que Ele comece aqui com o valor do louvor e da ação de graças. A ação de graças é uma coisa boa. Louvor ao Senhor é uma coisa boa. É valioso; é precioso; é digno. É bom render graças ao Senhor.
E então vemos, à medida que continuamos no versículo 1, o objeto do nosso louvor. É bom render graças não apenas a alguma coisa geral, cósmica, algo nebuloso; mas é bom render graças ao Senhor, a Yahweh, o autoexistente, que é o Criador de tudo o que existe, que é o Governante, o Deus soberano e providencial do universo e do tempo passado, presente e futuro por toda a eternidade.
Ele é o Senhor; expressamos nossa gratidão a Ele. É bom cantar louvores ao teu nome, Altíssimo. Elyon, o Deus Altíssimo. Ele é exaltado. Ele está acima de cada pessoa, cada circunstância, cada nação, cada problema, cada pecado. Ele está acima de tudo. Ele é o Deus Altíssimo. Rendemos graças ao Senhor. Louvamos ao Senhor, o Deus Altíssimo. Esse é o objeto do nosso louvor.
Ao continuarmos no versículo 2, vemos o tema do nosso louvor: “Bom é render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo,” declarar o quê? “O teu amor leal pela manhã e a tua fidelidade à noite,” o tema do nosso louvor.
Dependendo de qual tradução você está usando, pode dizer “amor leal” aqui ou pode dizer “fidelidade” ou “misericórdia”. Essa é aquela palavra realmente importante em hebraico: hesed—a aliança fiel, o amor constante do Senhor. É uma coisa boa declarar o teu amor leal quando estamos dando graças.
Quando estamos cantando louvores, temos muitas coisas para agradecer ao Senhor. É apropriado agradecê-Lo por essas coisas. Mas começamos agradecendo pela Sua aliança de amor. O amor de Deus não é baseado em quem somos, ou no que fizemos, ou no que podemos fazer por Deus, ou em como nos comportamos para com Ele. Ele nos ama porque Ele é um Deus fiel à aliança. E Sua bondade amorosa para conosco nunca cessa.
Começamos o tema do nosso louvor, o amor fiel de Deus.
Sua fidelidade: o Deus que não apenas nos salva pelo Seu amor de aliança, mas que nos mantém seguras, que nos sustenta quando não podemos nos sustentar. Agradecemos ao Senhor por Seu amor fiel e por Sua fidelidade.
Ao continuarmos nesses primeiros versículos do Salmo 92, vemos não apenas o objeto do nosso louvor e agradecimento, não apenas o tema do nosso louvor e agradecimento, mas também a expressão do nosso louvor e agradecimento. E o salmista nos dá algumas ideias de outros salmos ao longo das Escrituras: como devemos louvar ao Senhor e quando devemos louvar ao Senhor.
Como? Devemos agradecer e louvar ao Senhor de várias maneiras. Nos versículos 2 e 3, devemos louvar ao Senhor com nossas vozes. Diz: “anunciar a misericórdia e a fidelidade de Deus.”
Tenho pensado sobre isso ao acordar de manhã. Quero declarar o amor de Deus, a fidelidade de Deus, isso significa falar o amor de Deus, falar a fidelidade de Deus, declará-lo primeiro ao Senhor. “Senhor, Tu és fiel. Tu és amoroso. Tu és bondoso. Tu és misericordioso. Tu nunca paras de me amar. Tu nunca paras de me guardar.” Declarar ao Senhor agradecimento e louvor por Seu amor constante e fidelidade.
Mas às vezes precisamos declarar isso a nós mesmas. “Alma, você está chateada. Você está inquieta. Você está ansiosa sobre isso ou aquilo.” Eu preciso lembrar a minha alma, lembrar a mim mesma, que Deus me ama, que Deus é fiel, não importa o que esteja acontecendo neste mundo ou no meu mundo hoje. Declaramos isso ao Senhor, declaramos isso a nós mesmas, e declaramos isso aos outros.
Robert e eu queremos declarar um ao outro, e estamos declarando a vocês hoje, e quero que vocês declarem aos outros hoje: o Senhor é amoroso, Ele é fiel, Ele é bondoso, Ele é misericordioso. Estamos declarando, e quanto mais falamos sobre o amor e a fidelidade de Deus, mais esta verdade se estabelece em nossos corações. Trazemos à memória.
Precisamos nos lembrar disso porque o mundo está constantemente se infiltrando em nossas cabeças e corações e pensamentos o dia todo, todos os dias. Precisamos nos lembrar de que Deus é fiel, Deus é amoroso. Deus nunca falha. Declaramos isso com nossas línguas. Não apenas declaramos com nossas palavras, mas cantamos louvores ao Senhor. Essa é outra maneira de agradecermos e louvarmos ao Senhor. Cantamos.
Isso é apropriado para um salmo que foi escrito para o sábado. Eu me lembro quando vamos à igreja, cantamos músicas ao Senhor. Amo isso, mas você olha ao redor e, às vezes, encontra pessoas que não estão cantando.
Talvez seja porque elas não conhecem os louvores, ou talvez, como eu, sintam que não têm uma voz que realmente querem que outras pessoas ouçam quando cantam. Mas que coisa boa é quando nos reunimos para a adoração coletiva, que levantamos nossas vozes para cantar o louvor ao Senhor, para adorá-Lo com cânticos—celebrando Seu amor e Sua fidelidade.
E, continuando com o como, devemos fazer isso não apenas com nossas vozes, mas também com instrumentos musicais—“com instrumentos de dez cordas e ao som da lira,” nos diz o versículo 3. Houve alguns na história da igreja que acreditavam que o uso de instrumentos na adoração era destinado apenas para o povo de Deus do Antigo Testamento. E, quando veio o Novo Testamento, a Igreja deveria cantar sem instrumentos.
Acho que isso é difícil de provar. E houve alguns teólogos notáveis que disseram isso, mas é claro, quando chegamos ao livro de Apocalipse, e chegamos ao capítulo 5 de Apocalipse, que as quatro criaturas viventes e os vinte e quatro anciãos no céu se prostraram diante do Cordeiro, e cada um tinha o quê? Uma harpa.
O Salmo 92 antecipa esse dia de adoração no céu, quando os santos de Deus terão instrumentos musicais. Apocalipse 5 diz que eles cantarão um novo cântico. Qual é esse cântico? É o cântico do Cordeiro. É o cântico da redenção. Cantamos agora quando nos reunimos para a adoração coletiva; cantamos em nossos lares. Cantamos ao Senhor de todo nossos corações, em antecipação àquele dia, na eternidade, onde falaremos, declararemos e cantaremos o louvor ao Senhor para sempre.
Portanto, a expressão do nosso louvor: com nossas bocas, com nossa música, com instrumentos. Mas quando devemos dar graças e louvar ao Senhor?
Bem, o versículo 2 nos diz quando dar graças ao Senhor, nos diz para declarar Seu amor fiel pela manhã. De manhã! É uma coisa boa começar o dia declarando que Deus nos ama, que Ele é fiel, que Ele tem esse amor de aliança ao iniciar o nosso dia e nos sustenta ao longo do dia. Na verdade, Ele esteve acordado a noite toda cuidando de nós, nos amando e sendo fiel. Declaramos isso de manhã.
Mas também declaramos à noite, declaramos Sua fidelidade à noite. É uma coisa boa terminar cada dia declarando que Deus tem sido fiel conosco por mais um dia.
Jamais considere isso como algo garantido. Se Deus não tivesse mantido o sol, a lua e as estrelas no céu, mantido a Terra em seu eixo, mantido todos esses planetas e o sol e todas as coisas fazendo o que Deus ordenou que fizessem, não estaríamos aqui por mais um dia. Mas Deus tem sido fiel como o Senhor da Criação. Como o Senhor da natureza, como o Senhor de nossos próprios corações e vidas, Deus tem sido fiel, não importa o que tenha acontecido no nosso dia. Ele tem sido fiel por mais um dia. E declaramos isso de manhã; declaramos isso à noite.
Quero dizer que é uma coisa boa dar graças ao Senhor ao longo do dia e mesmo quando acordamos durante a noite. Penso naquela música que muitas de nós cantamos às vezes em nossa adoração coletiva,
O sol nasceu surge um novo dia
Eu canto a Ti uma nova canção
E seja o que for ou o que está diante de mim
Eu cantarei até ao anoitecer
E qual é a canção que estaremos cantando?
Minh'alma canta ao Senhor, ao Senhor
Seu nome adorarei
Bendiga todo o meu ser ao Senhor
Seu nome adorarei
(“10,000 Reasons” de Matt Redman)
O amor constante e a fidelidade de Deus nunca terminam. Nosso louvor e agradecimento devem ser incessantes. De manhã e à noite e o tempo todo entre esses momentos, até o fim de nossas vidas terrenas, e por toda a eternidade.
A família Dourte faz parte da família do meu marido, eles são muito unidos e tem várias gerações agora, é uma família enorme. É uma família que canta e que dá graças e louva ao Senhor. Um dos primos de Robert, um homem chamado Nevin Dourte, era um homem forte e saudável de sessenta e seis anos que, há vários meses, foi diagnosticado com um tumor cerebral agressivo. Foi um choque total para essa família preciosa que ama o Senhor. Eles amam dar graças ao Senhor. Eles amam louvar ao Senhor. Eles são adoradores do Senhor. Eles são seguidores de Cristo. A família se reuniu e orou, mas dentro de algumas semanas, esse homem precioso estava no céu.
Robert e eu assistimos ao culto de celebração à sua vida, transmitido ao vivo, realizado em uma Igreja dos Irmãos em Cristo no centro da Pensilvânia. Foi um culto lindo. Foi tão honroso a Cristo com muitas músicas, muitas Escrituras. E a congregação começou a cantar uma música que eu nunca tinha ouvido naquela versão antes. Foi profundamente comovente para mim. Ouvir a congregação, os amigos, e membros da família cantando ao Senhor.
Bem, tenho que dizer que Robert e eu estávamos em lágrimas enquanto assistíamos e ouvíamos aquela congregação, por meio de suas lágrimas, lamentando a perda desse ente querido, mas cantando louvores ao Senhor.
Digo-lhes, não consigo pensar em uma maneira melhor de enviar alguém que você ama para seu lar eterno. De fato, enviei um link daquela música ao líder de música da nossa igreja e disse: “Por favor, ensine a congregação da nossa igreja a cantar essa música antes do meu funeral.” Porque é assim que eu quero partir. É assim que quero ser enviada. Quero que o povo de Deus esteja louvando, cantando, agradecendo ao Senhor, por Seu amor e Sua fidelidade.
É uma coisa boa, uma coisa boa, dar graças ao Senhor, cantar louvores ao Seu nome, ao Deus Altíssimo.
Mesmo enquanto lemos este salmo e falamos sobre a bondade e a fidelidade de Deus, louvando e agradecendo a Ele, talvez a sua realidade não seja tão boa hoje. Talvez você esteja desanimada e desiludida pelas confusões ao seu redor neste mundo caído e bagunçado. Mas vou lhe dizer o que é bom, e é uma coisa muito boa. Bom é dar graças ao Senhor, cantar louvores ao Seu nome Altíssimo, declarar Seu amor fiel pela manhã e Sua fidelidade à noite.
Oh Senhor, como Te adoramos. Te damos graças porque Tu és bom. É bom dar graças a Ti, cantar louvores a Ti. Celebramos, adoramos no meio do que quer que possa estar trazendo lágrimas aos nossos olhos neste dia.
O fato de que Tu és o Senhor, Tu és o Deus Altíssimo, podemos confiar em Ti para escrever nossa história. Tu nos amas com um amor fiel e eterno. E Tu sempre foste fiel ao Teu povo de geração em geração. Não importa pelo que estamos passando agora, Tu não vais deixar de ser fiel... de agora até o fim dos tempos. Por toda a eternidade, Te damos graças e louvor em nome de Jesus, amém.
Raquel: Nancy DeMoss Wolgemuth nos deu tantas razões para louvarmos ao Senhor, não importa as nossas circunstâncias. Ela nos mostrou a importância e o quando e como dar graças a Ele. Afinal, isso faz parte do que significa dar frutos como cristãs em Cristo.
Nancy: Nosso desejo aqui no Aviva Nossos Corações é ajudar você a ser frutífera em cada estação da vida. Não importa a sua idade ou onde você vive, queremos fazer tudo o que pudermos para ajudá-la a prosperar em Cristo.
Raquel: E para que você possa começar o ano focada nesse gol de crescimento espiritual, temos uma notícia super animadora! É o desafio de trinta dias de leitura da Palavra. Começando dia 1o de janeiro, iremos juntas estudar o livro de Atos.
À medida que você aprende sobre a história da Igreja primitiva e o plano de Deus para a Igreja como um todo, você também descobrirá um chamado pessoal para ser fiel ao Senhor e compartilhar o evangelho com os outros.
Espero que você aceite esse Desafio Diário de Leitura da Bíblia. Teremos um grupo de WhatsApp do qual você poderá fazer parte e receber os devocionais diariamente durante 30 dias. Não fique de fora dessa benção!
Seja o que for que Ele lhe revele, oramos para que, à medida que você mergulha na Palavra de Deus, a Palavra d'Ele também penetre em você — e a torne mais semelhante ao Seu Filho, Jesus!
Desafios são sempre mais divertidos em grupo. Convide suas amigas para se juntarem a você!
Você encontra sua alegria no Senhor? Amanhã Nancy nos mostrará como nossa adoração ao Senhor nos leva à verdadeira alegria, continuando nossa série sobre o Salmo 92. Por favor, volte para o Aviva Nossos Corações.
O Aviva Nossos Corações é o ministério em língua portuguesa do Revive Our Hearts com Nancy DeMoss Wolgemuth, chamando as mulheres à liberdade, à plenitude e à abundância em Cristo.
Clique aqui para o original em inglês.