Dia 01: Perdoada e livre
Nancy DeMoss Wolgemuth: Você já se sentiu presa pelo seu próprio pecado? Dannah Gresh diz que, em Jesus, há uma solução.
Dannah Gresh: Você quer se libertar da sua raiva, amargura, palavras duras, malícia? Perdoe.
Nancy: Eu sou Nancy DeMoss Wolgemuth, e este é o Aviva Nossos Corações na voz de Renata Santos e Raquel Anderson.
Quanto mais convivemos com outras pessoas, maiores são as oportunidades que temos para o perdão. Para muitos, a necessidade de perdoar fica mais acentuada nesta época do ano.
As festas de final de ano podem ser difíceis em termos de relacionamentos, não é? Além do estresse normal que enfrentamos, você pode estar apreensiva em encontrar um familiar que já te machucou no passado. Ou talvez haja uma tensão no ar com alguém que você está prestes a ver. Se esse for o caso, gostaria de te encorajar a continuar ouvindo o programa de hoje. …
Nancy DeMoss Wolgemuth: Você já se sentiu presa pelo seu próprio pecado? Dannah Gresh diz que, em Jesus, há uma solução.
Dannah Gresh: Você quer se libertar da sua raiva, amargura, palavras duras, malícia? Perdoe.
Nancy: Eu sou Nancy DeMoss Wolgemuth, e este é o Aviva Nossos Corações na voz de Renata Santos e Raquel Anderson.
Quanto mais convivemos com outras pessoas, maiores são as oportunidades que temos para o perdão. Para muitos, a necessidade de perdoar fica mais acentuada nesta época do ano.
As festas de final de ano podem ser difíceis em termos de relacionamentos, não é? Além do estresse normal que enfrentamos, você pode estar apreensiva em encontrar um familiar que já te machucou no passado. Ou talvez haja uma tensão no ar com alguém que você está prestes a ver. Se esse for o caso, gostaria de te encorajar a continuar ouvindo o programa de hoje.
Vamos ouvir uma mensagem poderosa da minha co-apresentadora Dannah Gresh. A mensagem se chama “A arte anormal de perdoar.” Dannah, lembro de quando estávamos ministrando juntas no início deste ano em uma conferência para mulheres em Pretória, na África do Sul.
Poucos dias antes da conferência começar, senti um peso no meu coração para te pedir que trouxesse uma mensagem sobre perdão. Fiquei muito grata pela sua disposição em responder tão prontamente!
Dannah: Foi em cima da hora, Nancy. Na verdade, falo sobre isso no início da minha mensagem.
Nancy: E conforme a mensagem se desenrolava, lembro de ter sido tocada pela sua honestidade e transparência ao compartilhar algumas das lutas que você teve com o perdão na sua própria vida.
Dannah: O perdão não é algo que sei em teoria, mas que tenho experimentado no dia a dia, conforme busco viver do jeito que o Senhor quer que eu viva e na liberdade que o perdão pode proporcionar.
Nancy: Vimos Deus usar essa mensagem para proporcionar liberdade a muitas mulheres naquela conferência! Dannah disse às mulheres naquele dia: perdoar é difícil; não vem naturalmente para nós. Vamos ouvir Dannah Gresh.
Dannah: Tive a oportunidade de orar com muitas mulheres cujos casamentos estão por um fio, ou já se acabaram, e elas estão lutando com toda a dor do fim de um relacionamento! Já orei com mulheres que sofrem de insônia e não sabiam o porquê. Elas só queriam ser livres para dormir uma noite na vida!
Já orei com mulheres que eram viciadas em substâncias, pornografia ou erotismo, e queriam liberdade. Já orei com mulheres que estavam lutando com ansiedade e depressão, e queriam liberdade. E vi muitas delas experimentarem essa liberdade.
Mas, ao longo de vinte anos orando com mulheres, fiz algumas observações. Uma delas é: mulheres que buscam liberdade geralmente têm alguém que precisam perdoar. Nossa própria dor e vergonha geralmente estão entrelaçadas e misturadas com a dor e vergonha de outra pessoa. Você já percebeu isso?
Outra observação que fiz é: naturalmente queremos a liberdade. Queremos a liberdade da dor e do sofrimento. Mas não queremos naturalmente perdoar. Estou aqui para te ajudar hoje com a arte anormal de perdoar.
Eu não sei quem você precisa perdoar. Talvez seja seu marido que feriu seu coração profundamente. Talvez seja uma melhor amiga que te traiu; talvez seja um colega de trabalho ou empregador que te deixou em ruínas financeiras. Talvez seja um pastor que não soube te ajudar na sua dor e sofrimento quando você o procurou por ajuda. Você consegue pensar em alguém?
Estou orando há cerca de vinte e quatro horas para que Deus traga à sua mente apenas uma pessoa, e quero que você separe um tempo neste momento e examine seu coração. Pergunte ao Espírito de Deus se há alguém que você precisa perdoar. Pode ser por algo muito grande e óbvio... e pode ser por algo muito pequeno.
Hoje de manhã, o Senhor tocou no meu coração para perdoar alguém. Há um projeto muito grande no qual trabalhei por cerca de dois anos, e hoje de manhã recebi um e-mail dizendo que não farei mais parte do projeto.
Tivemos algumas diferenças sobre como o projeto deveria progredir, e fomos bastante honestos na equipe. Não houve pecado de nenhuma das partes, mas fiquei magoada. Sinto-me demitida. Não fui demitida. Chegamos à conclusão que havia uma diferença de filosofia. E o Senhor me disse: “Isso pode não parecer grande coisa, Dannah, mas corra para o perdão, porque você está machucada.”
Por menor que seja, há alguém que você precisa perdoar? E se houver, você pode concordar comigo em oração?
Senhor, olha para nós! Estamos aqui dizendo que precisamos de Ti! Não sabemos como perdoar, Senhor; não somos muito boas nisso. Nos ensine por favor! O Senhor conhece as pessoas que estão em nossas mentes neste momento e peço que o Senhor permita que Suas Escrituras e Sua verdade nos tornem ousadas na maneira como precisamos abordar essas vidas. Deixe-nos sair daqui, Deus, com perdão em nossas línguas, em nome de Jesus, amém.
Recebi essa missão de falar sobre perdão da minha amiga Nancy, obviamente, no dia em que parti. Estava dormindo profundamente na minha cama às 4 da manhã quando recebi uma mensagem de texto da Nancy. Ela já estava aqui na África do Sul... e era meio-dia! (risos)
A mensagem dizia: “Dannah! Você tem alguma mensagem sobre perdão que o Senhor gostaria que você compartilhasse com essas mulheres?” E eu queria responder: “Você quer dizer tipo perdoar sua amiga por te acordar no meio da noite?” (risos)
Poucos minutos depois (bem, talvez meia hora depois; não sei exatamente o tempo) ela mandou outra mensagem: “Só queria ter certeza de que você recebeu a mensagem!” (risos) Às vezes temos coisinhas minúsculas para perdoar, e às vezes temos coisas muito profundas e dolorosas para perdoar.
Mas quero compartilhar com vocês quatro coisas que acho que se aplicam, não importa o quão grande ou pequena seja a ofensa. E, Nancy, eu não acho que aquilo foi uma ofensa. Acho que você só não sabe diferenciar o horário da África do Sul do horário dos EUA! (risos)
Estas são as quatro coisas que quero compartilhar com vocês. Primeiro, abram suas Bíblias. Vamos passar por várias passagens hoje, e esta eu quero que vocês vejam com seus próprios olhos. Vamos para Colossenses 3. A primeira coisa que quero que saibam, com o rosto daquela pessoa em mente, é que vocês são ordenadas a perdoar essa pessoa!
Vamos ver Colossenses 3:12-13:
“Portanto, como eleitos de Deus, santos e amados, revistam-se de profunda compaixão, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem-se mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem também uns aos outros.”
Diz: "Perdoem. Quero que vocês se revistam de todas essas coisas e perdoem uns aos outros."
A vida é difícil, certo? Se há uma coisa que aprendi, é que a vida é difícil porque nos machucamos. Eu machuco pessoas, e vocês machucam pessoas. Talvez vocês já tenham ouvido dizer que a vida é 10% o que acontece conosco e 90% como respondemos a isso. Já ouviram isso?
Não sei se os percentuais estão certos, mas sei que a ideia está certa. Não importa o que aconteceu comigo, se eu responder da maneira que Deus me diz – incluindo o perdão – isso forma quem eu sou. A maneira como respondo à dor e ao sofrimento e à ofensa é o que forma quem eu sou.
Essa ofensa realmente não tem controle sobre minha vida. Eu tenho, pela forma como respondo. E Deus está dizendo: "Ei, ouçam, quero que vocês respondam com perdão." E, continuando, Colossenses 3:13 diz: "Perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros; perdoem como o Senhor lhes perdoou." (parafraseado)
Do que Jesus te perdoou? O que está no seu passado? Um versículo da Bíblia – na verdade, um capítulo inteiro – que eu memorizei, valorizo e amo, que me lembra do Seu perdão e graça, é o Salmo 130. Diz: "Se tu, Senhor, observares iniquidades, quem, Senhor, poderá escapar?" (v. 3). Como seria o seu registro de pecados?
Se eu pudesse lê-lo aqui no palco, quão longo seria e o que estaria nele? "Se tu, Senhor, observares iniquidades... quem poderá escapar?" Que pecados estão nesse registro que fazem seus joelhos tremerem de vergonha, que você realmente não gostaria que fossem lidos deste púlpito hoje?
Sem dúvida, minha lista seria longa, e a questão que me faria tremer de vergonha (no meu passado, se o Senhor não tivesse me libertado) seria de natureza sexual. "Se tu, Senhor, observares iniquidades... quem poderá escapar?" Oh, eu fui perdoada de muito! E você? E o Senhor diz: "Com a medida que eu te perdoei, derrame isso sobre outras pessoas!"
Quero que você perceba, também, se está aí de pé e mal consegue se sustentar sob o peso do seu pecado, Jesus te perdoará. Você precisa apenas pedir. É incrível. Muitas de nós aqui podem testemunhar como isso é poderoso! Simplesmente peça a Ele hoje. Não saia deste lugar sem visitar aquela sala de oração e pedir a Ele.
O texto diz: "Perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros." E, continuando na passagem, diz: "Como o Senhor perdoou vocês, perdoem também uns aos outros." É quase como, "Ei, talvez vocês não tenham entendido, então vou dizer mais uma vez, 'Vocês devem perdoar'". Só para garantir que vocês entenderam nas duas primeiras vezes. A pessoa em sua mente, aquele rosto, aquele coração, aquele nome – Deus ordena que você perdoe essa pessoa.
A segunda coisa que o Senhor me ensinou sobre perdão que quero passar para vocês é que há consequências para a falta de perdão. Você pode escolher, mas sabemos que há consequências. Algumas delas são por observação que vi e senti na minha própria vida (talvez você esteja sentindo isso na sua vida). Algumas delas percebi através das Escrituras.
A primeira consequência da falta de perdão é que podemos experimentar manifestações físicas muito reais em nosso corpo. Passei por um período de falta de perdão em meu casamento. Tenho certeza de que qualquer pessoa aqui que é casada pode testemunhar como é difícil perdoar! Tenho uma plaquinha no meu criado-mudo que diz: "Casamento é a união entre dois grandes perdoadores."
Comecei a me sentir doente no meu corpo durante esse período de falta de perdão. Sentia dores no corpo. Os médicos não conseguiam descobrir o que estava errado comigo; e estou convencida de que estava segurando a falta de perdão no meu coração.
A ciência médica observou que 60-90% das condições de saúde que resultam em visitas ao médico estão relacionadas ao estresse, e muito disso é por problemas de relacionamento. Li isso em um jornal médico.
Muitos pesquisadores ligam doenças – incluindo doenças autoimunes, dor, câncer e hipertensão – ao estresse causado por trauma relacional e até usam a palavra "falta de perdão" como um grande contribuinte.
Seu corpo pode estar sentindo isso se você está escolhendo não perdoar.
Outra consequência é que geralmente experimentamos um aumento de emoções negativas debilitantes, como raiva, amargura, estresse e culpa. Efésios 4:31 nos diz isso.
“Que não haja no meio de vocês qualquer amargura, indignação, ira, gritaria e blasfêmia, bem como qualquer maldade.”
Eu não sei realmente o que é maldade, mas parece terrível! Eu não gostaria de tê-la!
A Bíblia diz: "Livrem-se dessas coisas", e nos diz como: sendo bondosas, compassivas e perdoando. (veja v. 32) Você quer se libertar da sua raiva, amargura, palavras duras, maldade? Perdoe.
Outra consequência da falta de perdão é que não podemos experimentar o perdão de Deus. A instrução que temos nas Escrituras sobre participar da Ceia do Senhor – ou Comunhão – diz: "Antes de vir e receber esta lembrança do meu perdão, se você tem algo contra alguém, vá resolver primeiro" (veja Mateus 5:23) Você já leu isso? Você leva essa passagem a sério ou participa da Ceia do Senhor de forma descuidada?
A Bíblia nos diz em Marcos 11:25: “E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem, para que o Pai de vocês, que está nos céus, perdoe as ofensas de vocês.” Você precisa de mais perdão? Vai precisar dele amanhã? Tenho certeza de que eu vou. Então, perdoe.
Outra consequência da falta de perdão é que ela pode transformar você na pessoa que você não perdoou. Tenho uma história muito pessoal que sinto que o Senhor quer que eu compartilhe com vocês sobre isso. Estou um pouco desconfortável em compartilhar, mas vamos lá.
Nunca contei a ninguém, mas eu estava emocionalmente ligada ao meu parceiro sexual da adolescência mesmo depois de casada. E isso se manifestava da seguinte forma: sempre que Bob e eu tínhamos uma grande briga... E tenho que dizer, Bob e eu somos classificados como um "casal de alto conflito". Hoje em dia aprendemos a brigar de forma justa e de maneira piedosa, mas ambos temos opiniões fortes!
Alguém aqui tem um casamento assim? Descobrimos como ser saudáveis, mas isso exigiu muito aprendizado e treinamento. Sempre que brigávamos, eu me sentia culpada pela minha dor e pecado. Nunca pensava nesse rapaz em nenhum outro momento, exceto quando Bob e eu brigávamos. Daí eu pensava: Aos olhos de Deus, estou casada com ele, e é por isso que meu casamento nunca vai funcionar.
Satanás me atormentava com o nome e o rosto desse rapaz. Nunca contei a ninguém. E então, um dia, eu estava orando com uma amiga muito confiável, e estávamos orando sobre um problema de perdão que eu precisava resolver na minha vida por causa de algumas dores que estava experimentando com alguns dos meus queridos e respeitados líderes da igreja.
E enquanto ela me aconselhava, o Espírito de Deus colocou no coração dela que ela deveria orar comigo para perdoar esse rapaz. Ela não sabia como me confrontar com isso, porque na época eu era a autora cristã nos Estados Unidos que tinha escrito o livro sobre pureza, verdade sexual e cura sexual. Quem era ela para dizer: “Ei, acho que você precisa orar sobre isso.” Certo?
Mas ela disse: “Deixe-me perguntar a Deus se isso é verdade. Sinto que há algo pelo qual devo orar por você. Você pode pedir ao Espírito de Deus para confirmar isso no seu coração?” E a coisa mais estranha do mundo aconteceu! Eu não estava pensando nesse rapaz, mas o nome dele passou pela minha cabeça, e eu o falei para ela.
E ela disse: “Quem é esse?”
Eu contei a ela. Eu disse: “Me sinto um pouco estranha agora.”
Ela disse: “Creio que devemos orar, porque acho que talvez você não o tenha perdoado.”
Eu realmente não achava que precisava perdoá-lo. Oramos para que Deus quebrasse qualquer vínculo entre nós e qualquer enredamento impuro, e eu o perdoei... por todo tipo de coisa. Eu realmente não percebi até uns dezoito ou vinte e quatro meses depois, mas nunca mais pensei nele.
Bob e eu brigávamos, e eu pensava: “Eu amo esse homem! Estou super brava com ele agora, mas amo esse homem!” E não havia mais ninguém na minha cabeça. Existem vínculos com as pessoas com quem você tem relações sexuais e existem vínculos com as pessoas que te feriram com seu próprio pecado sexual, e a maneira de se desvencilhar deles é o perdão. Eu experimentei isso na minha própria vida.
E aqui está o ponto chave: a pior consequência da falta de perdão é que damos controle a Satanás. Segunda Coríntios 2:10-11 diz:
“A quem vocês perdoam alguma coisa, eu também perdoo. Pois o que perdoei, se é que perdoei alguma coisa, eu o fiz por causa de vocês na presença de Cristo, para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não ignoramos quais são as intenções dele.”
Veja, uma razão pela qual Deus diz: “E eu imploro a você hoje para perdoar,” é para que você possa se colocar em um lugar onde coopere com a verdade de Deus e o poder de Sua Palavra em vez de cooperar com Satanás e o poder do cativeiro em sua vida. Não seja enganada por Satanás! A falta de perdão não está te servindo em nada!
A falta de perdão está te amarrando à doença, ao cativeiro emocional, ao seu passado e aos agressores do passado, e potencialmente te vinculando ao poder do inimigo. O perdão não é uma emoção. Você não vai senti-lo; Perdão é uma escolha.
Portanto, com isso em mente, quero passar algumas coisas para você. Eu mencionei que Bob e eu somos um casal de alto conflito? Fizemos um pouco de aconselhamento matrimonial; na verdade, provavelmente minha parte e a sua! Temos um conselheiro cristão muito sábio e piedoso – o nome dele é Pete – que nos deu algumas ferramentas muito boas sobre perdão. Quero compartilhar algumas delas com vocês. Além disso, algumas das coisas nesta lista são dos escritos da Nancy.
O que é o perdão? Primeiro, o perdão é obediência a Deus. Abrimos o livro de Colossenses – obedeça a Ele! Escolha obedecer a Ele hoje. O perdão é uma escolha para obedecer a Deus. A segunda coisa que o perdão é, é buscar limpar sua consciência.
Não é bom quando você perde tempo dirigindo, fazendo todos aqueles discursos que você vai dar ao ofensor, simplesmente destruindo-o com sua raiva e sua ira? Você já fez isso, ou sou só eu?
Você está dirigindo e pensando: “Eu vou falar isso e depois eu vou falar aquilo.” E de repente, em vez de buscar seus filhos na escola, você está no veterinário... ou algo assim. Certo? (risos) Deus não quer que você tenha esse tipo de consciência desordenada! Ele quer que você tenha uma consciência limpa.
Cerca de dez ou quinze anos atrás (posso estar errada nas datas), meu marido e eu estávamos em parceria com um homem que estava nos ajudando com nosso ministério, ajudando-o a crescer. (Quero ter a consciência limpa diante de vocês hoje, então não contarei os detalhes.) Ele nos traiu, roubou de nós e nos ofendeu. Quando o confrontamos, ele nos processou!
Eu queria andar em perdão, mas estava tão i-r-a-d-a! Ele tinha parte do meu dinheiro e parte de... nem importa. Quero ter a consciência limpa quando terminarmos! Todos os dias eu tinha que abrir minha Bíblia no Salmo 7. (Alguns de vocês vão precisar anotar isso porque estão fazendo discursos em seus carros! Na verdade, se você faz discursos em seus carros, abra sua Bíblia no Salmo 7 agora, o mais rápido que puder, porque você vai precisar dele!)
Meu Salmo 7 está tão marcado na minha Bíblia que parece que uma criança pequena que rabiscou! Ele diz:
“Senhor, meu Deus, em ti me refúgio; salva-me de todos os que me perseguem e livra-me, para que ninguém, como leão,
me arrebate, despedaçando-me, não havendo quem me livre.”
(versos 1-2)
Não parece assim às vezes quando você tem alguém para perdoar? Parece que você vai ser rasgado em pedaços por isso! Então aqui é onde fica real, irmãs. Oh, estão prontas?
“Senhor, meu Deus, se eu fiz isso de que me culpam, se cometi alguma injustiça, se paguei com o mal a quem estava em paz comigo, eu, que poupei aquele que sem razão me oprimia, então que o inimigo me persiga e me alcance, pisoteie no chão a minha vida e reduza a pó a minha glória.” (versos 3-5)
Bem, eu não achava que tinha realmente feito algo errado quando comecei a ler isso, mas no final de... comecei no ano 2000, bem, três anos depois, encontrei algumas coisas que eu tinha feito errado para ofender meu amigo. Minha consciência foi limpa e parei de fazer discursos na minha cabeça. Eu perdoei!
Nancy: Verdadeiro perdão... sim, não é natural, mas é muito necessário! Dannah Gresh tem nos ajudado a pensar em algumas maneiras de desenvolver habilidades na área de perdoar os outros através do poder do Espírito Santo. Ela trouxe esta mensagem no início deste ano a um grupo de mulheres na África do Sul. Ouviremos o restante desta mensagem amanhã.
Dannah, enquanto ouço você trazendo essa mensagem, minha mente está cheia de lembranças daquela conferência.
Dannah: Doces, doces lembranças! E seus rostos, lembro-me de mulheres que foram transformadas pelo conteúdo que ouviram. Deus está realmente chamando as mulheres para si mesmo no país da África do Sul. Vimos tanta sede da Palavra naquelas que vieram para aquela conferência!
Nancy: Sim. E o Aviva Nossos Corações nunca planejou iniciar um ministério na África do Sul, mas quando líderes começaram a levantar as mãos e dizer: "Você pode trazer essa mensagem para cá?" queríamos responder, porque sentíamos que Deus estava trabalhando.
Buscamos ao Senhor; pedimos Sua bênção e favor, e quando sentimos que era hora de avançar, conseguimos fazer isso, graças aos ouvintes que apoiam o Aviva Nossos Corações!
Dannah: E você sabe, novas oportunidades surgem todos os dias - líderes se reunindo na Europa, no Brasil, dizendo: "Por favor! Tragam o Aviva Nossos Corações para nossas áreas em nosso idioma!" Enquanto oramos sobre quais passos Deus gostaria que tomássemos, também confiamos que Ele vai fornecer os recursos necessários para seguir em frente.
Nancy: E não apenas para expandir o ministério em novas áreas, novos idiomas, mas também para manter nossos atuais alcances ministeriais em inglês e espanhol e português.
Dannah: Isso mesmo. E a cada ano, quase metade do apoio financeiro que precisamos vem no final do ano.
Nancy: E isso nos mantém de joelhos, posso confirmar, porque até a maior parte do nosso sustento vem na última semana do ano! Não sabemos o que Deus vai prover ou como Ele vai prover, mas Ele sempre faz o que é necessário... graças ao coração que as pessoas têm por essa mensagem e este ministério.
Dannah: Então estamos orando para que Deus providencie, mais uma vez, para o próximo ano.
Nancy: Sim, nossa equipe está tornando isso uma questão de oração diária e concentrada.
A provisão de Deus aqui no final do ano vai ajudar a garantir que este ministério continue chegando a você todos os dias úteis e vai ajudar a tornar possível algumas novas oportunidades ministeriais.
Dannah: Se este ministério tem sido benção em sua vida e você quer ver mais e mais mulheres sendo abençoadas pelos ensinamentos do Aviva Nossos Corações, considere nos abençoar com sua doação até 31 de dezembro. Visite o nosso site e clique na aba “Doação” para mais informações sobre a nossa conta bancária e chave do pix. avivanossoscoracoes.com.
Nancy: Então, o perdão é um evento único ou uma série de eventos? Vou dar uma dica: essa é uma pergunta meio capciosa! Dannah Gresh vai explicar isso amanhã. Por favor, esteja de volta para o Aviva Nossos Corações.
Dannah: O Aviva Nossos Corações é o ministério em língua portuguesa do Revive Our Hearts com Nancy DeMoss Wolgemuth, chamando as mulheres à liberdade, à plenitude e à abundância em Cristo.
Clique aqui para o original em inglês.